Se ligue nos eventos, professor!

Eleições 2010 - Sites e Notícias para suporte educacional

    Professor, já trabalhou com seus alunos sobre a importância da eleição democrática? Quais os métodos e estratégias pelos quais você está trabalhando a conscientização política com seus alunos?
    Não falo de propaganda deste ou daquele candidato, do voto nulo ou branco, essas são questões de cunho pessoal com as quais o professor, enquanto responsável e detentor de uma posição crítico-social, não manifestar questões subjetivas ou preferenciais ...
   Eu tive professores que faziam isso, e hoje, vejo que fui incentivada por uma questão de manipulação afetiva - "Se eu admiro muito tal professor e ele me diz que não pode fazer política no âmbito escolar mas afirma que vai votar em tal candidato, eu também devo votar nele, pois confio no meu professor.", postura que hoje identifico como totalmente anti-ética e irresponsável perante o compromisso transparente e democrático que o educador deve possuir ...
--------------------------------------------------------------------------------------------------------

Suportes/material:
Que candidato pensa como você?

Origem e trajetória dos candidatos: Saiba de onde vieram, o que passaram e como chegaram à disputa pela Presidência os candidatos José Serra (PSDB), Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PV). Confira imagens de seus álbuns de família e assista aos depoimentos de amigos, familiares e aliados.

Site da campanha de esclarecimento ao eleitor busca dirimir as principais dúvidas sobre o pleito de outubro de 2010. Na página, que disponibiliza todas as peças publibitárias da campanha, o eleitor pode ainda consultar sua situação eleitoral, acessar notícias e pesquisar o sistema de divulgação de candidaturas.

Uma viagem pela história da cédula eleitoral: Clique nas ilustrações do gráfico para descobrir como o voto evoluiu da cédula de papel da República Velha para o sensor biométrico que será usado nas eleições 2010.

Sites de notícias/informações:
Notícias: Os protagonistas e os principais fatos da corrida presidencial.

Últimas notícias sobre as eleições, numa cobertura dinâmica, independente e com muitas notícias exclusivas.

Em parceria com a TV Band, o Google Brasil lançou ontem um pacote de ferramentas que permite o eleitor brasileiro acompanhar informações sobre os principais candidatos a presidente nas eleições deste ano.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------

Eleitor 2010 – cobertura das eleições de 2010 segundo a ótica do eleitor

 

No site eleitor2010.com  temos a oportunidade de fazer uma campanha eleitoral diferente, onde o eleitor tenha mais poder de decisão ao controlar maior quantidade de dados.
A ideia é mapear o conteúdo gerado pelo cidadão através de SMS, emails, Twitter, e diversas redes sociais, além da própria plataforma, para oferecer notícias e opiniões que ajudem a ver a situação política do país de uma forma mais objetiva.
Trata do uso da mídia cidadã e software livre para agregar, organizar, analisar e criar conteúdo sobre as campanhas eleitorais nacional e regionais do Brasil, de maneira participativa e inédita.
Um projeto criado pela Paula Góes e Diego Casaes, sendo apartidário e sem fins lucrativos.
---------------------------------------------------------------------------------------------------

Site propõe ajudar cidadão a escolher seus candidatos para as eleições
Por
Ricardo Zeef Berezin, do IDG Now!                              

