Se ligue nos eventos, professor!

(RJ) Euclides vive: Debate abordará a biografia e a estadia do autor na Bahia


Com transmissão online, debate abordará a biografia e a estadia do autor na Bahia


Cem anos se passaram desde a morte de Euclides da Cunha, mas o tempo não foi capaz de apagar as lembranças da vida do autor do clássico Os Sertões. Nas bancas, a 47ª edição da Revista de História da Biblioteca Nacional (RHBN) conta toda a trajetória do escritor que ficou consagrado por dar voz ao grito de revolta do sertão brasileiro, mas enfrentou grandes dificuldades ao longo de sua existência. Sua biografia, em especial o período na Bahia, será o tema do próximo debate da Revista, no dia 25 de agosto às 16 horas no Auditório Machado de Assis da Biblioteca Nacional. A Embratel fará transmissão online no dia do evento.

A antropóloga da Unirio e autora do artigo O enigma da permanência, publicado na edição do mês, Regina Abreu vai relatar detalhadamente a vida do escritor desde o nascimento em 1866 em uma fazenda de café no Vale do Paraíba até a trágica morte em agosto de 1909. Abordará ainda luta em favor da causa republicana, que lhe rendeu o convite para escrever no jornal A Província de São Paulo (futuro O Estado de S. Paulo), responsável por seu envio para acompanhar o conflito de Canudos, embrião de sua futura obra Os Sertões. Professor da Universidade do Estado da Bahia, Já Raimundo Nonato Pereira Moreira, autor do artigo Enquanto espero, escrevo, falará sobre a passagem de Euclides pela Bahia entre os dias 7 de agosto a 16 de outubro de 1897, período em que se consagrou como o primeiro correspondente do jornal paulista e produziu várias reportagens acerca do momento em que os sertões baianos viviam.

Com mediação do pesquisador Marcello Scarrone, o evento contará também com a distribuição de certificados de participação e sorteio de duas assinaturas da Revista com a duração de um ano. Os debates têm atraído estudantes de importantes instituições de ensino público e privado do Estado do Rio de Janeiro, bem como profissionais de áreas afins.


Serviço
Projeto Biblioteca Fazendo História
Data: 25 de agosto/ terça-feira  
Horário: 16 horas
Local: Auditório Machado de Assis da Fundação Biblioteca Nacional - Rua México s/nº, Centro, Rio de Janeiro

Entrada gratuita

Fonte: http://rhbn.com.br/v2/home/?go=detalhe&id=2579

0 comentários:

Postar um comentário

Eventos

Eventos Acadêmicos - Por Feeds

O piso é lei!

O piso é lei!

Seguidores