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(Internacional) II Congresso Internacional COMUNICAÇÃO, COGNIÇÃO E MEDIA: DISCURSO POLÍTICO E ECONÓMICO






19-21 setembro 2012

Universidade Católica Portuguesa
Faculdade de Filosofia
Braga, Portugal

O congresso pretende promover o estudo interdisciplinar das dimensões cognitivas, socioculturais, pragmáticas, linguísticas e semióticas dos discursos político e económico, de negócios e organizacional, incluindo os seus vários (tradicionais e novos) géneros e dando especial atenção a
metodologias empíricas. O congresso pretende reunir a tradição da Análise Crítica do Discurso e das Ciências da Comunicação, o paradigma da Linguística Cognitiva e de outras ciências cognitivas, os contributos das ciências política e económica e outras abordagens cognitiva e socialmente orientadas dos discursos políticos e económicos.

Neste contexto sociocognitivo e interdisciplinar de investigação sobre a comunicação política e económica, convidamos todos os interessados a apresentarem comunicações sobre os seguintes temas (a lista não é exaustiva):

- metáfora e metonímia conceptuais, esquemas imagéticos e integração conceptual nos discursos político e económico
- frames cognitivos e modelos cognitivos e culturais na comunicação política e económica
- operações de perspetivação conceptual (perfilação, saliência, distribuição da atenção, dinâmica de forças, intersubjetividade) e suas manifestações semânticas, gramaticais e pragmáticas nos discursos político e económico
- ideologias explícitas e implícitas, conscientes e inconscientes nos discursos político e económico, ideologias sociopolíticas e socioeconómicas, ideologias de alteridade intercultural
- representações discursivas de identidades nacionais, étnicas, coletivas e corporativas/empresariais
- estratégias psicológicas, linguísticas e semióticas de manipulação nos discursos político e económico
- retórica política e económica; comunicação promocional corporativa; estruturas e estratégias de argumentação, persuasão e marketing
- géneros tradicionais e novos na comunicação política, económica, de negócios e organizacional; discursos, campanhas, debates, entrevistas, eleições, talk shows e blogues políticos, discursos parlamentares; relações públicas, publicidade, marketing, administração, fóruns de clientes; novos
géneros híbridos na Internet
- multimodalidade na comunicação política e económica
- interação entre comunicação política e económica, interdiscursividade e intertextualidade, economia política e política económica - os media como agentes de discurso político e económico; jornalismo político e económico, publicidade política e económica, marketing político e económico
- variação e mudança linguísticas e variação intercultural nos discursos político e económico
- globalização e localização dos discursos politico e económico; organizações políticas e económicas supranacionais, corporativas e subnacionais
- legitimação discursiva do poder político e económico, polarização política, darwinismo socioeconómico e imperialismo económico
- perceção dos atores políticos e económicos; atitudes sociais perante os discursos políticos e económicos
- sistemas políticos e económicos, comportamento político e económico, orientações públicas, audiências políticas e económicas
- imigração, multiculturalismo, racismo e conflitos étnico-nacionalistas
- análise de corpus dos discursos político e económico e implementação de métodos quantitativos e multivariacionais avançados
- técnicas de comunicação para políticos, economistas e homens de negócios.

http://www.cicom2012.org/index.php/pt/

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