O Grupo de Pesquisa “Vertentes do Fantástico na Literatura”, criado em agosto de 2008 e cadastrado junto ao CNPq, surgiu como um espaço de integração dentro UNESP, uma vez que reúne pesquisadores dos três campi: Araraquara, Assis e São José do Rio Preto. Além disso, a participação de pesquisadores de todas as regiões geográficas brasileiras atesta o caráter dinâmico e multifacetado do Grupo, que se mostra um eficiente meio de diálogo entre a UNESP e o cenário intelectual e acadêmico de nosso país.
A primeira iniciativa do Grupo foi a organização do “I Colóquio Vertentes do fantástico na literatura”, realizado na Faculdade de Ciências e Letras da UNESP-Araraquara, de 28 a 30 de abril de 2009, com a participação de mais de 500 inscritos. Os trabalhos foram apresentados por docentes e alunos (Pós-Graduação e Graduação) procedentes de Bahia, Brasília, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins. O Colóquio não reuniu apenas estudiosos de Letras, mas agregou também docentes e alunos de Antropologia, Artes Gráficas, Ciências Sociais, Cinema, História, Lingüística, Pedagogia, Teatro. Assim, o evento foi marcado por um espírito de diálogo e intercâmbio, e colaborou para dinamizar os estudos envolvendo o grande campo das vertentes do fantástico.
Convidamos a todos apreciarem a programação do II Colóquio “Vertentes do Fantástico na Literatura”. O envio de trabalhos e as inscrições deverão ocorrer a partir de 8 de novembro de 2010.
Esperamos que o II Colóquio, que será realizado na UNESP, Campus de São José do Rio Preto, nos dias 03, 04 e 05 de maio de 2011, seja igualmente bem-sucedido.
Comissão organizadora
http://www.eventos.ibilce.unesp.br/cvfl/index.php
0 comentários:
Postar um comentário