Se ligue nos eventos, professor!

(MA) XII Encontro Maranhense dos Estudantes de Letras (EMEL)


O XII Encontro Maranhense de Estudantes de Letras - EMEL, a ser realizado em janeiro de 2010 na Universidade Federal do Maranhão - UFMA, traz o seguinte tema:


Reconstruindo a Atenas Brasileira: um novo olhar sobre o Maranhão das Letras

Data: 15 a 18 de Janeiro
Local: 
Centro de Ciências Humanas (CCH) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Nosso objetivo é unir os estudantes de Letras de todo o estado em torno de questões relativas à nossa cultura, à nossa literatura, à nossa produção científica, aos nossos problemas. A insistência no "nossa(o)" se dá devido ao fato de que somente NÓS temos interesse em discutir tais temas,
porque é a nós que dizem respeito e, sem eventos como este que pretendemos fazer, jamais alcançaremos destaque no cenário nacional.

Constatamos que o maior problema dos estudantes e nos cursos de Letras como um todo (postura de professores, coordenadores etc.) é a crença de que oMaranhão é um estado carente, de pessoas mal-educadas, além da ideia implícita de que nunca seremos nada mais que meros copiadores e consumidores do que vem defora.

Essa tendência se confirma nos eventos, em que os minicursos mais procurados são sempre aqueles cujos professores são do Centro-Sul,assim como as palestras, oficinas etc.; nos livros estudados, quequase nunca são de maranhenses, a despeito da produção existenteno MA; e na falta de interesse por autores literários maranhenses,como um de nossos executivos estaduais, Moisés Abílio, e muitos outros, que devem ter seutalento e esforço reconhecidos.

É evidente que não desconsideramos as condições de desenvolvimento humano de nosso estado, contudo não podemos ignorar nossa riquíssima memória científico-cultural, principalmente no âmbito literário, o que já rendeu a São Luís o epíteto de “Atenas Brasileira”, a que aludimos em nosso tema. O Maranhão é talvez o estado do Nordeste que mais “gerou” escritores na história da Literatura Brasileira, e está entre os estados do Brasil com a maior quantidade de poetas e literatos consagrados, como Graça Aranha, Gonçalves Dias, Arthur Azevedo, Aluísio de Azevedo, Ferreira Gullar, entre outros.

Assim, buscando alterar o quadro de servilismo cultural da sociedade maranhense, e dando continuidade à tradição e importância de um fórum desse patamar, que ao longo do tempo já esteve consolidado como um dos maiores encontros estaduais, é que sentimos a necessidade e o prazer em apresentar esse projeto para que possa ser discutido e construído propostas para engrandecer e reativar o curso de Letras no estado do Maranhão.

Site para maiores informações: http://emel2010.blogspot.com/





Inscrições abertas para Minicursos e Oficinas

Olá,

Segue abaixo a lista de minicursos e oficinas do EMEL.
Não é necessário se inscrever nas demais atividades do Encontro, somente nestas.
Temos limites variados de vagas, por isso pedimos que sigam este procedimento:

Envie um e-mail para xiiemel.academica@hotmail.com , informando:

Nome:
Instituição:
Matrícula:
Telefone/Celular:

Minicurso
Opção 1: Nome do Minicurso
Opção 2: Nome do Minicurso
Opção 3: Nome do Minicurso

Oficina
Opção 1: Nome da Oficina
Opção 2: Nome da Oficina
Opção 3: Nome da Oficina


OBS.: Caso sua 1ª opção seja um minicurso/uma oficina que já esteja lotado(a), colocaremos você na 2ª opção e assim sucessivamente.
É para isso que servem as opções, não quer dizer que você vai escolher uma delas durante o evento.

No momento do credenciamento, você saberá em que minicurso/oficina ficou.

Minicursos

1. COELHO NETTO: UMA LÂMPADA DEBAIXO DA CAMA – Prof. Claunísio Amorim Carvalho - Teólogo/Especialista em Ciências da Religião (ambos pela FATEH), Administrador (UEMA), Historiador (UFMA)
Este minicurso objetiva tratar da pessoa e da obra do escritor maranhense Henrique Maximiliano Coelho Netto (1864-1934), o famoso desconhecido. CANCELADO

2. LITERATURA E CINEMA: PÁGINAS EM CENA - Juliana Belo (graduada Letras – UFMA) e Giselle Lisboa (graduada Letras – UFMA)
O minicurso objetiva investigar o contato entre as linguagens literária e cinematográfica, a fim de perceber suas nuances e possibilidades de diálogo.