Basta responder até oito perguntas e o Repolítica apontará quais os candidatos que melhor se alinham às preferências políticas do eleitor.
Confuso sobre em que candidato votar? O site Repolítica promete ajudar na escolha. De interface amigável, o portal se propõe a encontrar o político que tenha mais afinidade com as prioridades do eleitor, fazendo com que o dinheiro por trás da campanha do deputado ou o tempo de propaganda televisiva do senador não interfiram no processo.
Para ter a sua resposta, o internauta deve entrar na página e responder até oito perguntas, que abordam desde a sua posição política preferencial (esquerda radical, direita moderada etc) até as duas áreas em que o político deveria investir mais (segurança, educação, meio ambiente etc).
O resultado é baseado nos dados dos portais Transparência Brasil e do Tribunal Superior Eleitoral
Outra seção do Repolítica traz a classificação dos candidatos com base em popularidade, competência e ética. É interessante notar que existe certa correlação entre os piores colocados nos itens popularidade e ética (Maluf é o lanterna de ambos) e que as celebridades dominam as últimas posições em termos de competência (Netinho é o pior e a Mulher Pêra é a antepenúltima). e nas opiniões deixadas pelos próprios internautas no site. Dos dois primeiros, tem-se, por exemplo, a quantidade de projetos relevantes sugeridos pelo candidato em seu último mandato e o número de processos movidos contra ele na Justiça. Sobre os juízos promovidos pelos usuários, há as características marcantes do político ou suas maiores qualidades.

Opiniões
O serviço está em seu início, portanto as opiniões dos internautas ainda são poucas, o que prejudica os resultados. No entanto, as informações do Transparência Brasil e do Tribunal Superior Eleitoral são organizadas de maneira simples, auxiliando o eleitor que não costuma visitar esses sites.
---------------------------------------------------------------------------------------------------

(19/08/2010 - 15h34)
Câmara e Senado lançam ferramentas para eleições
Rudolfo Lago

A Câmara dos Deputados e o Senado Federal criaram ferramentas para ajudar o eleitor na escolha consciente de seus candidatos. Uma página especial foi criada no portal da Câmara na internet, que reúne informações úteis para os eleitores. A página terá conteúdo atualizado diariamente e ficará no ar até o início da nova legislatura, que começa em fevereiro de 2011. A ideia é reunir tudo o que for sendo publicado pelos veículos de comunicação da Câmara (TV Câmara, Rádio Câmara, Jornal da Câmara e Agência Câmara de Notícias) sobre a renovação da Câmara, os novos deputados eleitos e a dinâmica das eleições brasileiras.Todo o material ficará disponível com um único click do internauta em um espaço do portal da Câmara.
O eleitor também terá acesso a documentários sobre a Constituição brasileira e o papel dos cargos eletivos, entre outros, além de programas de entrevista, campanhas de esclarecimento, artigos e textos explicativos sobre o sistema eleitoral, a organização política brasileira e o processo legislativo – esses últimos produzidos pela Consultoria Legislativa, pela Secretaria Geral da Mesa e pelo Centro de Documentação e Informação. Em espaço de destaque, a página oferecerá acesso direto às informações e serviços do Tribunal Superior Eleitoral.

O foco inicial do site, até o dia 3 de outubro, está em conteúdos voltados para a conscientização do eleitor sobre a importância do voto. Em reportagens especiais, será possível entender as mudanças na legislação eleitoral, como as trazidas pela Lei da Ficha Limpa, e o crescente papel da Internet e das redes sociais na campanha eleitoral.
Concluídas as eleições, a pagína terá ferramentas de consolidação dos resultados e fará reportagens acompanhando a apuração em cada estado.

Senado

O Senado, por sua vez, começará a veicular, a partir de hoje, propaganda nas TVs, rádios e outros espaços sobre a importância do voto consciente. A intenção da campanha, que tem o título de "Seu voto faz o Congresso Nacional), é diminuir os índices de abstenção nas votações para deputado e senador. Também haverá um jogo no formato quizz (de perguntas e respostas) chamado "Seleção Cidadão", que pode ser acessado a partir da página do Senado na internet.


Site/ Câmara: A Câmara nas Eleições
Site/Senado: Seu voto faz o Congresso
Fonte: http://congressoemfoco.uol.com.br/noticia.asp?cod_canal=1&cod_publicacao=34079
---------------------------------------------------------------------------------------------------

0 comentários:

Postar um comentário

Eventos

Eventos Acadêmicos - Por Feeds

O piso é lei!

O piso é lei!

Seguidores