Se ligue nos eventos, professor!

(SP) II ENCONTRO NACIONAL SOBRE BIBLIOTECA ESCOLAR: Bibliotecários, Leituras e Leitores em Movimento



Data: 23 a 25 de Junho/2010
Local: USP- Ribeirão Preto, SP
Informações: http://dfm.ffclrp.usp.br/biblioteca/index.html


Sabemos que a biblioteca tem, na sua estrutura física, mesas e cadeiras destinadas a atividades de leitura e pesquisa no âmbito escolar; no entanto, compreendemos que nem sempre esse local abriga leitores sedentos de exercícios criadores de leituras, ou seja, nem sempre temos, no âmbito da biblioteca escolar, a prática das leituras. As placas imperativas e sinalizadoras de silêncio, o modo didatizante como a leitura é conduzida, a leitura de obras de modo instrumental apenas para fazer trabalhos escolares, a ausência do bibliotecário ou profissional da informação: tudo isso nos endereça a questionar quais possibilidades efetivas de significação são colocadas em movimento e como outros modos de ler e de recriar as práticas de leitura podem ser inscritos.

Por isso, o título desse encontro científico sugere a possibilidade de refletir sobre essa questão muito atual, qual seja, o lugar da leitura na biblioteca escolar no contexto nacional, observando-a a partir de diferentes olhares teórico-metodológicos, abordagens, de práticas e de discursos. Essa possibilidade nos remete ao entrelaçamento de campos afins tais como as áreas da leitura, da biblioteca, da escola, enfim, das ciências que trabalham com as diversas linguagens.

Esse universo de “Bibliotecários, Leituras e Leitores”, de modo mais amplo, convida-nos a problematizar, a questionar e a duvidar do modo como a biblioteca escolar constituiu-se historicamente como um espaço de pouco ou nenhum prazer. Ao mesmo tempo, queremos iniciar uma série de diálogos com outros sentidos possíveis para essa unidade informacional, em que pese a convivência com práticas criativas de metodologias de leitura, com a descoberta do gosto e da delícia do exercício de ler, tal como a felicidade de Borges.

1 comentários:

Sonhos & melodias disse...

Obrigada por divulgar esse evento por aqui também. Temos mesmo que discutir e tentar melhorar a educação e, sabendo que a biblioteca escolar é fundamental para uma boa educação, nada melhor que tentar implantar algo com qualidade. Sou bibliotecária escolar e sei o quanto é difícil fazer desse espaço, algo prazeiroso. Mas ainda chegaremos lá.
Abraço,

Postar um comentário

Eventos

Eventos Acadêmicos - Por Feeds

O piso é lei!

O piso é lei!

Seguidores