Se ligue nos eventos, professor!

(PR) Curso: História e Cultura Africana e Afro-Brasilera: Educação e Ações Afirmativas no Brasil.

O NEAA – Núcleo de Estudos Afro-Asiáticos – em seus 25 anos de existência vem trabalhando com a temática etnicorracial dentro da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Um dos objetivos do Núcleo tem sido a problematização e o fomento a Lei 10.639/03. Neste ano, o NEAA lança mais uma de suas ações, o curso de Aperfeiçoamento intitulado História e Cultura Africana e Afro-Brasilera: Educação e Ações Afirmativas no Brasil. Este curso visa tornar-se uma Especialização e oportuniza veicular conhecimentos mais profundos e complexos sobre questões relativas ao continente Africano e sobre a realidade da cultura afro-brasileira. Assim, este curso de aperfeiçoamento/especialização visa ser um espaço para que as pessoas se empoderem e multipliquem conhecimentos baseados na realidade, de modo que, os preconceitos possam, cada vez mais, ser desconstruídos.

Objetivos:
O Curso HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA: EDUCAÇÃO E AÇÕES AFIRMATIVAS NO BRASIL tem o objetivo de agenciar espaços para a valorização dos saberes negros, africanos e brasileiros, assim como prevê a Lei 10.639/03 orientada pela prática de uma educação antirracista. A proposta do Curso, portanto, considera o conhecimento do continente africano, as contribuições da matriz africana para a formação da sociedade brasileira; traz  para o debate as questões relativas ao racismo, a violência por ele produzida, bem como as estratégias para combatê-lo; discute projetos educacionais e as possibilidades de ações dos(as) professores(as) como mediadores(as) de uma educação capaz de contemplar todos os saberes de todas as matrizes culturais nas escolas e comunidades; analisa e promove as políticas e ações afirmativas e a atuação dos movimentos sociais organizados.

Metodologia:
O Curso será desenvolvido em três módulos, sendo que cada um contará com três disciplinas. Junto a esta carga teórica, está incluído em cada módulo uma série de Seminários Avançados para complementar as discussões propostas em aula. O primeiro módulo contempla as disciplinas de História da África, Diáspora Africana e Sociologia das Populações Negras; o segundo, Literatura Africana, Literatura Afro-Brasileira e Religiões Afro-Brasileiras; o terceiro, Artes de Matriz Africana, Metodologia do Trabalho Acadêmico e Pedagogia Afro-centrada. As disciplinas serão proferidas a partir de leituras, discussões, propostas práticas e avaliação, sendo que estas estarão articuladas aos Seminários, para os quais serão convidados(as) pesquisadores(as) renomados(as) na temática. Ao final do curso será elaborada uma monografia.


- Será realizada na sede do NEAA, no seguinte endereço: Rodovia Celso Garcia Cid, PR 445, Km 378. Londrina/PR.
A inscrição também poderá se efetivada enviando a documentação necessária via correio.
- Data de realização das inscrições: 01/julho/2011 a 08/agosto/2011
- Será pré-requisito para inscrição a entrega de uma carta de intenção (modelo disponibilizado neste site)
- Análise das cartas de intenção: 09 e 10 de agosto de 2011
- Realização de entrevistas com candidatos: 11 e 12 de agosto de 2011.
- Resultado da seleção: 15 de agosto de 2011
- Taxa de inscrição: isento
- Valor da matrícula: R$120,00 
- Documentos necessários para entrega no ato da inscrição:
            RG, CPF, comprovante de residência, 2 fotos 3x4, certificados de cursos de formação sobre a temática etnicorracial, histórico escolar (para lideranças comunitárias) ou histórico da graduação (para graduados).


Critérios de seleção:
- Análise do histórico de graduação/escolar; certificados de cursos e carta de intenção.

- Ficha de inscrição será disponibilizada neste site, para mais informações: (43) 3326-2099 – NEAA

Tempo de duração do Curso de Aperfeiçoamento/Especialização: 1 ano 
O curso ocorrerá quinzenalmente, com exeção dos feriados (sexta-feira a noite e sábado manhã e tarde).

Local de realização: CCH – UEL
 
População Alvo e Número de Vagas Disponíveis:
 - Graduados que tenham interesse na temática afro-brasileira – 15 vagas;
- Professores da Rede Pública e Particular de Educação de Londrina e região – 25 vagas;
- Gestores e Supervisores da Rede Pública e Particular de Educação de Londrina e Região – 05 vagas;
- Lideranças comunitárias que estejam vinculadas à população Afro-Brasileira – 10 vagas;

0 comentários:

Postar um comentário

Eventos

Eventos Acadêmicos - Por Feeds

O piso é lei!

O piso é lei!

Seguidores