As organizações Ação Educativa, Conectas Diretos Humanos,
Ecos – Comunicação em Sexualidade, Comitê Latino-Americano e do Caribe para a
Defesa dos Direitos da Mulher (CLADEM) e Relatoria Nacional para o Direito à
Educação da Plataforma Dhesca Brasil, foram admitidas como amicus
curiae na Ação Direta de Inconstitucionalidade n° 4.439, na qual o Supremo
Tribunal Federal (STF) decidirá sobre os limites ao ensino religioso nas escolas
públicas. As instituições defendem que o STF deve resguardar o principio da
laicidade do Estado brasileiro, como forma de garantir o efetivo respeito à
liberdade religiosa e aos direitos humanos, sem discriminações ou preferencias
de qualquer natureza.
O debate público tem como objetivo promover a discussão entre diferentes
atores que vêm defendendo o fortalecimento da laicidade do Estado brasileiro e o
público interessado.
DATA: 31 de maio de 2012.
HORÁRIO: 14h.
LOCAL: Auditório do Instituto
Pólis (Rua Araújo 124, Centro, São Paulo – SP. Próximo à estação República do
Metrô – Linhas Vermelha e Amarela).
Inscreva-se aqui
PROGRAMAÇÃO
14h. Painel “O Ensino Religioso nas Escolas
Públicas: Inconstitucionalidade e Ameaças à Liberdade Religiosa e aos Direitos
Humanos”
Debatedores(as):
Roseli Fischmann (Professora Livre Docente em
Educação – USP / Expert UNESCO para a Coalizão de Cidades contra o Racismo, a
Discriminação e a Xenofobia)*
Daniel Sarmento (Professor Adjunto de Direito
Constitucional da UERJ / Procurador Regional da República)
Denise Carreira
(Relatora Nacional para o Direito Humano à Educação da Plataforma Dhesca Brasil
/ Coordenadora da Área de Educação da Ação Educativa)
Kika de Gbessen
(Centro Nacional de Africanidade e Resistência Afro-Brasileira - CENARAB)*
*A
confirmar.
Será oferecido certificado de participação aos que se inscreverem
regularmente.
Dúvidas e outras informações:
Ester Rizzi / Salomão
Ximenes - Ação Educativa (11)
3151-2333
ester.rizzi@acaoeducativa.org
Thaís Gava / Sylvia Cavasin - ECOS
(11) 3255-1238
Flávia Annenberg - Conectas (11)
3884-7440
JANELAS
Há um ano
0 comentários:
Postar um comentário