Se ligue nos eventos, professor!

(SP e RJ) IV Mobilefest 2009 – Festival Internacional de Arte e Criatividade Móvel

O IV Mobilefest – Festival Internacional de Arte e Criatividade Móvel – acontece simultaneamente em São Paulo (Museu da Imagem e do Som) e no Rio de Janeiro entre os dias 11 e 15 de novembro de 2009

Em sua quarta edição, o Mobilefest se consolida como um festival internacional importante, integrante da rede mundial de festivais sobre conteúdos móveis e faz hoje parte da agenda oficial da cidade de São Paulo.

Por conta disso, cada vez mais participantes e parceiros do mundo todo (Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Holanda, Espanha, Áustria, Coréia, Taiwan), enviam seus trabalhos e vêm até o Brasil (ou por meio de videoconferências) para debater o crescimento das tecnologias móveis e pesquisar, por meio de intercâmbios culturais, formas de como utilizá-las para um processo evolutivo da sociedade contemporânea.

Clique aqui e faça sua pré-reserva para participar do IV Mobilefest 2009!

Dentro dessa perspectiva, o Mobilefest propõe responder a seguinte pergunta chave:
Como a tecnologia móvel pode contribuir para a democracia, cultura, arte, ecologia, paz,
educação, saúde e terceiro setor?


O Mobilefest organiza diversas atividades, como o Seminário Internacional, com mesas de debates temáticas e apresentação de trabalhos; a Mostra Expositiva, com instalação de artistas brasileiros e estrangeiros, relacionando arte e tecnologia móvel; Workshops e o Prêmio Mobilefest, que teve encerrada sua segunda edição em abril, em que usuários de celular de todos os estados e de todas operadoras podem participar enviando textos, fotos e vídeos sobre o tema: “Proteção ao meio ambiente”.

Por ter sido criado para a era móvel, o Mobilefest é o primeiro festival que aceita inscrições de textos, fotografias e vídeos via SMS, MMS e WAP.

Link: http://www.mobilefest.org/conteudo.aspx?id=120

Breve histórico

O Festival MOBILEFEST foi lançado em novembro de 2006, a partir de seminário internacional realizado em São Paulo, no Sesc Paulista, com transmissão ao vivo e gratuita pela Internet. Em sua primeira edição, discutiu-se as implicações sociais, culturais e estéticas que os celulares e as tecnologias móveis vêm promovendo em escala global. Entre as pesquisas realizadas, a antropóloga Heather Horst, da Universidade da Califórnia, apresentou o trabalho acadêmico “Telefone celular: uma antropologia da comunicação”, que abordou as implicações específicas do uso do telefone celular nas áreas rural e urbana da Jamaica.

A edição de 2007 foi ampliada e se conectou, em tempo real, com outros importantes centros urbanos. Assim, o festival aconteceu simultaneamente na University of Westminster, em Londres (Inglaterra), no Waag Society, em Amsterdã (Holanda) e na ITP – New York University, em Nova Iorque (Estados Unidos). Enre os trabalhos apresentados, tivemos a pesquisadora americana Kate Bauer apresentou um protótipo de tecnologia móvel para a sáude e medicina; Daniel Araújo, que apresentou o projeto de inclusão digital e social Alô Cidadão, de Belo Horizonte; e os artistas Antoni Abad e Eugenio Tisseli que mostraram o projeto “Canal Acessível”, que foi realizado em Barcelona e em Genebra, com cadeirantes equipados com celulares com câmeras e GPS.

Com criações tecnológicas e culturais, o III Mobilefest foi realizado em novembro de 2008, desta vez no Museu da Imagem e do Som, e contou com o patrocínio cultural da Claro, através da Lei 10.923/90 (Lei Mendonça), e da Secretaria Municipal de Cultura do Município de São Paulo. O festival recebeu artistas do Canadá, Estônia, Espanha e Alemanha, que apresentaram projetos inovadores de tecnologia móvel. A mobilidade em centros urbanos também foi profundamente discutida.

0 comentários:

Postar um comentário

Eventos

Eventos Acadêmicos - Por Feeds

O piso é lei!

O piso é lei!

Seguidores