Se ligue nos eventos, professor!

Chamadas para publicação: Revista Ipotesi (UFJF)

Chamadas para os dois próximos volumes da
IPOTESI - Revista de Estudos Literários - 2010


Volume 14. n. 1, jul 2010 – TEMÁTICO
TEMA: Literatura e Hipertexto

Organizador: Rogério de Souza Sérgio Ferreira (UFJF)

O tema proposto destina-se a refletir sobre as diversas formas de inserção do hipertexto na literatura, em meios impresso e/ou eletrônico. O hipertexto na esfera dos Estudos Culturais, teorias críticas do hipertexto revisitadas, a literatura em língua portuguesa ou estrangeira em ambiente digital e o emprego de suportes variados para a realização do texto literário.
PRAZO: 30 de Janeiro de 2010

Volume 14. n. 2, dez 2010 – TEMÁTICO
TEMA: Literaturas africanas
Organizadores:
Enilce de Albergaria Rocha, Prisca Agustoni,
Edimilson de Almeida Pereira (UFJF)

A complexidade do debate crítico em torno das literaturas africanas contemporâneas escritas em diferentes idiomas. Serão acolhidos artigos que, a partir de variadas perspectivas teóricas, abordem, dentre outros aspectos, o caráter pós-colonial das literaturas africanas e/ou a crítica ao conceito de literatura pós-colonial, as relações entre literatura e identidade nacional, os diálogos e rupturas das literaturas africanas com as literaturas ocidentais, as articulações específicas de formas e temas das literaturas africanas.
PRAZO: 30 de Maio de 2010
______________________________________________________________________________________________


Normas para apresentação de trabalhos

IMPORTANTE: Informamos aos autores colaboradores que não serão considerados para avaliação os trabalhos que não estejam cuidadosamentedentro das normas estipuladas.


1 – A Revista Ipotesi- Estudos Literários (Qualis A) é uma publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFJF, cujo objetivo é  divulgar produções científicas de pesquisadores de universidades nacionais e estrangeiras dentro de sua área de abrangência específica. São aceitos para publicação artigos, entrevistas e resenhas inéditos. O material enviado é apreciado por membros de nossos Conselho Editorial  e Conselho Consultivo, que selecionarão os textos para publicação.

2 – Os artigos deverão ter no mínimo 8 e ao redor de 15 páginas e as resenhas no máximo 03 páginas, respeitando-se a seguinte configuração, em papel A4: 1,27cm de margem para parágrafo, com margens esquerda e superior de 3,0cm e direita e inferior de 2,0cm., sem numeração de páginas.

3 – Serão aceitos artigos em português, inglês, francês, espanhol e italiano, se língua materna. Os trabalhos de pós-graduandos, assim como os de Mestres e Doutores sem vínculo com instituições de ensino ou pesquisa, só serão aceitos se apresentados em co-autoria com o Prof. Orientador.

4 – Os artigos, entrevistas ou resenhas podem ser enviados ao e-mail da revista, em programa Word for Windows 6.0 ou compatível, com identificação contendo o nome do proponente e o título do trabalho.

 Os  artigos, entrevistas ou resenhas, enviados por e-mail, devem ser acompanhados de uma folha de rosto, contendo: título do trabalho; nome do autor e titulação; função e/ou cargo; unidade e departamento (cidade, estado e país); currículo do autor (de 06 linhas, no máximo incluindo referência às suas últimas publicações); bem como seus endereços eletrônico e residencial e telefones para contato.

6 –
 O envio de  artigos, entrevistas ou resenhas, por e-mail, deve ser seguido, imediatamente, de uma cópia impressa e outra em CD-Rom, enviados pelo correio.

7 – 
Os textos deverão ser enviados para:

revista.ipotesi@ufjf.edu.br


e

Revista Ipotesi

Universidade Federal de Juiz de Fora
Faculdade de Letras
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Letras
Campus Universitário, Martelos, Juiz de Fora, MG,
CEP 36036-330

8 – O Conselho Consultivo, ao qual serão submetidos os textos, poderá sugerir ao autor modificações de estrutura ou conteúdo. Serão devolvidos para correção os trabalhos para as modificações. Nenhuma modificação do conteúdo ou estilo será feita sem o prévio consentimento do autor. É do autor a inteira responsabilidade pelo conteúdo do material enviado.

