Se ligue nos eventos, professor!

(MG) III Colóquio Brasileiro de Prosódia da Fala

1. Introdução
Até os anos 90, são poucos os trabalhos sobre prosódia da fala do português brasileiro. Nesse período, Luiz Carlos Cagliari orientou as primeiras dissertações de mestrado em prosódia da fala do português brasileiro. Nas duas últimas décadas, acompanhando a expansão da Pós-Graduação no país, são inúmeras as dissertações, teses e artigos sobre a prosódia da fala, tendo como objeto de estudo a língua portuguesa falada no Brasil. Também, nesse período, surgiu um bom número de grupos que estudam o tema sob os mais diversos aspectos.
A partir de 2007, iniciou-se a organização de colóquios nacionais sobre a prosódia da fala, que se intercalam com o Speech Prosody Conference, tendo sido o primeiro organizado por João Antônio de Moraes na UFRJ. Em 2009, Plínio Barbosa organizou o II Colóquio Brasileiro de Prosódia da Fala na UNICAMP.
O ano de 2010 foi particularmente profícuo, com três acontecimentos na área da prosódia da fala: a realização, na Faculdade de Letras da UFMG, do V LABLITA Workshop and II Brazilian Seminar on Pragmatics and Prosody, organizado pelo Núcleo de Estudos em Linguagem, Cognição e Cultura, Laboratório de Estudos Empíricos e Experimentais da Linguagem e Grupo Interfaces Linguagem, Cognição e Cultura; na PUC-SP, a I Escola de Prosódia, organizada por Sandra Madureira, Zuleica Antônia de Camargo e Plínio Barbosa e, finalmente, a publicação na Revista Virtual de Estudos da Linguagem de um número especial sobre prosódia da fala.

2. Datas e Local
O III Colóquio Brasileiro de Prosódia da Fala acontecerá nos dias 06, 07 e 08 de junho de 2011, na Faculdade de Letras da UFMG.  
3. Público
O público do evento é bastante específico e delimitado. Por se configurar como apresentação e discussão de trabalhos que estão sendo desenvolvidos no campo de prosódia da fala, o Colóquio tem como público prioritário pessoas diretamente ligadas à área: pesquisadores, professores e alunos de graduação e pós-graduação, provenientes de diversas instituições de ensino superior brasileiras.São esperados cerca de 70 participantes, assim como nas edições anteriores do evento.
A Comissão Organizadora convida os pesquisadores da área de prosódia da fala a submeterem seus trabalhos para o III Colóquio Brasileiro de Prosódia da Fala.
                                                                                             A Comissão Organizadora
Site: http://www.letras.ufmg.br/prosodia2011/index.asp?path=inicial.asp

0 comentários:

Postar um comentário

Eventos

Eventos Acadêmicos - Por Feeds

O piso é lei!

O piso é lei!

Seguidores