3. “ATHENAS BRASILEIRA”: A INVENÇÃO DE UMA TRADIÇÃO- Helayne Xavier (graduada HST - UFMA)
Com este curso, pretendemos investigar o contexto histórico da construção do epíteto “Athenas Brasileira”, suas causas, seus atores e sua ideologia, para compreender a invenção dessa tradição.

4. O REI ARTUR NA HISTÓRIA E NA LITERATURA - Profa. Dra. Adriana Zierer (UEMA)
O objetivo do curso é apresentar os elementos do mítico rei Artur nos relatos medievais. O rei Artur está associado a diversos atributos. Uma das suas imagens nos relatos de origem latina é a de ser um guerreiro invencível. Está também associado à prosperidade, justiça e ao caldeirão da abundância/Graal. Portanto, serão analisadas as várias imagens de Artur na literatura medieval.

5. LEITURA E REESCRITA DE MUNDO ATRAVÉS DA ORALIDADE E TEXTOS JORNALÍSTICOS NO CONTEXTO DO ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO (Prof. Esp. Marco Aurélio (UEMA – Pedreiras), com os alunosGlennda Sorhaya Lima Cordeiro, Thomas Antonio de Sousa Vieira e Valdetânia Ferreira Lima, formandos em Letras)

6. FONÉTICA BÁSICA DA LÍNGUA INGLESA - Profa. Esp. Natércia Garrido
Este minicurso tem como objetivo apresentar os princípios básicos da estrutura fonética da língua inglesa, com ênfase nos sons que não são usualmente produzidos pelo falante nativo de língua portuguesa e que trazem mais dificuldade ao desenvolvimento da habilidade oral na aprendizagem de inglês como segunda língua.

7. LITERATURA INFANTO-JUVENIL – Profa. Esp. Edneide Santos
A literatura como manifestação da cultura e da arte tem sua história. Nesse sentido, o presente mini-curso pretende apresentar um panorama da gênese e da evolução histórica da literatura infanto-juvenil, desde as fontes orientais até as tendências atuais brasileiras, destacando seus autores e a contribuição de suas obras como veículo formador da mentalidade crítica.

8. O NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO: O QUE MUDA E O QUE NÃO MUDA NA ESCRITA DA LÍNGUA PORTUGUESA - Ana Carusa Pires Araujo; Edilane Ferreira Noronha Melo (ambas da FAMA)
Durante muitos anos, os estudiosos fizeram inúmeras tentativas para unificar a língua portuguesa, sendo somente sua concretude definida a partir de 2009. O novo acordo ortográfico surgiu com o intuito de padronizar a escrita da língua portuguesa em todos os países que a tem como língua oficial, isto é, falada em Portugal, Brasil, Angola, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e, posteriormente, por Timor Leste. Assim, o presente minicurso tem como finalidade observar quais as mudanças mais importantes, principalmente para a língua portuguesa falada no Brasil.
9. COMPETENCIA COMUNICATIVA: LA ENSEÑANZA-APRENDIZAJE DE LA LENGUAESPAÑOLA PARA INICIANTES - Renata Silva (CII) e Raquel Frazão (Escola Educando 2)
Teniendo como base el latin vulgar, el español es hoy uno de los idiomas más hablados del mundo, siendo el segundo más importante y el tercero más hablado, con alrededor de 400 millones de hablantes nativos. Es la lengua oficial de España, de Guinea Ecuatorial y de diecinueve países de Latinoamérica. Además de eso, es importante que se sepa que el español ejerce hoy, una gran importancia en el entorno turístico, comercial, profecional, bien como cultural. Todo eso muestranos lo cuan es importante, necesario y útil, aprender la lengua española y, porque no decir, valerse de ella como lengua segunda (L2). Por ello se propone, a través de ese mini-curso, presentar, de manera instrumental, la lengua española a todos a quellos que desean dar el primer paso rumbo al aprendisaje de esa lengua.

