Chamada para publicação - Volume
28, Número 1 de 2012.
Data limite para
submissão: 16/12/2011
Tema:
Fonologia: Variação, Modelos Teóricos e
Aplicação
Ementa:
Nos últimos 30 anos, a teoria fonológica e os estudos em
variação ganharam um novo fôlego, especialmente após o surgimento dos chamados
modelos pós-gerativistas (Fonologia Lexical, Modelos Métricos e
Autossegmentais, Teoria da Otimidade...) e da maior preocupação dos fonólogos
em observar os dados de fala e, por esta via, a variabilidade linguística. A
presente proposta temática para o volume 28 da revista Letras & Letras
aceita trabalhos que investiguem a variação fonológica, a aplicação dos mais
diferentes modelos fonológicos pós-gerativistas com dados de línguas diversas
– incluindo as indígenas –, a aquisição do sistema fonológico e, ainda, as
pesquisas que tratam da fonologia e da variação aplicadas ao ensino de
línguas, dada a relevância desses tópicos para a área da linguística em que se
inscrevem.
Title of this issue’s
purpose: Phonology: Variation, Theorerical Models and
Aplication
Syllabus:
Over the past 30 years, the phonological
theory and studies on language variation have gained a new breath in Brazil,
especially after the emergence of post-generative models (Lexical Phonology,
Autossegmental and Metric Models, Optimality Theory...). Phonologists have
also given more attention to speech data, thus, linguistic variability. The
proposal for volume 28 of the journal Letras & Letras accepts papers that
investigate phonological variation, the application of many different
post-generative phonological models with data from several languages -
including indigenous languages -, the acquisition of the phonological system
and also researches addressing phonology and variation applied to language
teaching, due to the relevance of these topics to Linguistics in
general.
Submission
deadline: 16/12/2011
1 comentários:
Prezados colegas,
A Revista Diálogo das Letras está com chamada aberta para n. 02, do vol. 01, sobre “Questões de ensino de texto” (até 30.09.2012) e por isso vimos pedir o apoio de todos vocês na divulgação, junto a alunos de graduação e de pós-graduação, assim como aos professores da educação básica, superior e pesquisadores da área. Diálogo das Letras também já está com Edição n. 01, volume 01, disponível em sua página para acesso dos leitores.
CHAMADA DO VOLUME 01, N. 02, 2012:
A Comissão Editorial da Revista Diálogo das Letras (ISSN 2316-1795), criada pelo Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino de Texto, do Departamento de Letras, do Campus Avançado “Profª. Maria Elisa de Albuquerque Maia”, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, e vinculada ao Mestrado em Letras dessa instituição, na linha de pesquisa Texto, ensino e construção de sentidos, tem a satisfação de convidar os colegas a submeterem trabalhos para o nosso vol. 01, n. 02, 2012, dedicado à temática “Questões de ensino de texto”, sob a responsabilidade do prof. Wellington Vieira Mendes.
Com esta temática, Diálogo das Letras pretende reunir trabalhos que, ancorados em quaisquer das correntes do pensamento linguístico, com ênfase para as teorias do texto e do discurso, discutam questões sobre o ensino de textos, enfocando propostas de trabalho com o texto verbal e/ou o texto não verbal nas práticas de interpretação, de análise linguística e de produção textual.
Com previsão de publicação em dezembro de 2012, os trabalhos para publicação no vol. 01, n. 02, 2012 podem ser enviados até 30 de setembro de 2012. Lembramos que o envio deve ser feito pelo e-mail dialogodasletras@gmail.com. Lembramos, ainda, que as normas para publicação estão disponíveis na página da revista, no Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) das Edições UERN, a partir do endereço que se segue: http://periodicos.uern.br/index.php/dialogodasletras/index, onde o leitor poderá encontrar também todo o conteúdo do número atual.
EDIÇÃO ATUAL DA REVISTA “DIÁLOGO DAS LETRAS”
A Comissão Editorial da Revista Diálogo das Letras (ISSN 2316-1795) também tem a satisfação de comunicar a publicação do vol. 01, n. 01, 2012. Com a temática “Questões de produção e análise de textos”, este primeiro número traz 20 textos de pesquisadores de diversas instituições de ensino superior do Brasil. São publicados 14 textos na seção Artigos de alunos de pós-graduação e pesquisadores, 05 na seção Artigos de alunos de graduação e 01 na seção de Resenhas.
Cordialmente,
Comissão Editorial
Postar um comentário