Se ligue nos eventos, professor!

(BA) I FÓRUM DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO

Data: 21 a 23 de setembro de 2009

APRESENTAÇÃO

No ano de 1982 educadores de todo o Brasil se reuniram na PUC do Rio de Janeiro para discutir o objeto de estudo da Didática, seu papel na formação de professores e a compreensão de que a Didática, muito mais do que um disciplina no currículo, vem a ser um campo do conhecimento pedagógico com singularidade própria. Uma didática fundamental se erigia naquele momento, entendendo-se a práxis pedagógica como seu objeto de estudo, numa perspectiva multidimensional. Este seminário denominado na época – “A Didática em questão” – praticamente originou um grande evento de nível nacional – o ENDIPE – Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.

Pretendemos com o I Fórum de Didática e Prática Pedagógica nos inserir de forma mais efetiva no movimento que estuda, reflete, discute a Didática e a Prática de ensino no seu interior. Isto porque no Nordeste muito pouco se discute questões desse porte - os grandes eventos são sempre organizados e realizados no eixo sul-sudeste do País, o que muitas vezes inviabiliza a participação de nossos professores. Temos uma produção científica já significativa na área e precisamos dar vasão a isto.

Com o advento das novas Tecnologias da Informação e da Comunicação – TIC – a globalização e o volume de informações que circulam em massa de modo cada vez mais veloz, temos assistido também a uma Didática que parece perder terreno no campo da formação dos professores. Temos ouvido queixas e críticas contundentes de professores, de alunos de graduação e pós-graduação nessa direção. Ou seja, de um lado a égide da dimensão sociopolítica da Didática, de outro, as discussões em torno de outras formas de pensar e produzir o conhecimento, o que parece vilipendiar ainda mais um conhecimento, algo prosaico mas, tão fundamental quanto a compreensão que acabamos de assinalar : o “fazer didático” ou, em outras palavras, o como ensinar a planejar e a dar boas aulas. A palavra competência técnica passou a ser anacrônica nesse contexto.
Desta maneira, idealizamos um evento que traga à luz de nossas reflexões uma nova Didática, tão contextualizada quanto a Didática fundamental, mas aberta à compreensão de novos modos de ver, pensar e produzir a realidade que marcam a contemporaneidade. Outros saberes e linguagens haverão de se fazer presentes aí, podendo citar, a linguagem artítica, lúdica, sensível, tecnológica, técnica, dentre outros saberes fundamentais. Nos propomos a desenvolver essas reflexões com este evento.

                                                                  OBJETIVOS

Deslanchar um fórum de estudos e discussões sobre o papel que ocupam a Didática, as metodologias de ensino e o estágio supervisionado na formação de professores;

Estabelecer intercâmbio com instituições e estudiosos do Brasil - sobretudo das regiões Nordeste e Centro-oeste - sobre a temática do evento, criando uma rede de estudos e pesquisas na área;

Divulgar as pesquisas realizadas sobre Didática, formação de professores e prática de ensino, no âmbito da pós-graduação em educação da UFBA, assim como em outros programas das regiões envolvidas no Fórum.


                                                            CONFERENCISTAS

No 21/09/09, 18:30, ocorrerá a abertura com a presença de:
José Carlos Libâneo

Outros convidados:
Jacques Thérrien
Ilma Passos Veiga

INSCRIÇÕES:

Inscrições com apresentação de trabalhos até 15/08.
Inscrições online
18/05 a 15/08
Investimento: 50,00
Estudantes (salvo pós-graduação): 25,00
16/08 a 20/09
Investimento: 70,00
Estudantes (salvo pós-graduação): 35,00

Números de Vagas: 300
Mediante Depósito Bancário:

Banco do Brasil
Agência: 3457-6
Conta: 16.241-8
Favorecido:Fundação Escola de Administração

Confirmação com cópia do depósito para o email: encontros_de_ didatica@ yahoo.com. br
Os interessados deveráo preencher a ficha de inscrição, enviar como anexo para o e-mail encontros_de_ didatica@yahoo.com. br junto com uma copia do comprovante de depósito bancário, aguardar a confirmação do recebimento dos documentos, apresentar os documentos impressos no momento de credenciamento do evento.

Local:
Fundação Visconde de Cairu

Rua Salete, nº50 - Barris Salvador - Bahia - Brasil

Site: http://www.forumdidatica.xpg.com.br/

0 comentários:

Postar um comentário

Eventos

Eventos Acadêmicos - Por Feeds

O piso é lei!

O piso é lei!

Seguidores