Livro de contos apresenta personagens que não se deixaram vencer pela escravidão e pelo racismo
O livro retrata, através de 12 contos, a vida e costumes do povo negro na Bahia. Tem orelha do poeta José Carlos Limeira e apresentação do historiador João José Reis que destaca os personagens dos contos como pessoas que a máquina do escravismo e do racismo tentou triturar com maior ou menor intensidade, no entanto, não caíram em lamentações, e nem se fizeram de vítimas. Não se deixaram vencer com facilidade. “São homens e mulheres que reagem, negociam, resistem, atacam, se juntam solidários, às vezes vencem, outras perdem, raramente desistem”, escreve João Reis.
A capa do livro e todas as histórias são ilustradas em graffitti de rua pelo artista Denni Sena. Os leitores também contarão com glossário no final de canta conto, para maior compreensão dos falares específicos de cada personagem.
Histórias de Negro está na segunda edição, com novo projeto gráfico, revisada e ampliada. A nova edição ganhou mais 5 contos. A primeira edição foi lançada em agosto de 2006 e tinha como título Sete Histórias de Negro. A obra trata da união entre a cultura oral e escrita, em uma narrativa que integra personagens negros dentro de um cotidiano baiano de ser e viver. Os textos são recortes do cotidiano com um tempero especial de quem é especialista em contar casos e histórias. Os personagens são marcados pelas dificuldades que os negros enfrentaram na história do Brasil, porém são apresentados com uma leveza e espontaneidade cativante.
Ubiratan Castro de Araújo - Doutor em História pela Universidade de Paris IV (Paris-Sorbonne) e Mestre em História pela Université de Paris V, Ubiratan Castro tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil. É Membro da Academia Baiana de Letras e atualmente, o professor está à frente da Fundação Pedro Calmon (FPC), unidade da Secretaria de Cultura do Estado. A FPC atua na execução de políticas de promoção do livro e da leitura, na preservação da história e da memória do Estado, além da dinamização das bibliotecas e arquivos públicos.
SERVIÇO:
O quê: Lançamento do livro Histórias de Negro
Onde: Academia de Letras da Bahia (Av. Joana Angélica, 198, Palacete Góes Calmon. Nazaré, (71) 3321-4308)
Quando: Dia 24 (segunda-feira), às 18h
Informações: (71) 3116-6918 / 6919
Entrada: Gratuita
Mais informações:
ASCOM Fundação Pedro Calmon: (71) 3116-6918 / 6676
0 comentários:
Postar um comentário