Se ligue nos eventos, professor!

(RJ) A ABL convida para - Leopoldina Cartas de uma imperatriz

A Academia Brasileira de Letras convida para o espetáculo teatral "Leopoldina, Cartas de uma Imperatriz", que estará em temporada do dia 19 a 25 de agosto.

Com as atrizes e produtoras Patrícia Niedermeier e Rafaela Caetano, e sob direção de Hugo Rodas, "Leopoldina, Cartas de uma Imperatriz" é um espetáculo dinâmico e poético inspirado nas cartas e nos diários de D. Leopoldina, princesa da Áustria e Imperatriz do Brasil, personagem de fundamental importância na história brasileira. A montagem resgata momentos importantes de nossa história e coloca em cena a força e a complexidade da atriz.

As apresentações acontecerão no Teatro R. Magalhães Jr conforme datas e horários abaixo:

19/8 - quarta-feira, às 12h30 e 15h;
21/8 - sexta-feira, às 12h30 e 15h;
24/8 - segunda-feira, às 12h30; e
25/8 - terça-feira, às 12h30.

Saiba mais

As atrizes/bailarinas encenam as cartas e diários escritos por Leopoldina entre 1817/1826, desde o seu casamento com D. Pedro I, ainda na Áustria, até sua morte, dez anos depois, no Brasil. O espetáculo é centrado na delicadeza dos sentimentos da Imperatiz, suas transformações, suas dúvidas e aprendizados. Leopoldina, ao expressar através de seus escritos os sentimentos e ideias que tem sobre o Brasil, sobre a situação política do país e mesmo sobre a sua própria situação doméstica, expõe a sua transformação de uma princesa que, moldada na adversidade, transforma-se num ente político.

O espetáculo se apropria da personagem histórica como ponto de partida para recriar a figura desta mulher e principalmente para retratar o universo feminino em todas as suas nuances. Mulher forte, de educação esmerada, formada em política, línguas e literatura, ao chegar ao Brasil Leopoldina foi contagiada pela ebulição de liberdade que reinava no inicio do século XIX. Adotou o Brasil e os ideais dos brasileiros e tornou-se peça fundamental no movimento pela independência.

Ao centrar-se na figura humana de Leopoldina, o espetáculo transforma a personagem histórica em uma mulher de carne e osso, criando maior interesse sobre este período da nossa história.

Este espetáculo estreou em agosto de 2008 para uma curtíssima temporada no teatro Maria Clara Machado, no Rio de janeiro, sendo agraciado com ótimas críticas da imprensa especializada.

0 comentários:

Postar um comentário

Eventos

Eventos Acadêmicos - Por Feeds

O piso é lei!

O piso é lei!

Seguidores