Se ligue nos eventos, professor!

Prêmio Vivaleitura 2010 prorroga prazo para inscrições

Prêmio Vivaleitura 2010 prorroga prazo para inscrições
O prêmio Vivaleitura 2010 prorrogou o prazo final para a inscrição de projetos para o dia 2 de agosto. Até esta data, trabalhos de incentivo à leitura de todo o país poderão ser inscritos pelo site www.premiovivaleitura.org.br - ou por correio (Caixa Postal 71037-7 - CEP 03410-970 - São Paulo, SP).
A iniciativa que tem como objetivo estimular e reconhecer experiências relacionadas à leitura. Trabalhos desenvolvidos por instituições, empresas, órgãos públicos e pessoas físicas do país podem se inscrever nesta quinta edição do prêmio.
São três as categorias possíveis para a inscrição: Bibliotecas públicas, privadas e comunitárias; Escolas públicas e privadas; e Sociedade: empresas, ONGs, pessoas físicas, universidades e instituições sociais. Cada uma concorre a um prêmio de R$ 30 mil.
O Vivaleitura é uma iniciativa da Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), dos ministérios da Cultura e da Educação.
Os finalistas deste ano serão anunciados em outubro e a premiação está prevista para acontecer em novembro. Informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-7700987. As ligações são gratuitas.

Projeto Criança e Consumo e Andi oferecem bolsas para TCC
O Projeto Criança e Consumo, em parceria com a Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi), promove a quarta edição do Concurso de Bolsas para Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), por meio do Programa InFormação. As inscrições terminam em 20 de julho.
Serão oferecidas sete bolsas de estudo no valor de R$ 350 mensais, durante seis meses, para estudantes de todo o Brasil.
Serão contempladas áreas do conhecimento como direito, comunicação, jornalismo, pedagogia, psicologia, entre outras que tenham interface com o tema "Criança, Consumo e Mídia" ou com os subtemas "Desafios para a Aurorregulamentação da Publicidade" e "A relação entre a publicidade e a expansão do consumo das classes C e D no Brasil".
Para se inscrever ou saber mais sobre o concurso de bolsas, acesse o site www.informacao.andi.org.br


Programa estimula que universidades ofereçam para alunos da rede pública atividades extracurriculares
O Ministério da Educação (MEC) lançou o programa Novos Talentos. Desenvolvido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O objetivo é estimular a realização de cursos e oficinas ou atividades equivalentes no período de férias das escolas públicas ou em horário que não interfira na frequência escolar.
As atividades serão desenvolvidas em universidades públicas, laboratórios e centros avançados de estudos e pesquisas, museus e outras instituições, como empresas públicas e particulares.
Instituições públicas de educação superior têm até 23 de julho para encaminhar propostas de oferta de atividades. Os projetos serão analisados, acompanhados e avaliados pela Capes, por meio de ambientes virtuais e visitas in loco.
Mais informações no edital, pelo endereço eletrônico novostalentos@capes.gov.br ou pelos telefones (61) 2022-6568 e 2022-6564.

Concurso premia redações sobre professores
O Instituto Votorantim lançou a segunda edição do Concurso Tempos de Escola. A iniciativa premiará redações de alunos do ensino fundamental (5º ao 9º ano), ensino médio (1º ao 3º ano) e alunos da educação de jovens e adultos (EJA) de até 29 anos, que estudam nas escolas públicas dos 41 municípios participantes do projeto Parceria Votorantim pela Educação.
A proposta, este ano, é que os alunos resgatem histórias de professores que inspiraram e influenciaram positivamente a trajetória escolar de seus pais, familiares ou pessoas conhecidas na comunidade ou cidade onde vivem, por meio de entrevistas.
A redação deve abordar o tema “professores que marcaram a vida escolar das pessoas da minha comunidade” e pode ser complementada com a visão do aluno sobre a sua relação com a escola.
  Serão premiadas até duas redações por município, uma em cada categoria (ensino fundamental e médio). As inscrições podem ser realizadas até 31 de agosto de 2010 no site do Blog Educação.

