Se ligue nos eventos, professor!

(RJ) I Seminário Discursos em Interfaces Contemporâneas: Clássicos Revisitados

O I Seminário Discursos em Interfaces Contemporâneas: clássicos revisitados é o primeiro seminário promovido pelo Grupo de Pesquisa “Discursos: História, Literatura e Memorialismo em interfaces contemporâneas”. Com cerca de um ano de existência, o grupo, certificado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e registrado no CNPq, congrega pesquisadores de Letras, História e Comunicação Social, majoritariamente vinculados à UFRRJ. Contamos também com pesquisadores de outras instituições do país.
    A produção de um primeiro seminário de estudos literários pretende inaugurar uma rotina de funcionamento do grupo, o que inclui realizar anualmente seminários, organizados de forma alternada, por diferentes professores do grupo, com base nas linhas de pesquisa nas quais atuam. Os temas centrais dos seminários variarão ano a ano.
   Clássicos revisitados é um tema extremamente pertinente, por inúmeros fatores. As obras consideradas “clássicas”, na acepção de Italo Calvino, são aquelas que trabalham com temas que ecoam não apenas no imaginário coletivo, mas no individual, daí sua permanência e pertinência. Calvino defende a ideia de que terá “o rendimento máximo da leitura dos clássicos” aquele que melhor souber dosá-las às leituras de atualidades (literárias ou não, no nosso entender). É que a apreensão de um clássico pode lançar luzes na opacidade do contemporâneo, ideia que se afina com as duas últimas, das catorze, definições de clássico apresentadas pelo ensaísta:
     •  É clássico aquilo que tende a relegar as atualidades à posição de barulho de fundo, mas ao mesmo tempo não pode prescindir desse barulho de fundo.
     • É clássico aquilo que persiste como rumor mesmo onde predomina a atualidade mais incompatível.
     Em uma ruidosa sociedade de consumo de caráter “emergente”, como a nossa, o seminário pretende, aprendida a lição do oxímoro de Italo Calvino, provocar novos antigos rumores, para enriquecer o “barulho de fundo” que permeia o cotidiano e o próprio imaginário de estudantes, professores e quaisquer interessados na área de humanidades.

Data: 29 a 31 de agosto/2011
Local: ICHS, Auditório Paulo Freire, UFRRJ, Campus Seropédica
Site: http://r1.ufrrj.br/wp/eventos/classicos/

0 comentários:

Postar um comentário

Eventos

Eventos Acadêmicos - Por Feeds

O piso é lei!

O piso é lei!

Seguidores