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(SP) IX Seminário de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa: Linguagens e culturas no ensino de língua e na formação do professor

Local: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – Avenida da Universidade, 308, Cidade Universitária, São Paulo, SP.
Site: http://www2.fe.usp.br/~lalec/smelp2010/index.html

Em tempos de prestígio da mídia digital como uma das tecnologias da interação (TARDIF & LESSARD, 2005) com presença cada vez mais significativa nas práticas escolares, com a possibilidade de se ter, no espaço da sala de aula, um computador por aluno, parece estarem dadas condições conjunturais renovadas para refletir sobre como diferentes linguagens e culturas se configuram nas práticas de ensino e na formação do professor de português.
O pano de fundo para pensar esse processo é a concepção de linguagem como prática social e de escola como “forma híbrida” (v. TARDIF & LESSARD, 2005, p. 100), agência cuja função é garantir e incrementar modos de circulação e de acesso à produção cultural destinada à formação das crianças e dos jovens, tarefa complexa considerando-se as práticas de linguagem de comunidades de grandes centros urbanos, como São Paulo.
O IX Seminário de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa (IX SEMELP), a ser realizado no período de 29 a 30 de setembro de 2010, propõe abrir um espaço para a discussão sobre como linguagens e repertórios culturais são (e podem ser) incorporados no currículo da formação docente e no currículo do cotidiano das práticas de ensino de língua, com base nas seguintes questões:


  • como lidar com a tensão entre conteúdos tradicionais e cultura contemporânea, incluindo as novas tecnologias?


  • quais os desafios didáticos que as diferentes linguagens e os múltiplos repertórios culturais colocam para a sala de aula de língua portuguesa, bem como para os demais espaços em que as práticas escolares ocorrem, como a Biblioteca Escolar ou Sala de Leitura e o Laboratório de Informática?


  • qual a formação inicial possível para incorporar as diferentes linguagens e os múltiplos repertórios culturais ?


  • como contemplar os desafios mencionados na prática do estágio em docência?
Com base no propósito geral e nessas questões, são objetivos do IX SMELP:


  1. Difundir novas abordagens e perspectivas oriundas da pesquisa universitária, das atividades dos estagiários e das experiências de ensino;


  2. Apresentar e discutir resultados de pesquisas e de novas experiências no campo da Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa;


  3. Identificar e ampliar possibilidades de cooperação entre a universidade e a escola básica no que tange ao ensino de Língua Portuguesa;


  4. Promover o intercâmbio entre professores do ensino fundamental, médio e superior e de estudantes;


  5. Discutir novas demandas e novas perspectivas de abordagens para o ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Lingüística.
  6. Propor novas reflexões sobre formação inicial e contínua de professores de Língua Portuguesa;


  7. Refletir sobre a conjuntura atual mais ampla na qual ensinamos a Língua Portuguesa, mapeando o estado da arte do ensino de Língua Portuguesa, efetivamente praticado no Brasil, em especial no que diz respeito à organização do espaço e do tempo da aula de língua materna;


  8. Refletir sobre o que significa produzir conhecimento e fazer pesquisa na área de metodologia de ensino de Língua Portuguesa de modo a fortalecer a reflexão sobre a formação de professores de Língua Portuguesa que se faz nas Universidades, enfatizando a docência, a pesquisa e a extensão;


  9. Questionar o conceito de Metodologia de ensino de Língua Portuguesa e, conseqüentemente, discutir as especificidades do trabalho de “ensinar” uma língua materna para falantes nativos;


  10. Discutir sobre em que medida “a metodologia de ensino” de língua materna se apropria dos conhecimentos produzidos em outras áreas (Lingüística, Lingüística Aplicada, Teoria e Crítica Literárias etc.) de modo a produzir suas especificidades;


  11. Promover a socialização dos trabalhos dos alunos resultantes de seus estágios; e


  12. Identificar e ampliar possibilidades de cooperação entre as universidades brasileiras

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