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Fonética/Fonologia



Material interessante adicional:

* NOTAÇÕES ORTOÉPICAS E ORTOGRÁFICAS NA SELETA (CLEMENTE PINTO): UMA ABORDAGEM HISTORIOGRÁFICA - Miguél Eugenio Almeida (UEMS)
Trabalhamos as notas de rodapé, que nos parecem significativas, sob o aspecto da ortoepia e da ortografia ocorrentes na “Seleta em Prosa e Verso: dos melhores autores brasileiros e portugueses”, de Alfredo Clemente Pinto. O procedimento da análise da pesquisa é feito mediante a confrontação das respectivas notas de rodapé da “Seleta”, inicialmente, com a sua gramática “A Língua Materna: Primeiro e Segundo Anno de Grammatica – 2º Curso” (1907); após, fazemos o mesmo com a “Grammatica Expositiva: Curso Elementar” (s./d.), de Eduardo Carlos Pereira; para, finalmente, estabelecermos um paralelo com a posição atual da “Moderna Gramática Portuguesa” (2005), de Evanildo Bechara. A Historiografia Lingüística compreende o método de abordagem desta pesquisa. Assim, orientamo-nos basicamente pelos princípios metodológicos de Koerner (1996). Percebemos, então, que há uma continuidade, e não descontinuidade, do modelo teórico normativo/ descritivo entre as obras de gramática dos autores em questão.
Fonte: (Cadernos do Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos - CNLF, Vol. XI, N° 04, p. 109-117)
http://www.filologia.org.br/xicnlf/4/11.htm
(Acesso em 28/10/2010)

* A CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. - Viviane Laure Santamaria, Patricia Barros Leitão, Vicente José Assencio-Ferreira
Fonte: Rev CEFAC, São Paulo, v.6, n.3, 237-41, jul-set, 2004
www.cefac.br/revista/revista63/Artigo%201.pdf
(Acesso em 28/10/2010) 

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