n. 28 ano 17 (2º sem./ 2009)
- A editoria da Revista Cerrados receberá, até o dia 21 de setembro de 2009, artigos para o dossiê:
LITERATURA E COMPROMISSO SOCIAL
A relação entre literatura e sociedade é questão fundamental na tradição da
crítica e da historiografia literária brasileira, e, diríamos, para além dos
limites da academia, essa relação exerce papel essencial na dinâmica da
organização social, inserindo-se, inclusive, na realidade daqueles que não
se ocupam dela. A partir disso, como pensar o compromisso que se estabelece
entre literatura e vida social?
No que diz respeito à literatura brasileira, o compromisso entre produção
literária e vida social é termo que equacionou o problema da formação da
literatura no Brasil: o empenho, princípio inaugural de uma relação que
atava o texto literário a um projeto político - a formação nacional. Entre
marca inicial e cicatriz incômoda, esse empenho assegurou e, ao mesmo tempo,
limitou as relações entre a literatura brasileira e a sociedade em que ela
se produziu. Certo é que o vínculo histórico tem constituído, internamente,
a estrutura mesma das obras e, externamente, a sua função empenhada. Em
literaturas periféricas como a nossa, os autores encontram, no conflito
resultante da contingência da alteridade, a sua forma e a sua matéria. O
escritor-mediador, o narrador-procurador do personagem, a problemática de
representar a voz do outro, a relação entre estética e política, os
conceitos de literatura engajada e de autonomia da arte são parte disso. A
própria divisão social do trabalho entre manual e intelectual, constitutiva
da natureza do fazer literário, permite que a literatura, criando um mundo
que não é, forme categorias de entendimento de um mundo que é. Portanto, a
conexão entre literatura e sociedade, se existe, é de modo problemático,
desde que a literatura, como forma de conhecimento inusitado e não
convencional, torna-se o outro da sociedade. Assim, a relação entre
literatura e sociedade supõe sempre mediação, sob pena de que, baseada em
uma correlação direta entre forma literária e realidade social, se esvazie
exatamente a possibilidade de uma representação eficaz. O potencial
desalienador da literatura reside em, ao reconhecer os limites de sua
representação, captar o que não está diretamente disponível na vida social.
Cabe, pois, com o tema literatura e compromisso social, perguntar pela
vigência e validade da relação entre a literatura e a sociedade. É essa a
proposta para a composição do próximo conjunto de artigos da Revista
Cerrados.
Normas
A Revista Cerrados, publicação do Departamento de Teoria Literária e
Literaturas da Universidade de Brasília, divulga estudos de caráter teórico
ou aplicado na área de Literatura, sob forma de artigos e, eventualmente,
traduções, entrevistas e resenhas. Para serem submetidos ao Conselho
Editorial, os trabalhos, que podem ser redigidos em português, espanhol,
inglês e francês, devem atender às seguintes exigências:
1. Os artigos devem ser inéditos.
2. Os artigos publicados passam a ser propriedade da revista, não lhes
cabendo nenhuma remuneração a título de direito autoral; sua reprodução,
total ou parcial, fica sujeita à autorização do editor-geral.
3. As idéias contidas nos trabalhos são de absoluta responsabilidade dos
autores.
4. Os originais devem ser enviados para o e-mail
seguinte forma:
a) Tamanho da página: mais ou menos 45 linhas de cerca de 70 toques por
b) Tipo de letra: Times New Roman, corpo 12.
c) Espaçamento: espaço simples entre linhas e parágrafos; espaço duplo entre
partes do texto e entre textos e exemplos, citações, tabelas etc.
d) Adentramento: parágrafos, exemplos, citações: um toque na tecla TAB (=
cerca de cinco espaços).
e) Tabelas, ilustrações (p&b) e anexos devem ser entregues prontos para
serem fotografados; para anexos de textos já publicados, incluir referência
bibliográfica completa.
f) As referências (somente para trabalhos efetivamente citados no texto)
devem ser dispostas da seguinte forma:
- livros: nome do autor, título do livro (em itálico), local de publicação,
editora, data da publicação.
