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ENEM - 2003

Para desenvolver o tema da redação, observe o quadro e leia os textos apresentados a seguir:

   
    Entender a violência, entre outras coisas, como fruto de nossa horrenda desigualdade social, não nos leva a desculpar os criminosos, mas poderia ajudar a decidir que tipo de  investimentos o Estado deve fazer para enfrentar o problema: incrementar  violência por meio da repressão ou tomar medidas para  sanear alguns problemas sociais gravíssimos?  (Maria Rita Kehl. Folha de S. Paulo)

    Ao expor as pessoas a  constantes ataques à sua integridade física e moral, a violência  começa a gerar expectativas, a fornecer padrões  de respostas. Episódios truculentos e  situações-limite passam a  ser imaginados e repetidos com o fim de legitimar a idéia de que só a força resolve conflitos. A violência torna-se um item obrigatório  na  visão  de mundo que nos é transmitida.  O problema, então, é  entender  como chegamos a esse ponto. 
    Penso que a questão crucial, no momento, não é a de saber o que deu origem ao jogo da violência, mas a de saber  como parar um jogo que a maioria, coagida ou não, começa a querer continuar jogando.
(Adaptado de Jurandir Costa. O medo social.)
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Considerando a leitura do quadro e dos textos, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre
o tema:
A violência na sociedade brasileira: como mudar as regras desse jogo?

Instruções: 

•  Ao desenvolver o tema proposto, procure utilizar os conhecimentos adquiridos e as reflexões feitas ao longo de sua formação. Selecione, organize e relacione argumentos, fatos e opiniões para defender seu ponto de vista, elaborando propostas  para  a  solução do problema discutido em  seu texto. Suas propostas  devem demonstrar respeito aos direitos humanos. 
•  Lembre-se de que a situação de produção de seu texto requer o uso da modalidade escrita culta da língua portuguesa. 
• O texto não deve ser escrito em forma de poema (versos) ou de narrativa. 
• O texto deverá ter no mínimo 15 (quinze) linhas escritas.

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