- Inclusão escolar: inclusão nos espaços escolares em tempos de Modernidade Líquida - Dr. Maria Isabel Lopes (UNIVATES) Leia Mais
Mediante exposição da teoria de Zygmunt Bauman, pretendo refletir sobre a Inclusão Social e Escolar a partir dos textos apresentados por esse pensador acerca da condição humana na era do acesso que cada vez mais altera o ritmo dos processos vitais de nossa atual ordem social. Exponho as potencialidades humanas impostas pela sociedade de consumo e pelo efeito nocivo gerado pela moda na subjetividade individual, submetida, em geral, às regras da necessidade de aceitação social na vida coletiva. Bauman desenvolve o conceito de “liquidez humana”, situação que se manifesta indubitavelmente nos diversos âmbitos de nosso fracassado projeto civilizatório, em decorrência da transformação do ser humano, singular, em objeto de consumo, descartável, situação, portanto, que se manifesta mesmo nas relações interpessoais cotidianas.
- Saberes e práticas em Educação Ambiental: princípios norteadores e jogos Dr. Jane Mazzarino e Ms. Cátia Gonçalves (UNIVATES)
- Pedagogias do corpo: práticas corporais na escola contemporânea - Ms. Silvane Isse (UNIVATES) Leia Mais
O corpo tem sido tema de inúmeros estudos e discussões no campo escolar. No entanto, a escola, muitas vezes, torna invisível a cultura corporal de seus estudantes. O minicurso discutirá a cultura corporal infantil e adolescente e as práticas corporais que têm sido desenvolvidas nas instituições escolares contemporâneas, bem como experiências inovadoras no campo da cultura corporal.
- Práticas pedagógicas: espaços, tempo e tecnologias - Ms. Daiani Clesnei da Rosa (UNIVATES) Leia Mais
Tempos flexíveis e líquidos. Espaços fluidos onde tudo escoa. Os códigos também se embaralham: Educação, Filosofia, Arte, Literatura. Entre o corpo e o pensamento, a língua e o estilo, a expressão e o conteúdo, a artistagem e a docência há somente contágios. Seriam os currículos também nômades? Quais as variações do tempo na escola? Pensamento e escritura podem subverter o tempo da escola?
- Filosofia com crianças: a arte de educar o pensamento - Dr. Altair Fávero (UPF) Leia Mais
As discussões sobre a inserção da filosofia no currículo das escolas de ensino fundamental tem se tornado constante nas últimas décadas, em torno das quais estão mobilizados educadores, pesquisadores e autoridades educacionais preocupados com a melhoria do processo educacional protagonizado pela escola. O minicurso abordará sobre o significado da presença da filosofia na escola, mostrando de que maneira sua inserção pode contribuir para educar o pensamento e desta forma melhorar o processo educativo/formativo de crianças e jovens. Desta forma nosso objetivo é socializar um conjunto de argumentos a favor da inserção da filosofia no ensino fundamental, ancorada na exitosa proposta teórico-metodológica mundialmente conhecida como Educação para o Pensar, projetada por Matthew Lipman na década de 1960; de outro lado, pelas diversas experiências de filosofia ocorridas na região de Passo Fundo sob a responsabilidade do Núcleo de Educação para o Pensar (NUEP). Para isso num primeiro momento do curso serão apresentados argumentos que intentam justificar a presença da filosofia no ensino fundamental e, posteriormente, será apresentada a proposta de Matthew Lipman para a inserção da filosofia no ensino fundamental.
- Violência e contemporaneidade: Pensando sobre o contemporâneo e suas repercussões na subjetividade - Ms.Olinda Saldanha e Ms. Vilene Moehlecke (UNIVATES) Leia Mais
O tema da violência é bastante discutido atualmente. Violência se faz presente nas diversas relações cotidianas, nos espaços urbanos, ou mesmo familiares. Vemos que tal tema já caiu em uma total banalização nos mais diversos contextos. Podemos nos questionar quais são os efeitos de tais relações na subjetividade? Ou, dito de outro modo, como podemos vislumbrar as conseqüências de um encontro que se faz a partir de uma relação de poder de exploração/dominação, como diria Foucault, no sentido de diminuir a potência de agir do corpo? Há que se propor outros encontros, que busquem uma composição recíproca de ideias e afetos e primem por uma ética que expanda a vida em sua multiplicidade. Por outro lado, também recorremos a Deleuze, quando ele diz que nós pensamos a partir de uma violência, ou seja, precisamos ser forçados a pensar, para promover uma abertura de afetos, valores e saberes e, a partir daí, promover a transformação do pensar e do agir nas relações cotidianas e nos processos da subjetivação. Por meio de um movimento forçado, de abertura ao mundo, um sujeito experimenta o pensar e abdica de sua atual condição, para investir em uma produção desejante e singular, envolta em novos sentidos e saberes sobre a vida.
- Subversões do tempo na escola:pensamento e escritura: Educação, Filosofia, Arte, Literatura - Dr.Angélica Munhoz (UNIVATES) Leia Mais
Tempos flexíveis e líquidos. Espaços fluidos onde tudo escoa. Os códigos também se embaralham: Educação, Filosofia, Arte, Literatura. Entre o corpo e o pensamento, a língua e o estilo, a expressão e o conteúdo, a artistagem e a docência há somente contágios. Seriam os currículos também nômades? Quais as variações do tempo na escola? Pensamento e escritura podem subverter o tempo da escola?
- O tempo no ECA e o ECA no tempo: justiça restaurativa - um espaço para a paz Promotor de Justiça Sérgio Dienfenbach
- Leitura fragmentada e produção de sentidos: o ato de ler em tempos líquidos e espaços fluidos (UNIVATES) - Ms.Marlene Isabela Bruxel Spohr
17h30-19h30: Apresentações artísticas e grupos de discussão
Documentário: comentário Prof. Mateus Dalmáz
19h30: Peça coreográfica: Tempo fluido - Bailarina Maria Alice Poppe/Coreógrafo: Maurício de Oliveira
20h30: Conferência: Tempos líquidos e espaços fluidos - Prof.ª Dr.ª Thereza Rocha (UniverCidade/RJ)
17 de setembro
8h30 - Conferência: Em busca do tempo de ser - Prof. Dr. Paulo Schneider (UNIJUÍ)
13h30-17h30: GTs - Comunicações
Local: SALAS DO PRÉDIO 7
- Educação e ambiente - Jane Mazzarino
- Violência e contemporaneidade - Fernanda Nummer
- Inclusão e Cultura - Shirlei Inês Mendes da Silva
- Tecnologia, Educação e Pós-Modernidade - Rogério José Schuck
- Práticas pedagógicas em espaços educativos formais e não-formais - Maria Isabel Lopes
- Diálogos sobre o corpo - Silvane Fensterseifer Isse
- Arte, linguagem e contemporaneidade - Angélica Vier Munhoz
19h30: Conferência: Espaços abolidos e tempos multiplicados: um mundo deslinear Prof. Dr. Luís Alberto Oliveira (Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas)
18 de setembro
8h30: Conferência: Conectando solidões: o papel da internet em comunidades geograficamente isoladas - Escritor Ismael Caneppele
9h30: Apresentação de filme e debate: Os famosos e os duendes da morte - Escritor Ismael Caneppele
12h: Encerramento
Total: 32H
Site: http://www.univates.br/handler.php?module=univates&action=view&article=3016 |
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