Curso gratuito de redação e gramática da USP abre inscrições
O Redigir, projeto de extensão universitária formado por alunos da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, abre inscrições para o segundo semestre de 2010. Serão três prazos: de 17 a 19 e de 24 a 26 de junho e de 29 a 31 de julho.
O curso, que promove o ensino de redação e gramática, é gratuito e direcionado para pessoas maiores de 16 anos que estudaram ou estudam em escola pública. A seleção é feita a partir de critérios socioeconômicos, e não serão aceitas inscrições de alunos de universidades públicas.
Os documentos necessários são: cópia do RG, cópia do comprovante de escolaridade e cópia do comprovante de renda do candidato e daqueles que moram com ele. O candidato deve fazer a inscrição pessoalmente no Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA (Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária, São Paulo).
O Redigir nasceu em 1999 em uma iniciativa de alunos da ECA com a proposta de usar a Língua Portuguesa como instrumento de cidadania.
Mais informações pelo telefone (11) 3037-0618 ou pelo email projetoredigir@gmail.com

Prêmio Escola Voluntária recebe inscrições até 15 de julho
O Prêmio Escola Voluntária recebe inscrições até o dia 15 de julho. O objetivo da iniciativa é reconhecer projetos sociais de instituições de ensino que promovam o trabalho voluntário entre os alunos.
Podem participar escolas dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Bahia e Santa Catarina, além do Distrito Federal. As vencedoras receberão prêmios em dinheiro, valor que deverá ser destinado ao projeto. Um professor, escolhido entre as escolas finalistas, também será premiado.
Qualquer escola, pública ou particular, pode se inscrever desde que o projeto esteja em operação pelo menos desde o começo do ano letivo de 2010, e que alunos regularmente matriculados no 9º ano (ou 8ª série) do ensino fundamental ou em qualquer série do ensino médio participem.
As inscrições podem ser feitas no site www.escolavoluntaria.com.br ou então pelo correio. A escola deverá enviar a ficha de inscrição preenchida para a Rua Radiantes, 13, Morumbi, São Paulo, SP, CEP 05614-900.

Prêmio Escola 2010, da Unesco, recebe inscrições
Iniciativa da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), o Prêmio Escola 2010 vai selecionar as melhores histórias em quadrinhos sobre prevenção às DSTs/Aids, à gravidez na adolescência e ao uso de drogas. O objetivo é o de estimular as escolas desenvolverem ações sobre os temas do concurso nas escolas.
Podem concorrer instituições de ensino públicas e particulares de educação infantil, fundamental e médio. Cada escola poderá enviar uma única história em quadrinhos e o trabalho pode ser coletivo. Entretanto, o aluno coordenador do trabalho e o professor responsável pela condução da atividade na escola devem estar indicados na ficha de inscrição.
As histórias em quadrinhos devem ser enviadas até o dia 31 de agosto de 2010 para: SAS Quadra 5, Bloco H, lote 6,  Ed. CNPq/Unesco, 9º Andar. CEP: 70.070-914, Brasília – DF.
A ficha de inscrição está no site http://eventos.unesco.org.br/premioescola/. Para saber sobre os prêmios ou outras informações, também acesse a página Internet.

Inscrições para o Programa Jovens Embaixadores vão até dia 5 de agosto
Estudantes da rede pública de ensino de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal têm até o dia 5 de agosto para se inscrever no programa de intercâmbio cultural “Jovens Embaixadores 2011”, promovido pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil. Os 35 finalistas do programa participarão de um intercâmbio de três semanas nos EUA, com todas as despesas pagas.
Podem participar estudantes do ensino médio da rede pública entre 15 e 18 anos. O candidato deve ter bom rendimento escolar, participar de atividades comunitárias há pelo menos um ano, ter boa fluência oral em inglês e renda familiar baixa.
  As pré-inscrições devem ser feitas até 5 de agosto de 2010 no site: http://www.embaixadaamericana.org.br/ya-index.php. A Embaixada dos Estados Unidos promoverá um “chat” na Internet para tirar dúvidas e trocar ideias sobre o programa em 2 de julho, às 15h. Para participar é preciso acessar o link: http://webchat.embaixada-americana.org.br/.
  O processo seletivo pode ser acompanhado pelo Facebook: http://www.facebook.com/EmbaixadadosEUA.BR

Fonte: http://aprendiz.uol.com.br/content/thicestopu.mmp

0 comentários:

Postar um comentário

Eventos

Eventos Acadêmicos - Por Feeds

O piso é lei!

O piso é lei!

Seguidores