9 – Os originais, mesmo quando não publicados, não serão devolvidos. Cada artigo publicado dá ao autor o direito de receber dois (02) exemplares da revista; no caso de mais de um autor, será enviado dois (02) exemplares a cada autor.

10 – Os artigos deverão ter a seguinte estrutura:

10.1 – Elementos pré-textuais:

a) Título e subtítulo: na primeira linha, centralizados, negrito. Fonte: Times New Roman, corpo 12, somente primeira letra em maiúscula em ambos.

b) O nome do autor: duas linhas abaixo do título, alinhado à direita, usando maiúsculas somente nas letras iniciais dos nomes.

c)
 RESUMO: três linhas abaixo do nome do autor; em português, independente da língua em que o texto tiver sido escrito. Colocar a palavra RESUMO em caixa alta, corpo 10, seguida de dois pontos. Redigir o texto em parágrafo único, espaço simples, justificado, de no máximo 5 linhas, dando preferência ao uso de terceira pessoa do singular e voz ativa. Expressar na primeira frase o assunto tratado. Fonte: Times New Roman, corpo 10, para todo o resumo.;

d)
 Palavras-chave: em número de 03 a 05, duas linhas abaixo do resumo, em português, independente da língua em que o texto tiver sido escrito. Colocar o termo Palavras-chave, em caixa baixa, primeira letra em maiúscula. Fonte: Times New Roman, corpo 10. Cada palavra-chave com primeira letra maiúscula e o restante em caixa baixa.  Separá-las por ponto.

10.2 – Elementos textuais:

a) Fonte: Times New Roman, corpo 12, alinhamento justificado ao longo de todo o texto;

b)
 Espaçamento: simples entre linhas e parágrafos, duplo entre partes do texto (tabelas, ilustrações, citações em destaque, etc,).

c)
 Citações: no corpo do texto, serão de até 03 linhas, entre aspas duplas. Fonte: Times New Roman corpo 12. Quando maiores do que 05 linhas, devem ser destacadas fora do corpo do texto. Fonte: Times New Roman corpo 10, em espaço simples, com recuo de 4cm à esquerda.  Todas as referências das citações ou menções a outros textos, (tanto nas incluídas no corpo do texto, como as que devem aparecer em destaque) deverão ser indicadas, após a citação, com as seguintes informações, entre parênteses: sobrenome do autor em caixa alta, vírgula, ano da publicação, abreviatura de página e o número desta. Exemplo: (COSTA, 2003, p. 1-10) (NBR 10520/03). Evitar a utilização de idem ou ibidem e Cf. Quando for utilizado o apud, colocar as mesmas informações solicitadas anteriormente para o autor do texto de onde a citação foi retirada. Exemplo: (COSTA, 2003, p. 1-10 apudSILVA, 1998, p. 23). Não esquecer de incluir todos os dados de ambos os autoresColocar somente as obras consultadas diretamente nas Referências.

d)
 Notas explicativas: se necessárias, devem ser colocadas depois do término do artigo (logo após o ABSTRACT e as Keywords) e antes das Referências e devem ser numeradas seqüencialmente, sobrescritas, com algarismos arábicos, no decorrer do texto. Fonte: Times New Roman, corpo 10. A segunda linha da mesma nota deve ser alinhada abaixo da primeira letra da primeira palavra da nota, de forma a destacar o expoente. Alinhamento justificado, mantendo espaço simples dentro da nota e entre as notas.

e)
 Títulos e subtítulos das seções, se expressos em palavras, sem numeração arábica, inclusive Introdução, Conclusão, Referências e elementos pós-textuais, sem recuo de parágrafo, em negrito, com maiúscula somente para a primeira palavra da seção. Se expressos somente em números,  colocar o número seguindo as mesmas regras anteriores, mas sem pontuação.

