Projeto do IX CONSIPLE
- Histórico
O IX Congresso SIPLE terá como temática principal “MUNDO, SALA E MENTE: PROCESSOS DE INSERÇÃO DO PORTUGUÊS ALÉM FRONTEIRAS, ENSINO E AQUISIÇÃO”.
O cenário é Brasília – 2010: avançada, afirmativa, conceitual. A língua que embala nosso encontro é o Português: idioma da paz, da alegria esperançosa, das novas realizações nas questões de meio-ambiente, cultura e ciência. Nosso propósito é discutir e propor caminhos para a oferta bem sucedida do idioma àqueles que o procuram, vindos de outras culturas e línguas. Trataremos do método, sim, mas também das idéias que o movem e o justificam, dos processos de aquisição no contato e de gestão do ensino nas aulas e nas extensões das salas, na descoberta de novas oportunidades de co-existência no planeta.
2. Objetivos
O VIII Congresso SIPLEtem como propósito reunir especialistas de todo o Brasil e de países onde se ensina o Português na condição de segunda língua (L2) ou língua estrangeira (LE), para apresentar propostas e debater as questões técnicas e políticas que norteiam a ampliação da oferta e melhoria da qualidade do idioma Português como língua de cultura e de ciência. Além do debate sobre o tema do ano, o CONSIPLE busca sempre estabelecer um fórum de debates sobre o ensino, nas diversas áreas dos estudos da linguagem; proporcionar uma integração dos pesquisadores, professores e alunos envolvidos com essa área; divulgar as pesquisas realizadas sobre o processo de ensino/aprendizagem de Português para falantes de outras línguas do Brasil e no exterior; promover a integração acadêmica da SIPLE com as instituições de ensino brasileiras e estrangeiras e de servir como fonte de informação e consulta à comunidade interessada no assunto, além de estimular o intercâmbio de idéias de cunho cultural, científico e tecnológico e contribuir para o aprimoramento e a divulgação de estudos nessa área das ciências.
3. Público-Alvo
O Congresso é dirigido aos agentes profissionais do ensino formal coletivo de línguas, os professores brasileiros e estrangeiros envolvidos no setor educacional, e agentes terceiros como autores de materiais e gestores de programas de ensino de PLE (Português como Língua Estrangeira) em escolas, universidades e empresas, instituições governamentais, pesquisadores, universidades, ONGs, associações, federações e à comunidade em geral. A estimativa, de acordo com a média de inscritos/participantes das últimas edições do CONSIPLE, é de um público aproximado de 250 (quinhentos) participantes.
4. TemáticasToda a estrutura do Congresso se orientará pelo tema central do evento e pelas áreas temáticas aprovadas pela Comissão Organizadora e listadas a seguir:
- Análise de aulas e do processo de ensino e aprendizagem do PLE nos contextos;
- Políticas para a introdução do PLE;
- Formação inicial ou continuada de aprendizes e professores de PLE, particularmente experiências reflexivas;
- Fontes da ação dos professores e alunos: crenças, estratégias e competências;
- Desenvolvimento da interlíngua dos aprendizes e tratamento de desvios e erros persistentes;
- Tecnologia apropriada, novas tecnologias, motivações e desenvolvimento de competências variadas em PLE;
- Língua-cultura no ensino de PLE;
- Recursos tradicionais e novos: gramáticas, dicionários, Internet; Orkut;
- Ensino comunicacional vivido e examinado;
- Criação de ambientes propícios à aquisição de competência comunicativa em PLE;
- Ensino à distância;
- Ensino-aprendizagem de línguas tipologicamente distantes.
A dinâmica dos trabalhos envolve sessões plenárias, apresentadas por professores convidados, mesas redondas, sessões de comunicações coordenadas e individuais além de pôsteres.
As atividades do CONSIPLE 2009 serão divididas em:
a) Conferências proferidas por especialistas, a partir do vetor geral de orientação do evento;
b) Mesas-redondas constituídas de apresentações de trabalhos de pesquisa de convidados, também a partir da orientação central do evento;
c) Sessões de comunicações individuais e sessões de comunicações coordenadas (por proposição de tópicos relacionados) atendendo às temáticas do evento;
d) Pôsteres: para apresentação de relatos de experiências, pesquisas em desenvolvimento e resultados de pesquisas de iniciação científica.
Os resumos dos trabalhos inscritos serão selecionados para apresentação num Caderno de Resumos mediante avaliação pela Comissão Científica, que foi constituída, para este fim.
