Se ligue nos eventos, professor!

(RS) Seminário Internacional de Texto, Enunciação e Discurso (SITED)

Informações: www.pucrs.br/eventos/sited

O Núcleo de Estudos do Discurso do Programa de Pós-Graduação em Letras da Faculdade de Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) reúne em Porto Alegre – entre os dias 30 de agosto e 3 de setembro de 2010 – especialistas do Brasil e do exterior para refletirem sobre estudos relativos ao texto, à enunciação e ao discurso.

Considerando a importância do estudo da língua viva, em situações concretas, o Seminário Internacional de Texto, Enunciação e Discurso propõe-se, a partir de diferentes enfoques, aprofundar teorias e metodologias que tratam da linguagem em suas diferentes materializações.

Ao se valorizar a diversidade de práticas discursivas, voltadas para fins específicos, faz-se necessário abrir espaço para a discussão teórico-metodológica sobre as possibilidades de abordar a constituição dos discursos e as relações de sentidos que emergem em condições reais. Nessa perspectiva, partindo do eixo temático texto, enunciação e discurso, o Seminário propõe o debate e o desenvolvimento de reflexões sobre interfaces instauradas de modo a criar conhecimento sobre abordagens atuais dos estudos da linguagem.



Objetivos
Objetivo Geral
Estimular a reflexão sobre teorias enunciativas, teorias do discurso e do texto que estudam o uso da língua em diferentes concretizações.

Objetivos Específicos
  • Discutir sobre diferentes teorias enunciativas que tratam do discurso;
  • Aprofundar reflexões em torno de análises discursivas;
  • Ampliar a compreensão de teorias que envolvem os estudos do texto em suas diversas materializações;
  • Lançar um olhar crítico sobre o trabalho com textos em sala de aula.

Público-alvo:
Pesquisadores, professores, especialistas e estudantes de letras, linguística, linguística aplicada, literatura ou áreas afins, como filosofia, comunicação, ciências sociais, psicologia e educação.

Local: Campus Central da PUCRS:
Curso pré-congresso: 30 e 31 de agosto
Auditório do Prédio 08, sala 305

Seminário Internacional de Texto, Enunciação e Discurso: 1, 2 e 3 de setembro
     • Conferências e Mesas-Redondas: Auditório do Prédio 09
     • Minicursos e Sessões de Comunicação Temática: salas de aula do Prédio 08.

0 comentários:

Postar um comentário

Eventos

Eventos Acadêmicos - Por Feeds

O piso é lei!

O piso é lei!

Seguidores