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(SP) Fórum Permanente Desafio do Magistério: Docência e Inovações no Ensino Superior

INFORMAÇÕES GERAIS
Local: Centro de Convenções da UNICAMP
Data: 16 de setembro de 2009
Horário: Das 9h às 17h
Público-Alvo – Docentes do ensino superior e pós-graduandos.
Obs: Certificados serão emitidos somente para participação integral no evento, para tanto, é necessário que o participante confirme sua presença na secretaria do evento no início da MANHÃ e no início da TARDE. 
Os certificados serão entregues SOMENTE na data da realização do evento. 

Informações Adicionais:
Luciana Rodrigues
eventofe@unicamp.br 

Sobre o evento
A docência no ensino superior tem suas especificidades apontadas por inúmeros estudos e a necessidade de formação desse docente se constituiu em um tema já assumido por várias instituições nacionais e estrangeiras. Da mesma forma, há uma demanda cada vez maior quanto à implementação de inovações curriculares que respondam às solicitações atuais da educação superior. Diante disso, a proposição deste Fórum tem como objetivo desencadear debates e reflexões sobre formação e desenvolvimento docente voltados para uma ação curricular inovadora do ensino na universidade. 

Programação:
9h – Abertura
Edgar De Decca - Coordenador Geral da Unicamp 
José Tadeu Jorge - Secretário Municipal de Educação de Campinas
Sérgio Antonio da Silva Leite - Diretor da Faculdade de Educação da Unicamp 
Cecília de Godoy Camargo Pavani - Departamento de Educação da RAC
Norma Sandra de Almeida Ferreira – Presidente da ALB


9h30 às 10h30 – Conferência
Principais desafios da ação docente no atual ensino superior brasileiro 
Profª Dra. Selma Garrido (PRG e FE/USP) 

Moderadora: Profa. Dra. Elisabete M. A. Pereira (FE/Unicamp)

10h30 às 11h – Pausa para o Café

11h às 12h – Debate

12h – Pausa para Almoço


14h às 15h30 - Mesa-redonda: Formação docente e inovações curriculares no ensino superior
• Educação geral como princípio de formação no ensino superior e o papel do docente
Prof. Dr. José Camilo dos Santos Filho (FE/Unicamp)

• Formação do docente para uma ação inovadora no ensino superior
Profa. Dra. Sylvia Helena S. S. Batista (UNIFESP - Santos) 

• Condições Institucionais e implementação de inovação curricular pelo docente universitário
Profa. Dra. Elisabete M. A. Pereira (FE/Unicamp)

Moderadora: Profa. Dra. Elizabeth Mercuri (FE/Unicamp)

15h30 às 16h – Pausa para o Café

16h às 17h – Debate

Organizadores:
FE - Faculdade de Educação
A organização deste Fórum está sob a responsabilidade do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre a Educação Superior (GEPES) e do Grupo de Pesquisa Psicologia e Educação Superior (PES).
O Grupo de Estudo e Pesquisa sobre a Educação Superior (GEPES) é um grupo com sólida experiência em estudos e pesquisas sobre educação superior, com interesse em ampla temática abordando: políticas educacionais, filosofia e currículo da educação superior, formação do docente universitário, avaliação institucional e questões das políticas universitárias latino-americanas e européias.
O Grupo de Pesquisa Psicologia e Educação Superior (PES) tem como objetivo investigar os processos presentes na educação superior a partir das contribuições da Psicologia. São realizados trabalhos em torno da experiência de formação do estudante. Linha de pesquisa: ensino superior.
Site GEPES: http://www.fe.unicamp.br/gepes/
Site PES: http://www.e-science.unicamp.br/pes/index.php

ALB – ASSOCIAÇÃO DE LEITURA DO BRASIL
A ALB – A Associação de Leitura do Brasil é uma sociedade científica sem fins lucrativos; legalmente instituída desde novembro de 1981, em Campinas, com o objetivo básico de lutar pela democratização da leitura no contexto brasileiro. A ALB congrega todas as pessoas que estão interessadas no estudo e discussão de questões relativas à leitura - pesquisadores, professores de todos os níveis, estudantes universitários, bibliotecários, jornalistas, editores, livreiros, historiadores etc. Sua intervenção se faz mediante: realização de Congressos, dentre os quais se destaca o COLE (Congresso de Leitura do Brasil), realizado bianualmente na UNICAMP, e o Seminário Nacional “O Professor e a Leitura do Jornal”; estímulo à organização e implantação de grupos regionais de estudos e pesquisas, apoiando seus trabalhos e facilitando a troca de experiências; dinamização da Roda de Pesquisadores da ALB; publicação de livros, revistas, cadernos e boletins, nos quais não apenas se expressam os 
pontos de vista da ALB, mas os dos estudiosos da questão.
Site da ALB: http://www.alb.com.br

RAC – REDE ANHANGÜERA DE COMUNICAÇÃO
A Rede Anhangüera de Comunicação é constituída por um complexo multimídia que envolve os jornais Correio Popular e Diário do Povo, Notícias Já, a Revista Metrópole, Gazeta do Cambuí, Gazeta de Piracicaba, Gazeta de Ribeirão, o portal Cosmo /on line/ e a Agência Anhangüera de Notícias, além da empresa Grafcorp. Atende a um mercado de mais de cinco milhões de consumidores que tem Campinas como cidade principal. Desde 1992, através de seu Departamento de Educação, desenvolve o programa Correio Escola, pioneiro no Estado de São Paulo, promovendo o prazer da leitura em salas de aula mediante o uso de jornais.
Sites da RAC: http://www.rac.com.br e http://www.cosmo.com.br/

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