Se ligue nos eventos, professor!

(BA) Evento: 100 com Euclides

HISTÓRIA SERTANEJA EM FOCO
Campus XXII da UNEB promove 100 com Euclydes - Evento lembra Centenário de morte do escritor Euclides da Cunha e comemora 76° aniversário do município - Governador Wagner e Reitor Valentim prestigiam homenagens - De 11 a 19/setembro, em Euclides da Cunha


O Campus XXII da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Euclides da Cunha, com a parceria da prefeitura do município, através da secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, está realizando o 100 com Euclydes, em homenagem ao autor de Os Sertões, que em 15 de agosto de 2009 completou 100 anos de morte.

As atividades festivas vão contar com a presença do reitor da UNEB, Lourisvaldo Valentim, e do governador da Bahia,Jaques Wagner, que participam, dia 19 de setembro, da inauguração do Centro de Abastecimento do município e da estátua em homenagem ao escritor Euclides da Cunha.

A programação das atividades acadêmicas e culturais, que é gratuita e aberta ao público, teve início no dia 11 de setembro e se estende até o próximo sábado, dia 19 deste mês, data do aniversário da cidade.

O assessor-chefe da Assessoria Técnica (Astec) da UNEB, Luiz Paulo Neiva, vai coordenar, na manhã do dia 18 de setembro, a mesa redonda do seminário O universo d’Os Sertões, que é promovido pelo Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT) do campus, e acontece no auditório da escola Educandário Oliveira Brito, também parceira da iniciativa.

Segundo Luiz Paulo, que participa da organização das atividades, as ações têm o intuito de promover e reconhecer o importante legado histórico deixado por Euclides da Cunha.

“A obra Os Sertões é conhecida e respeitada internacionalmente, e no Brasil é considerada como a Bíblia da Nacionalidade. Nada mais natural celebrarmos o centenário do escritor, comemorando o 76° aniversário da cidade que foi batizada com o seu nome”, lembra o assessor-chefe.

O evento prevê ainda, a realização de leituras dramáticas, palestras, apresentações artísticas, e exibição de filmes sobre a obra euclidiana e a guerra de canudos. O docente Paulo Dourado, da Universidade Federal da Bahia (Ufba), vai coordenar o espetáculo teatral Sertões veredas.

Ivete Teixeira, diretora do DCHT, afirma que as atividades contam com a contribuição de mais de 120 artistas - da capital baiana e do interior do estado - na encenação de performance itinerante e no painel artístico de imagens, apresentando o universo sertanejo exposto nas obras Os sertões e Grande sertão: veredas,de Guimarães Rosa.

“Iremos evidenciar o registro da nossa história, através da literatura destes grandes escritores. Por isso convidamos todos os estudantes e a população local para prestigiar e conhecer estas importantes obras”, convida a diretora.

As atividades em Euclides da Cunha têm o apoio da administração central da UNEB, e conta com a parceria também da Secretaria estadual de Cultura (Secult).

Informações: DCHT/Campus XXII - Tel.: (75) 3271-2346.

0 comentários:

Postar um comentário

Eventos

Eventos Acadêmicos - Por Feeds

O piso é lei!

O piso é lei!

Seguidores