Se ligue nos eventos, professor!

(SE) II SENALIC 2010 - Seminário Nacional Literatura e Cultura



II Seminário Nacional Literatura e Cultura 
27 e 28 de maio de 2010 - São Cristóvão, SE 
Maiores informações: http://www.pos.ufs.br/letras/IIsenalic2010/index.php




APRESENTAÇÃO  
O Grupo de Estudos de Literatura e de Cultura (GELIC/UFS/CNPq) em parceria com o Núcleo de Pós Graduação em Letras (NPGL/UFS) e com o Departamento de Letras (DLE/UFS) apresenta o II Seminário Nacional Literatura e Cultura a fim de ressaltar a importância dos estudos literários tanto na graduação quanto na pós-graduação. Esta edição acontecerá no Campus Rosa Elze, em São Cristóvão, nos dias 27 e 28 de maio de 2010 com conferências, mesas-redondas e sessão de comunicação.


Com esta segunda versão, pretendemos consolidar as parcerias com outras universidades públicas e aprofundar o debate em torno dos temas relacionados à literatura e cultura. Destacamos a parceria com o Núcleo de Estudos Crimes, Pecados e Monstruosidades da UFMG e a participação de pesquisadoras do GT A Mulher na Literatura da ANPOLL e do Centro Paraibano de Estudos do Imaginário da UEPB.
  
Nosso principal objetivo direciona-se para o debate em torno de uma abordagem multidisciplinar dos estudos da literatura. Para isso, apresentamos três simpósios com temas que se articulam e giram em torno os estudos literários: Crimes Pecados e Monstruosidades, Escritores Sergipanos e Regionalismo e Imaginário Cultural Feminino.
Assim, pretendemos juntar pesquisadores interessados em discutir e apresentar pesquisas que, de diferentes formas, elegem as relações entre literatura e cultura como objeto de análise. Os três simpósios estão articulados nas diversas mesas que preparamos para os dois dias de evento.


Haverá inscrições para duas modalidades de participação: com apresentação de comunicação e como ouvinte. Poderão se inscrever para apresentar comunicação: graduandos, pós-graduandos, professores universitários, pesquisadores, e professores do ensino fundamental e médio. Como ouvinte, podem se inscrever professores, graduandos e pós-graduandos. Para quem participar de todas as atividades deste evento, forneceremos um certificado de 20 horas. 



Palestrantes:


Elódia Xavier (UFRJ)


Maria Goretti Ribeiro (UEPB)


Ildney Cavalcanti (UFAL)


Constância Lima Duarte (UFMG)


Julio César Jeha (UFMG)


Lyslei de Souza Nascimento (UFMG)


Maria de Fátima Berenice (UNEB)


Antônio de Pádua Dias da Silva (UEPB)


Tereza Virgínia Ribeiro Barbosa (UFMG)


Escritor homenageado: Antônio A. Carlos Viana



Simpósios  



SIMPÓSIO CRIMES, PECADOS E MONSTRUOSIDADES


Coordenadora: Prof. Dra. Josalba Fabiana dos Santos (UFS)


Na perspectiva do mal, sabemos que os crimes, os pecados e as monstruosidades não são apenas temas literários. A percepção do mal vai muito além de um código da linguagem, pois ela traduz a história humana. Sabemos que desvios das normas sempre foram atraentes, assim, um crime, um pecado ou uma monstruosidade dizem muito mais que meros atos de violência, traduzem uma concepção cultural. As transgressões nos colocam várias questões, inclusive o que é a normalidade e se ela existe de fato.


SIMPÓSIO ESCRITORES SERGIPANOS e REGIONALISMO


Coordenador: Prof. Dr. Carlos Magno Gomes (UFS)


Este simpósio abre o debate em torno das diferentes formas de construção do regionalismo e da produção de escritores sergipanos. As obras regionalistas questionam fronteiras espaciais e sociais que nos dão uma dimensão do quanto a cultura é uma construção historicamente datada. Na tradição sergipana, há importantes nomes como Sílvio Romero, Tobias Barreto e Amando Fontes. Esses escritores trazem diferentes abordagens do espaço rural em tensão com o urbano, e, sobretudo, do local em oposição ao nacional, seja na crítica, seja na ficão. Destacamos também a produção da sergipana Alina Paim, romancista que publicou entre 1944 e 1980 com obras que vão do romance de formação ao realismo social. Na atualidade, temos dois importantes narradores Francisco Dantas e Antônio Carlos Viana. Este segundo será homenageado por seus contos realistas. Viana foi premiado por seu Cine Privê como um dos melhores livros de contos de 2009.


SIMPÓSIO IMAGINÁRIO CULTURAL FEMININO


Coordenadora: Prof. Dra. Ana Leal Cardoso


Os estudos sobre a construção do feminino nos ajuda a entender como o poder masculino sempre esteve presente nas representações artísticos-culturais da mulher no decorrer dos séculos. Tantos as leituras mítico-simbólicas como os estudos de gênero buscam interpretar essas imagens como produções culturais. Esse imaginário feminino faz parte dos estudos artísticos desde os clássicos greco-romanos até as abordagens psicológicas da literatura. Na contemporaneidade, os estudos feministas e de gênero têm acrescentado uma perspectiva ideológica de luta contra a opressão e a androgenia. Assim, este simpósio abre espaço para o debate sobre a forma como o feminino é representado na literatura e na cultura, seja na perspectiva dos estudos de gênero, seja nas leituras do imaginário cultural com suas diferentes abordagens. Nessa linha, o estudo da remitologização de diferentes arquétipos femininos nos ajuda a entender as inquietações do mundo moderno. Na perspectiva dos estudos de gênero, damos destaque para as obras da escritora brasileira que busca se livrar do patriarcado à medida que representa corpos femininos liberados da opressão masculina.


