Se ligue nos eventos, professor!

(SP) III Simpósio Nacional Discurso, Identidade e Sociedade: DILEMAS E DESAFIOS NA CONTEMPORANEIDADE

Campinas, SP – 14, 15 e 16 de fevereiro de 2012

O III Simpósio Nacional Discurso, Identidade e Sociedade é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Unicamp (IEL/DLA) e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês da USP (DLM/FFLCH). Pretende dar continuidade às discussões realizadas no II Simpósio, sediado no Rio de Janeiro e promovido pela PUCRJ e UFRJ em 2006. A temática geral deste III Simpósio é “Dilemas e Desafios na Contemporaneidade”.
Desde a primeira edição, a grande relevância do evento deve-se à sua natureza multi- e transdisciplinar. Nesse sentido, o objetivo principal do simpósio é reunir pesquisadores de diversas áreas do conhecimento nas Ciências Humanas e Sociais, a fim de partilharem leituras e reflexões acerca da problemática focalizada pelo simpósio: discurso, identidade e sociedade.
Na sociedade contemporânea multifacetada, as identidades se constroem como resultado de discursos que se contrapõem, que se impõem a todos enquanto verdades a partir das quais somos instados a agir. O evento tem por objetivo discutir questões que se apresentam para nós, pesquisadores, quando tomamos por objeto a problemática da identidade, focalizada a partir do discurso (compreendido como a palavra e outros meios semióticos) que estrutura o mundo social. Com base nesse tripé – identidade, discurso e sociedade – o simpósio pretende abordar dilemas e desafios na contemporaneidade em torno de temas que nos afetam – exclusão, violência, memória, sexualidade, processos de subjetivação, fronteiras reais ou imaginárias – nas várias áreas das ciências humanas, posto que a separação entre elas resulta de um projeto político e de modos de fazer ciência na atualidade, modos de recortar os diversos objetos de pesquisa e não da incompatibilidade entre elas.
Ao contrário, o objetivo do encontro é tecer os fios dessa relação, a partir do pressuposto de que os discursos que circulam em nossa sociedade na atualidade, aparentemente dispersos, constroem uma teia de sentidos na qual ocupamos lugares, construímos nossas identidades, fluidas, múltiplas, heterogêneas e contraditórias.
Desse modo, convidamos os pesquisadores das diferentes áreas implicadas (dentre as quais: Artes, Educação, Psicologia, Psicanálise, Literatura, Ciências Sociais, História...) a apresentarem trabalhos que se baseiem em pesquisa teórica e empírica e que tenham como escopo a discussão transdisciplinar dos dilemas e desafios na contemporaneidade em suas áreas de pesquisa.

http://www.iel.unicamp.br/sidis/index.html

0 comentários:

Postar um comentário

Eventos

Eventos Acadêmicos - Por Feeds

O piso é lei!

O piso é lei!

Seguidores