Ex.: COELHO, José Teixeira. Moderno pós-moderno São Paulo: Iluminuras, 2001.
- capítulos de livro: nome do autor, título do capítulo (sem destaque), a
preposição In: seguida do nome do autor ou organizador, título do livro (em
itálico), local de publicação, editora, data, acrescentando- se os números
das páginas.
Ex.: LAJOLO, Marisa. Circulação e consumo do livro infantil brasileiro: um
percurso marcado. In: KHÉDE, S. S. (Org.). Literatura infanto-juvenil: um
gênero polêmico. 2. ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1986. p. 43-56.
- artigos de periódico: nome do autor, título do artigo (sem destaque), nome
do periódico (em itálico), volume e número do periódico, números de páginas,
data de publicação.
Ex.: LOBO, Luiza. Tradição e ruptura na crítica no Brasil: da sobrevivência
da arte e do literário. Revista Literatura e Cultura. Rio de Janeiro: UFRJ,
ano 2, v. 2, n.2, p. 1-10, 2002.
g) As indicações bibliográficas no corpo do texto deverão se
restringir ao último sobrenome do autor, à data de publicação e à página,
quando necessário. Ex: (JAMESON, 1997, p. 32)
h) As notas devem ser reduzidas ao mínimo e colocadas no pé da página. As
remissões para o rodapé devem ser feitas por números, na entrelinha
superior.
5. Os trabalhos não podem ter uma extensão inferior a oito, nem superior a
vinte páginas, incluídos referências, notas, resumos, gráficos e
ilustrações.
6. Os trabalhos devem também conter - obedecendo à seqüência indicada - os
seguintes dados:
a) Título em português, com sua tradução para o inglês, ou na língua
estrangeira em que foi escrito o artigo, com sua tradução em português;
centralizado, em maiúsculas, sem negrito ou grifo, na segunda linha da
primeira página (nas páginas seguintes, digitar desde a primeira linha).
b) Nome do(s) autor(es), duas linhas abaixo do título, seguido(s) de
asterisco - este remete a uma nota de rodapé contendo a identificação do
autor: instituição de origem, cidade, país (no caso de trabalho proveniente
de país estrangeiro) , titularidade acadêmica e funcional, e endereço
eletrônico (e-mail). Obs.: De acordo com o item 5, a identificação do autor
aparece apenas em uma das cópias impressas e no cd.
c) Resumo: o texto deverá vir acompanhado de um resumo na língua em que foi
escrito, colocado após o nome do autor, e de um resumo em inglês (abstract).
O resumo não poderá ultrapassar oito linhas (80 palavras).
As palavras RESUMO e ABSTRACT devem vir em maiúsculas, seguidas de dois
pontos, três linhas abaixo do nome do autor, sem adentramento. Na mesma
linha, iniciar o texto do resumo ou do abstract.
d) Palavras-chave: na língua utilizada no artigo e em inglês (keywords) - no
máximo cinco.
7. Todos os trabalhos encaminhados para publicação serão submetidos à
apreciação do Conselho Editorial, que dispõe de plena autoridade para
decidir sobre a conveniência ou não de sua publicação, podendo sugerir
alterações.
8. Os autores dos trabalhos aceitos para publicação receberão três
exemplares do número da Cerrados em que seu texto tiver sido publicado.
09. Os autores cujos trabalhos não forem aprovados para publicação serão
comunicados a respeito.
10. A desconsideração das normas implicará a não-aceitação do trabalho.
Contatos: Tel: (61) 3072357
Fax: (61) 3273701
e-mail: revistacerrados@ unb.br
e-mail: andrelg.unb@ uol.com.br (Prof. Dr. André Luís Gomes - Editor da Revista Cerrados
Fonte: http://www.telunb.com.br/page.php?noticia=1245667843&site_id=1
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