Tema: LEITURAS POÉTICAS EM SALA DE AULA: A POESIA BRASILEIRA EM VIRADA DE SÉCULO (XIX-XX).
Recebimento de submissões: até 31 de outubro de 2011.
Publicação: Dezembro de 2011.
Em pleno Século XXI,
como ler poesia em sala de aula? Por meio da leitura recente de textos
de três grandes poetas que alargaram os horizontes estéticos da
literatura brasileira na virada do século XIX ao XX – Augusto dos Anjos,
Cruz e Souza e Sousândrade –, buscamos reunir neste número de Literatura em Debate
ensaios críticos pautados na interpretação das características
intrínsecas e dos aspectos extrínsecos de textos poéticos, com vistas a
subsidiar a formação de novos leitores em sala de aula. Numa
perspectiva substancialmente pedagógica, como interpretar a obra de
poetas que são prenunciadores das vanguardas estéticas que se
revelariam com a Semana de Arte Moderna (1922)? Inovadores, esses
poetas marcam um período de transição por meio de uma poesia que se
remodela e evidencia seu vigor criativo, tanto na temática quanto na
linguagem e na forma. Esse é o eixo temático que se apresenta para este
número de Literatura em Debate, proposta que pode ser
ampliada por intermédio da leitura comparativa de outros autores
brasileiros e estrangeiros, mas também por meio do recurso a outras
formas de manifestação artística (cinema, música, artes plásticas
etc.). O objetivo é o de contribuir para trazer à compreensão do leitor
deste século, revivificada, a obra de três autores especialmente
representativos da poesia brasileira e, por tal razão, fundamentais para
o entendimento de um período singular da produção cultural nacional.
Chamada:
Volume 5, número 10
Tema: ESPAÇOS DO IMAGINÁRIO AMERICANO: LITERATURA E INTERCULTURALIDADE
Volume 5, número 10
Tema: ESPAÇOS DO IMAGINÁRIO AMERICANO: LITERATURA E INTERCULTURALIDADE
Recebimento de submissões: até 31 de maio de 2012.
Publicação: Agosto de 2012.
Publicação: Agosto de 2012.
A noção de América como terra de todos os contrastes, de continente imaginário resultante do embate antropofágico entre as culturas autóctones e as utopias de imigrantes de outras latitudes, é o tema proposto para este número de Literatura em Debate. Por meio da literatura e de outras manifestações artísticas, esse mosaico etno-sócio-histórico e cultural contribui para conformar ou diluir o sentimento de americanidade. Com o tema “Espaços do imaginário americano: literatura e interculturalidade”, este número busca reunir artigos que reflitam sobre a formação de uma identidade americana própria, por meio de seu patrimônio cultural múltiplo e antinômico, de sua memória social e de seu imaginário sobre a pessoa, o tempo e o espaço americanos. Para este número de Literatura em Debate, serão aceitos artigos que tratem da literatura de expressão americana, sobretudo no tangente à voz dos excluídos na estrutura patriarcal, branca e heterossexual do continente: povos indígenas, afro-descendentes, moradores de periferias urbanas e espaços rurais, grupos queer, enfim, os grupos sociais ou étnicos silentes (os ninguneados, segundo Octavio Paz). Espera-se, com este número de Literatura em Debate,colocar em pauta temas não só do interesse específico de professores, historiadores e aficionados da literatura de matriz americana, ou ainda de analistas de discurso, mas de todos os que, tomados do sentimento de americanidade, desejam aprofundar-se nas questões que vêm plasmando a identidade das três Américas desde os mitos fundadores, construtores do seu imaginário coletivo.
E-mail para envio das publicações:
revista.literaturaemdebate@gmail.com
http://www.fw.uri.br/publicacoes/literaturaemdebate/index.php
0 comentários:
Postar um comentário