f)
 Elementos ilustrativos: tabelas, figuras, fotos, etc., devem ser inseridas no texto, logo após serem citadas, contendo a devida explicação na parte inferior da mesma, numeradas sequencialmente. Serão referidas, no corpo do texto, de forma abreviada.Exemplo. Fig. 1. Fig. 2, etc

10.3 – Elementos pós-textuais:

a) Colocados logo após o término do artigo.

b)
 Título em inglês. Recomenda-se, para este item e os dois sub-seguintes, procurar revisão por um especialista em língua inglesa.

c) ABSTRACT
:
Colocar a palavra ABSTRACT em caixa alta, corpo 10, seguida de dois pontos. Redigir o texto em inglês, em parágrafo único, espaço simples, justificado, de no máximo 5 linhas, dando preferência ao uso de terceira pessoa do singular e voz ativa. Expressar na primeira frase o assunto tratado. Fonte: Times New Roman, corpo 10, para todo o resumo.

d)
 Keywords: em número de 03 a 05, duas linhas abaixo do resumo, em inglês, independente da língua em que o texto tiver sido escrito, Fonte: Times New Roman, corpo 10. Cada Keyword com primeira letra maiúscula e o restante em caixa baixa. Separá-las por ponto.

e)
 Referências: seguir normas da ABNT em uso (NRB-6023/02), Usar espaçamento 1 entre as linhas da referencias e espaco 1,5 entre uma referencia e outra,  alinhamento justificado;

f)
 Data: incluir a data de envio do artigo para publicação.


EXEMPLOS DE REFERÊNCIAS (NRB-6023/02)


Artigo de periódico: 


ANTELO, Raul. A Aporia da leitura. Revista Ipotesi, Juiz de Fora, v. 7, n.1, p. 31-45, jan./jun. 2003.

Livros e folhetos: 


HARBONE, J.B. Introduction to ecological biochemistry. 3. ed. London: Academic Press, 1988. 382 p.

Capítulos de livros: 


KUITERS, A.T.; VAN BECKHOVEN, K.; ERNST, W. H. O. Chemical influences of tree litters on herbaceous vegetation. In.: FANTA, A. (Ed.). Forest dynamics research in Western and Central Europe. Washington: Pudoc, 1986. p.140-170.

Monografias, dissertações e teses: 


ROQUE, R. M. Manejo de virola surinamensis no estuário amazônico. 1998. 75 f. Monografia (Especialização em Ciências Ambientais) – Instituto de Biologia, Universidade Federal de Juiz de Fora. Juiz de Fora, 1998.

PAIVA, S.R. Aspectos da biologia celular e molecular de espécies de Plumbaginácea. 1999. 120 f. Dissertação (Mestrado em Ecologia) – Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 1999.

BRITO, E. O produto de chapas de partículas de madeira a partir de maravilhas de Pinus elliottii. Var. Elliottii plantado no sul do Brasil. 1995. 120 f. Tese (Doutorado em Engenharia Florestal) – Setor de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 1995.

Congresso, Conferências, Encontros e outros eventos: 

CONGRESSO BRASILEIRO DE FLORESTAS TROPICAIS, 1., 1985, Belém. Anais... Belém: Livros Técnicos, 1985. 320p.

Citação de citação: 


MARINHO, Pedro. A pesquisa em ciências humanas. Petrópolis: Vozes, 1980 apud
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Técnica de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1982.
Documentos eletrônicos: 

BELLATO, M.A.; FONTANA, D.C. El nino e a agricultura da região Sul do Brasil. Disponível em:http://www.mac.usp.br/nino2.. Acesso em: 6 abr. 2001.

CD-ROM:


KOOGAN, A.; HOUASSIS, A (Ed.) Enciclopédia e dicionário digital 98. Direção geral de André Koogan Breikman. São Paulo: Delta: Estadão, 1998. 5 CD-ROM. Produzida por Videolar Multimídia.

FONTE: http://www.revistaipotesi.ufjf.br/


0 comentários:

Postar um comentário

Eventos

Eventos Acadêmicos - Por Feeds

O piso é lei!

O piso é lei!

Seguidores