Se ligue nos eventos, professor!

(Internacional) III Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa



O SIMELP tem como concepção básica a ideia de congregar estudiosos de todo o mundo – no que diz respeito à divulgação, ao ensino e à pesquisa – em simpósios constituídos como espaços de discussão sobre a língua portuguesa nas áreas da língua, linguística, literatura e cultura. Pretende-se que esse evento seja democrático de forma a criar um ambiente propício para trocas entre experientes pesquisadores, estudantes e profissionais de diferentes áreas que têm a língua portuguesa como preocupação. Inclusão é a palavra-chave. A primeira edição ocorreu em 2008 na USP, Brasil. A segunda, em 2009, teve lugar na Universidade de Évora, Portugal.
Na terceira edição do SIMELP, a presença de importantes profissionais de todas as partes do mundo e a atmosfera de partilhamento trarão à Ásia um impulso ainda maior para o ensino, a divulgação e a pesquisa da língua portuguesa, levando-a a confirmar e sedimentar a sua importância no cenário mundial. Com esse encontro no Oriente, estaremos ampliando e fortalecendo ainda mais uma rede internacional que liga profissionais, estudantes e pesquisadores.
O tema escolhido – A formação de novas gerações de falantes de português no mundo – traz a perspectiva de que o português precisa de ser encarado como um idioma internacional. Além disso, deve ser assumido como uma língua que constitui política, social, cultural e identitariamente muitas crianças e jovens que a aprendem e estudam – e que precisam de a aprender e estudar - como língua primeira e como língua não-materna tanto em países e regiões que a têm como língua oficial quanto nos que não a têm.
Por tocar nos quatro cantos do planeta onde o português se faz presente, também fica sublinhada a assumpção das diferenças: as diferentes culturas, os diferentes sotaques, as diferentes línguas portuguesas. Queremos trazer todos esses falares (de todos os continentes) para Macau. O português, como língua de cultura de muitos países e regiões nesta época de pós-colonialismo, precisa de ser considerado com as suas marcas locais, históricas, ideológicas, linguísticas, identitárias. E considerar o outro, o contexto do outro, nesse espaço interactivo do III SIMELP, é fundamental para a construção de novas perspectivas para o ensino, a pesquisa e a divulgação da nossa língua.

Comissão Executiva
Alan Baxter
Ana Paula Cleto
Custódio Martins
Maria Antónia Espadinha
Roberval Teixeira e Silva
Coordenação Geral
Roberval Teixeira e Silva

http://www.umac.mo/fsh/dp/III_simelp/presentation.html

0 comentários:

Postar um comentário

Eventos

Eventos Acadêmicos - Por Feeds

O piso é lei!

O piso é lei!

Seguidores