Se ligue nos eventos, professor!

(AP) I EAPEL (Encontro Amapaense dos Estudantes de Letras)



Teoria x Prática: 
perspectivas para o ensino de Língua Portuguesa e Literatura.
Data: 07 a 10 de Junho
Local: 
Universidade Estadual do Amapá - UEAP

Site Principal: http://www.eapel2010.webnode.com.br/




Carta de Apresentação ou um convite à ousadia

O conjunto dos estudantes de letras organizados e mobilizados na luta pela melhoria de seus cursos e de suas universidades e consequentemente da sociedade, isto é, o Movimento Estudantil de Letras, conhecido como MEL, todos os anos constrói por todo o país encontros que constituem espaços de reflexão, debates e trocas de experiências acadêmicas, científicas, culturais e político-estudantis. Estes encontros acontecem em esfera nacional, regional e estadual.
O Encontro Nacional dos estudantes de Letras acontece desde 1979, o regional norte desde a década de 90, e embora nem todos os estados tenham consolidado a construção de fóruns estaduais, muitos, como Bahia, Minas Gerais e Pará, tem conseguido realiza-los anualmente com grande qualidade, consagrando estes espaços no calendário dos estudantes, professores e demais profissionais das letras.
Nosso jovem estado, assim como todos os outros da região norte, à exceção do Pará, nunca antes construiu um encontro estadual de estudantes de letras, mas vem ano após ano amadurecendo sua experiência no movimento estudantil de Letras, através da participação de grandes delegações do Amapá em encontros nacionais (Curitiba - UFPR – 2007; Belém- UFPA- 2008; Niterói - UFF -2009), e principalmente através da recente experiência de construção do XIII Encontro regional.
Levando-se em conta este retrospecto acreditamos que este é o momento de avançar mais um passo na construção do MEL no Amapá com a realização do I Encontro Estadual. Os centros acadêmicos de Letras da UNIFAP, da UEAP, do IESAP e a executiva estadual/regional dos estudantes de Letras convida todos os estudantes e professores à somarem esforços na construção de mais este importantíssimo espaço que certamente semeará novas e belas manhãs para os estudantes de Letras.

Três razões pra você fazer parte dessa história:

1 – O I EAPEL é um fórum do movimento estudantil de letras, construído de forma supra-institucional, o que significa que ele não “pertence” a nenhuma instituição educacional, partido político ou órgão governamental. Ele é fruto do acúmulo da experiência democrática entre os estudantes de Letras, sendo estes os sujeitos desta construção. Constituindo-se um espaço privilegiado da troca de experiências, do debate democrático e da pluralidade de idéias desde sua concepção.
2 - Por ser um fórum do movimento estudantil, este espaço privilegia a produção dos estudantes, que nesses encontros tem a possibilidade de ministrar mini-cursos, oficinas, além dos tradicionais painéis e comunicações, possibilidade muitas vezes garantida somente aos professores em outros eventos institucionais...Este precedente é importante por estimular a produção acadêmica, incentivar a publicidade dessas produções, já que assim elas serão veiculadas e debatidas entre os estudantes e professores.
3 – No I EAPEL os aspectos acadêmicos, políticos e culturais que permeiam a vivência e a tarefa social dos estudantes e profissionais das letras se imbricarão de forma íntima e fundamental, tornando possível debater as pautas do movimento estudantil, a universidade brasileira, o combate ao machismo, ao racismo e a homofobia, entre outras temáticas, ao mesmo tempo em que o estudante discute as perspectivas acadêmico-científicas de seu curso, o que permite confrontar a atuação e a produção do estudante na universidade ante as demandas da sociedade.

0 comentários:

Postar um comentário

Eventos

Eventos Acadêmicos - Por Feeds

O piso é lei!

O piso é lei!

Seguidores