Se ligue nos eventos, professor!

(RJ) VII JEL – Jornadas de Estudos da Linguagem


O VII JEL – Jornadas de Estudos da Linguagem – é uma iniciativa da Área de Estudos da Linguagem do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
A finalidade do evento é promover a troca de experiências acadêmicas entre pesquisadores, professores e alunos que se dedicam ao estudo da linguagem no Brasil e no exterior. Especificamente, as jornadas visam: a) reunir professores, pesquisadores e alunos de graduação, pós-graduação de diferentes instituições de ensino superior do Brasil para discutir questões concernentes ao uso da linguagem na sociedade; b) divulgar pesquisas desenvolvidas sobre aquisição e desenvolvimento de linguagem, ensino-aprendizagem de línguas, patologias verbais, gêneros do discurso, análise de discurso e práticas discursivas em contextos profissionais sob diferentes enfoques teóricos e abordagens metodológicas; c) dar visibilidade às linhas de pesquisa do Programa de Pós-graduação em Letras da UERJ que se dedicam ao estudo da linguagem; d) estabelecer contato com pesquisadores de outras instituições do país e do exterior que desenvolvem estudos sobre o tema.
Nesta sétima edição do JEL, destacam-se os múltiplos olhares sobre o tema linguagem, uma vez que serão acolhidas submissões de estudos da linguagem vinculados à Gramática Sistêmico Funcional, à Análise de Discurso de qualquer orientação, à Linguística Aplicada, à Linguística Gerativa, à Sociolinguística, à Linguística Cognitiva, dentre outras vertentes, além de trabalhos que utilizem a Linguística de Corpus como teoria ou metodologia. O intuito é motivar o debate acadêmico e a visibilidade de pesquisas que se apóiam em diferentes teorias, no Brasil e no exterior, sem se fechar em um único olhar, elencando possibilidades teóricas e metodológicas de análise deste objeto particular: a linguagem.
Os trabalhos serão reunidos a partir de temáticas comuns em sessões coordenadas por professores convidados. Cada sessão temática abrigará com 5 trabalhos. Contaremos também com duas sessões de pôsteres.
Os interessados poderão submeter os trabalhos completos para publicação em CD-ROM a ser organizado pelo Comitê Científico do VI JEL, segundo as normas de publicação elencadas no site.
Aqueles que desejarem lançar ou realizar lançamento ou mostra de obras acadêmicas ou artísticas devem entrar em contato com a coordenação do Evento, no endereço eletrônico jeluerj@gmail.com até o dia 30 de setembro de 2012.


Site: http://www.pgletras.uerj.br/linguistica/jel/2012/

0 comentários:

Postar um comentário

Eventos

Eventos Acadêmicos - Por Feeds

O piso é lei!

O piso é lei!

Seguidores