6. Critérios para Seleção dos TrabalhosOs trabalhos enviados ao CONSIPLE 2009 serão encaminhados ao Conselho Científico do Evento, a quem cabe analisar e aprovar (ou não) as propostas de trabalhos apresentadas, seguindo os seguintes critérios:
1º) Inter-relação da proposta do trabalho com o tema do evento;
2º) Natureza científico-profissional das posições e argumentos assumidos (o trabalho não pode ter caráter aleatório ou comercial);
3º) Obediência aos padrões de apresentação dos resumos pré-definidos pela Comissão Organizadora do evento;
4º) Relevância técnica e científica;
5º) Linguagem e apropriação textual.
7. Submissão de Trabalhos15/08/2010: último dia para recebimento dos resumos de propostas de apresentações de comunicações e pôsteres.O resumo, acompanhado da ficha de inscrição devidamente preenchida, devem ser enviados para Christiane Moisés Martins, secretária da SIPLE, no end-el jr.anne@gmail.com
8. Taxas de Inscrição
Inscrição | Até 06/08 | De 07/08 a 30/09 | 06/10/10 |
Professores e outros profissionais | R$ 100,00 | R$ 120,00 | 140,00 |
Estudantes | R$ 60,00 | R$ 80,00 | 100,00 |
Pacote (inscrição+anuidade | Até 06/08 | De 07/08 a 30/09 | 06/10/10 |
Professores e outros profissionais | R$ 120,00 | R$ 140,00 | 160,00 |
Estudantes | R$ 80,00 | R$ 100,00 | 120,00 |
9. Programação
QUARTA-FEIRA – 06/10/2010 (1º Dia)
18h00 às 18h30 – Mesa de credenciamento, entrega do material e novas inscrições
18h30 às 19h00 – Sessão solene de abertura: Boas-vindas da SIPLE aos participantes
19h00 às 19h30 – Abertura Musical
19h30 às 20h30 – Mesa Plenária de Abertura – Tema: Estado da Arte nos estudos sobre
aprendizagem e aquisição e ensino de PLE - Prof. Dr. José Carlos Paes
de Almeida Filho – Universidade de Brasília: Ensino de PLE
21h00 – Coquetel
QUINTA-FEIRA – 07/10/2010 (2º Dia)
09h00 às 10h30 – Mesa Plenária Temática - Tema: Contextos Especiais/ Especialidades
Emergentes/Especiais de Ensino de PLE:
1 - Bilingüismo de Escola
2 - Bilingüismo de Fronteira
3 - Português como língua de herança de pais imigrantes – comunidades
brasileiras no mundo: Europa, África, EUA, Japão
4 - Comunidades trabalhadoras transplantadas
5 - Minorias Lingüísticas nas escolas
10h30 às 11h00 – Café e Papo11h05 às 12h00 – Debates
12h05 às 14h25 – Almoço
14h30 às 15h25 – Conferência Plenária “Aspectos da inserção de cultura brasileira na experiência
de adquirir PLE”
15h30 às 16h10 – Sessão de Debates
16h25 às 17h55 – Café e Papo
18h00 às 19h00 – Sessão de comunicações
19h15 ás 20h00 – Sessão Musical: Modinhas do Império até Chiquinha Gonzaga e recital de viola
caipira
SEXTA-FEIRA – 08/10/2010 (3º Dia)
09h00 às 09h55 – Palestra Plenária - Aprender Português a partir do Espanhol – Contribuições
para o Estado da Arte. Debates
10h00 às 10h25 – Pausa para café
10h30 às 12h00 – Mesa Plenária - Formação de Professores de PLE
12h05 às 14h00 – Almoço
14h05 às 14h55 – Conferência Plenária - Gramáticas brasileiras e o professor de PLE
15h00 às 15h25 – Café e Papo
15h30 às 16h30 – Sessão de Comunicações
16h30 às 17h30 – Assembléia SIPLE, Votação da Diretoria e Sessão de Encerramento
10. Comissão Organizadora
Presidente da Comissão Geral
Prof. Dr. José Carlos Paes de Almeida Filho – UnB
Coordenação da Comissão OrganizadoraProfª. Drª. Lucia Maria de Assunção Barbosa - UnB
Membros da Comissão Organizadora
Prof. Dr. Kleber Aparecido Silva – UnB
Profª Drª Maria Luisa Ortiz Alvarez- UnB
Prof. Fabrício Müller – Casa do Brasil, Buenos Aires - Argentina
Profª MS. Christiane Moisés Martins – UnB
Profª MS. Marilena Bomfim - UnB
Profª Cristiane Miranda Vaz – UnB
11. Comissão Científica
Prof. Dr. Kleber Aparecido da Silva - UnB
Profª. Drª. Edileise Mendes - UFBA
Prof. Dr. Nelson Viana - UFSCAR
Brasília, 13 de julho de 2010.
Prof. Dr. José Carlos Paes de Almeida Filho
0 comentários:
Postar um comentário