Se ligue nos eventos, professor!

(MG) IX Congresso Internacional da Associação Latino-americana de Estudos do Discurso

01 a 04 de novembro de 2011

Universidade Federal de Minas Gerais
Av. Antônio Carlos, 6.627 – Campus Pampulha CEP: 31270-901 – Belo Horizonte/MG

IX Congresso Latino-Americano de Estudos do Discurso: Um marco histórico de integração acadêmica

A ALED – Associação Latino-americana de Estudos do Discurso – organiza o seu IX Congresso latino-americano buscando reunir pesquisadores de toda a América Latina em torno da problemática do discurso e de suas diferentes abordagens. O título do encontro “Discursosda América Latina: vozes, sentidos e identidades” é mais um slogan de reflexão que um tema propriamente dito. As linhas temáticas podem ser consultadas na primeira convocatória.
A América Latina tem sido um vasto território de reflexões sobre o discurso. Um mapeamento das instituições universitárias e dos grupos que realizam pesquisas sobre o discurso, em diferentes abordagens, mostrará a riqueza e a forte dinâmica dos estudos discursivos em diferentes países da região. A América Latina é, hoje, a área geográfica do planeta onde os estudos discursivos têm obtido o seu desenvolvimento mais autêntico e plural.
E a ALED tem cumprido um papel importante para a integração de diferentes grupos de pesquisa e para a difusão de seus trabalhos no continente. Além disso, é uma associação aberta a todas as abordagens, favorecendo o debate e o desenvolvimento das ideias, independente de sua filiação. Recusando o “diálogo de surdos”, como diria Marc Angenot (2005), que privilegia a “inter-incompreensão constitutiva”em detrimento da discussão, a ALED busca favorecer o encontro de abordagens teóricas e metodológicas e assume uma postura heurística diante de perspectivas plurais de investigação.
O IX Congresso Latino-americano de Estudos do Discurso convida você a fazer parte desse esforço conjunto de interação e de dialogismo, que resultará no maior mapeamento já feitos obre os estudos discursivos na América Latina, suas instituições, seus grupos e suas redes.
A América Latina é um território em franco desenvolvimento e transformação. É tambémum objeto discursivo extraordinário. Entre espaço geográfico, econômico e político de maior importância no planeta e construção imaginária complexa por sua dimensão cultural, histórica, literária, os sentidos da América Latina escapam a qualquer definição redutora. Identidade latino-americana? Quais identidades, quais países? Discurso político na AméricaLatina? De quem? De onde? Imaginário cultural latino-americano? São tantas as culturas,tantas as experiências, tantos falares, que a região é uma teia complexa e heterogênea que, paradoxalmente, pode revelar traços comuns. De todo modo, entre as vozes que falam da América Latina e a constroem como um discurso, e as vozes que falam na América Latina, há sempre uma grande ponte a atravessar.
Entre uma identidade latino-americana, procurada na unicidade, e as identidades múltiplas que atravessam esse território, muitas vezes sem nuncase encontrar, os sentidos são vastos e também plurais. Os sentidos da América Latina são polissêmicos e não se reduzem nem mesmo à linha imaginária de Tordesilhas. Talvez seja este o sentido da América Latina:
um sentido que depende do caminho e do caminhante, do olhar do caminhante e do lugar de onde ele observa.
Parafraseando Rosa, o que podemos afirmar é quese “são muitas as gerais”, são muitas as Américas latinas.
Belo Horizonte está feliz em poder acolher os pesquisadores latino-americanos na UFMG. Temos certeza de que esse encontro será um marco histórico na nossa integração acadêmica e científica e que o mapeamento que dele resultará só irá fortalecer a nossa convicção de que a América Latina é um território em que a heterogeneidade (discursiva,polifônica) constitui sua maior riqueza.

www.ufmg.br/eventos/congressoaled

0 comentários:

Postar um comentário

Eventos

Eventos Acadêmicos - Por Feeds

O piso é lei!

O piso é lei!

Seguidores