Se ligue nos eventos, professor!

(SE)I Seminário da COPESBRA / I Encontro Sergipano de Língua Espanhola e Literaturas Hispânicas


Local: Universidade Federal de Sergipe, AracajuData: 3-4 e 5-6 de junho de 2010

http://copesbraseminario.wordpress.com/     >>

Informações

Inscrições: a partir de 01 de abril de 2010
Prazo para envio de resumos: de 01 a 30 de abril de 2010
Orzanização: COPESBRA/ APEESE
 
O Evento contará com uma parte virtual que possibilitará a participação on line de pessoas em qualquer lugar do país.


Apresentação

O momento que vivemos é de grande transcendência, pois deve entrar plenamente em vigor a lei 11.161 da oferta obrigatória da língua espanhola nas escolas. A pesar de se observar avanços, existem ainda dificuldades e carências. Cremos que a questão linguística é de importância estratégica para o desenvolvimento regional. Como tal, ela deve ser integrada na formação geral do cidadão e não ficar relegada à contingência, ao mercado, nem a agentes estranhos ao sistema educativo. A formação superior e a pesquisa acadêmica acumulada em nosso país mostram um desenvolvimento suficiente para enfrentar esses desafios.
I Seminário da COPESBRA – “Implantação do Espanhol no Sistema Educativo Brasileiro” e o I Encontro Sergipano de Língua Espanhola e Literaturas Hispânicas – “O Ensino de Espanhol no Ensino Básico”,  fazem parte de um projeto pensado pela COPESBRA (Comissão Permanente para o Acompanhamento da Implantação do Espanhol no Sistema Educativo Brasileiro), composto por professores de várias Universidades públicas do país e que terá sua culminância em forma de evento científico a ser realizado na Universidade Federal de Sergipe (UFS).
I Seminário da COPESBRA, que acontecerá entre os dias 3 e 4 de junho de 2010, constará de palestras dadas por diversos especialistas agrupados em cinco mesas redondas temáticas. No final de cada dia haverá plenárias para debater e fazer as conclusões de cada jornada. Verprogramação provisória.
Já o I Encontro Sergipano de Língua Espanhola e Literaturas Hispânicas, programado para os dias 5 e 6 de junho, será uma continuação do evento anterior e estará aberto para palestras e comunicações. Os professores e alunos de graduação e pós-graduação poderão apresentar propostas de trabalhos no momento em que sejam abertas as inscrições para envio de resumos (de 01 a 30 de abril).
Os eixos temáticos compreendidos neste segundo evento são:
– O Espanhol na Educação Básica: questões sociais, políticas e culturais
– O Ensino da Língua Espanhola na Educação Básica: realidades e perspectivas
– Formação de Professores de Espanhol
– Literaturas Hispânicas na sala de aula
– Língua Espanhola: Estudos
– Literaturas Hispânicas: Estudos
Dessa forma, são dois eventos com diferente teor e forma de atuação, mas são interdependentes em seus objetivos e temas que serão tratados.
Objetivos dos eventos:
a) Reunir profissionais e estudantes da área de Letras/ Espanhol de modo a articular um debate maior que tenha como finalidade uma melhor qualidade na formação dos profissionais na nossa área;
b) Discutir questões pertinentes às atuais políticas de implementação da Língua espanhola no Brasil;
c) Apresentar a atual situação de implementação da Lei 11.161 em nosso país;
d) Realizar uma leitura crítica dos documentos que regem a educação brasileira (PCN’s e OCEM) no ensino de E/LE no Brasil.
e) Mostrar experiências de sucesso e propor alternativas adequadas para a implantação da língua espanhola no sistema escolar brasileiro.
Esperamos que este evento científico promova a integração entre os profissionais e estudantes de Letras/ Espanhol do estado de Sergipe e dos outros estados brasileiros, de modo que haja uma reflexão sobre as atuais políticas culturais e lingüísticas e ações necessárias à implementação da língua espanhola em nosso contexto de ensino.
Visando uma abrangência e alcance maior, este evento terão uma parte que poderá ser seguida na Internet. Detalhes sobre o funcionamento e participação na modalidade virtual serão divulgados em outro momento através deste mesmo site.

0 comentários:

Postar um comentário

Eventos

Eventos Acadêmicos - Por Feeds

O piso é lei!

O piso é lei!

Seguidores