10. A GÍRIA E SEU USO DIANTE DE SITUAÇÕES COMUNICATIVAS – Profa. Priscila Karina Santos Moreno
Esse minicurso situa-se na área da Sociolingüística e tem por finalidade estudar o uso de gírias como um recurso comunicativo de grupo, bem como colaborar para a extinção da visão preconceituosa acerca dessa linguagem a partir da demonstração das principais gírias encontradas no universo dos jovens de São Luís - MA, esclarecendo sua importância e utilização como processo sociolingüístico variacionista.





Oficinas

1. LE FRANÇAIS, C’EST FACILE! - Profa. Ms. Eva Chatel
oficina se dirige àqueles que nunca estudaram a língua francesa ou a iniciantes e objetiva apresentar elementos fundamentais para a comunicação e desmitificar o francês como uma língua difícil de ser aprendida.

2. CRIAÇÃO LITERÁRIA - Profa. Ms. Maria Aracy Bonfim (DELER – UFMA)
O processo criativo dividido em duas partes: 1) teórica, em que serão analisados autores, trechos de obras e detalhes peculiares de seus estilos e 2) prática, em que os participantes deverão criar seus textos para apreciação e análise durante a própria oficina.

3. RPG: UMA ABORDAGEM LÚDICA PARA O ENSINO DA HISTÓRIA E DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA - Richard Pinto (graduado Letras – UFMA)
O presente trabalho tem como finalidade desenvolver uma experimentação das potencialidades educacionais do RPG enquanto metodologia de ensino que promova a reflexão a respeito da necessidade de reconhecer a importância das populações de matiz africana na construção histórica, cultural e social do Brasil. Previamente à oficina será produzido pelo ministrante um encarte de RPG didático para ser abordando os conteúdos propostos. A oficina será um treinamento para que os participantes tornem-se aptos a aplicá-lo em sala de aula e a produzir seus próprios materiais. Os participantes terão uma experiência de jogo onde os conteúdos serão passados através da história que será construída em conjunto.

4. CONTOS E LENDAS AFRICANAS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM RESGATE AO ENCANTAMENTO DA LEITURA E O RESPEITO À DIVERSIDADE CULTURAL - Profa. Esp. Cristiane Araujo Lima (UEMA)
O uso de contos e lendas na sala de aula pelos professores de língua portuguesa é uma tentativa de introduzir uma nova maneira de aquisição lingüística e de ampliação da visão sobre novas culturas, utilizando a temática África. A proposta para tal introdução versaria pela interdisciplinaridade. (...) o presente trabalho intenta em exaltar e valorizar o encantamento da leitura e o respeito à diversidade cultural tão preconizado nessa sociedade multicultural.

5. LIBRAS EM CONTEXTO - Márcio Pinheiro (graduando UEMA, intérprete de LIBRAS) e Alisson Ramalho (graduando UEMA)
Apresentação teórica sucinta sobre a origem, legislação, particularidades lingüísticas e aspectos fonológico, semântico e sintático da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS. Datilologia (alfabeto manual), os cinco parâmetros de formação de sinais, os numerais, saudações e alguns verbos e substantivos nessa língua. Aplicação em possíveis situações do cotidiano e em diversos ambientes (escola, trabalho, lojas, etc) e contextos. Utilização de dinâmicas para o desenvolvimento de maior consciência e desenvoltura das expressões faciais e corporais (que são de suma importância para a comunicação em LIBRAS). Bingo educativo em LIBRAS, em que as cartelas contêm nomes na Língua Portuguesa que deverão ser marcados caso seja sorteado e executado pelo instrutor em Língua de Sinais.

6. ARTE, PALAVRA E IMAGEM NOS LIVROS INFANTO-JUVENIS - Profa. Esp. Edneide Santos
Em uma obra literária tanto a palavra escrita como a imagem tem seu valor. Se a palavra tem significado, a imagem também tem, pois se é verdade que o texto nos remete a uma imagem, ilustrada ou não na obra, é verdade que a imagem também nos remete ao texto, uma vez que exerce um papel narrativo. E tudo isso é arte. Nesta perspectiva, a oficina 'Arte, Palavra e Imagem nos Livros Infanto-Juvenis', foi planejada com a pretensão de apresentar um breve histórico da ilustração no livro infanto-juvenil, pontuando sua importância, o seu significado e sua contribuição para a obra literária de crianças e jovens, bem como desenvolver possibilidades de trabalho de leituras de imagens de maneira significativa e prazerosa.



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