Grupos temáticos para apresentação de comunicação


As propostas de  comunicações devem estar vinculas a um dos Grupos abaixo: 


GT 1 - Crimes, Pecados e Monstruosidades


GT 2 - O imaginário mítico na literatura


GT 3 – Escritores sergipanos e regionalistas


GT 4 – Estudos de gênero na literatura e cultura


GT 5 – Ensino de literatura e literatura infanto-juvenil


GT 7 – Literatura Comparada em diferentes perspectivas culturais


GT 8 – Literatura e Estudos culturais


GT 9 – Literaturas pós-coloniais


GT 10 – Literatura e outras artes


OBS. O palestrante de comunicação tem 15 minutos para apresentar seu trabalho. Não haverá recursos audiovisuais. Só será aceita a apresentação oral do próprio autor. Caso haja co-autor, ele tem que estar presente para receber o certificado. 


INSCRIÇÕES 


O evento acontecerá no Campus Rosa Else, em São Cristóvão, nos dias 27 e 28 de maio de 2010. Estamos recebendo propostas de comunicação de graduandos, pós-graduandos, professores universitários ou demais pesquisadores. Este evento fornecerá certificado de 20 horas para o OUVINTE que participar de todas as atividades. 


1 - Para participantes com comunicação, só será aceita uma por autor ou co-autor.


a – Envio de resumos de 08 de março a 20 de abril*


 Enviar proposta de comunicação para o e-mail senalic@gmail. com  com os seguintes dados:


Programa: WORD 2003, Letras ARIAL 11, Espaço simples


Título: (objetivo, curto em caixa alta – maiúsculas)


Exemplo: O MAL NA LITERATURA MODERNISTA


Autor: (com vínculo institucional e sua titulação de professor ou especificação do curso em andamento: graduando, mestrando, doutorando etc.)


Exemplo: Pedro Miguel Andrade (mestrando/UFS)


Resumo: (200 palavras no máximo) Entre 05 e 10 linhas. O resumo deve ser bem objetivo. Claro e direto. Faça um panorama de sua comunicação com tema, objetivo, recorte, metodologia, obra e autor analisado. Dê relevância ao seu objetivo e ao campo teórico que você usará para chegar aos resultados desejados.


Palavras-chave: (até 5)


 b – Após recebimento de carta de aceite, pagar o valor referente à sua formação acadêmica e enviar para o e-mail:senalic@ gmail.com 



c - Envio de textos completos de 20 de abril a 10 de maio.


2 – Para os ouvintes :


Inscrições de 15 de março a 15 de abril de 2010.


Para os interessados, primeiro deve ser efetuado o pagamento da taxa de inscrição. Depois encaminhar um e-mail para: senalic@gmail. com, informando seus dados com a cópia da taxa de inscrição em anexo (escanear depósito para nos enviar).


Dados para o e-mail de inscrição:


NOME (EM CAIXA ALTA):
Curso:
Universidade:
Identificação (RG):
Endereço:
E-mail para contato:


Seus comprovantes de inscrição são a taxa e o e-mail confirmando sua inscrição, guarde-os até o dia do evento para evitar problemas.


OBS: Sua participação só será efetivada após a confirmação do depósito. O envio de cópia do comprovante de depósito é indispensável para homologarmos sua inscrição.


Taxas de Inscrição


Todos os ouvintes pagarão a mesma taxa. Para os que apresentam comunicação devem ser depositados os valores conforme a formação acadêmica do interessado: 


Ouvinte - 30,00
Graduando - 40,00
Professor (Ed. Básica) e aluno de especialização - 50,00
Mestrando e doutorando - 60,00
Mestre - 80,00
Doutor - 100,00 


Nenhuma taxa será devolvida por motivo de desistência.


Obs.: Pagamentos até 30 de março de 2010 terão desconto de R$ 10,00 em todas as categorias.


Pagamento da taxa com depósito no Banco do Brasil


Agência: 1022-7- Conta poup: 8.793-9 - variação: 1 


Secretaria do Mestrado em Letras (NPGL)Tel: (79) 2105-6860
e-mails: senalic@gmail. com ou npgletras@ufs. br 


Departamento de Letras (DLE) Tel: (79) 2105-6730 
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE – UFS
Pró-Reitoria de Pós-Graduação
Mestrado em Letras - NPGL
GELIC – Grupo de Estudos de Literatura e de Cultura
Núcleo Crimes, Pecados e Monstruosidades (UFMG)


Comissão organizadora
Carlos Magno Gomes
Ana Leal Cardoso
Josalba Fabiana dos Santos
Núcleo de Pós-Graduação em Letras
Universidade Federal de Sergipe

0 comentários:

Postar um comentário

Eventos

Eventos Acadêmicos - Por Feeds

O piso é lei!

O piso é lei!

Seguidores