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(RJ) III Encontro Nacional das Escolas em Ciclos/VI Encontro das Escolas em Ciclos do Estado do Rio de Janeiro

24 a 26 de Março (2011)
Local: Auditório Paulo Freire, CCH, UNIRIO, Urca

O III Encontro Nacional das Escolas em Ciclos/VI Encontro Estadual das Escolas em Ciclos do Rio de Janeiro propõe, no evento deste ano, o debate sobre as políticas de avaliação em educação: polêmicas na 1a década do Séc. XXI, entendendo que as propostas de organização escolares não seriadas têm, com estas políticas, enfrentado e construído significativos questionamentos.
O Conselho Nacional de Educação aprovou, por meio da Resolução no 7, em 14 de Dezembro de 2010, as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 anos que apresentam, como uma de suas finalidades, evitar que a trajetória escolar discente seja retardada ou indevidamente interrompida (Art. 27), propondo, ao mesmo tempo, que o princípio da continuidade não seja traduzido como “promoção automática” de alunos de um ano, série ou ciclo para o seguinte, e para que o combate à repetência não se transforme em descompromisso com o ensino e aprendizagem (§ 1o do Art. 27) e assegure aos estudantes um percurso contínuo de aprendizagem (Art. 29).
A mesma Resolução ainda propõe que, mesmo quando o sistema de ensino ou a escola, no uso de sua autonomia, fizerem a opção pelo regime seriado, será necessário considerar os três anos iniciais do ensino fundamental como um bloco pedagógico ou um ciclo seqüencial não passível de interrupção, voltado para ampliar a todos os alunos as oportunidades de sistematização e aprofundamento das aprendizagens básicas, imprescindíveis para o prosseguimento dos estudos. (§ 1o do Art. 30).
Estas diretrizes curriculares são aprovadas em um momento em que as políticas de avaliação externa sobre o desempenho escolar tomam grande parte do cenário educacional no Brasil, com consequências sobre as práticas curriculares e de ensino-aprendizagem. Neste contexto, julgamos necessário discutir as políticas de avaliação da primeira década do Século XXI de forma a nos ajudar a
compreender, no sentido Freiriano de denúncia e anúncio, as políticas que se cruzam e se atravessam no cotidiano da Escola. Pretendemos provocar esta discussão por meio de temas que se implicam na gestão e na formação docente em escolas e redes de ensino (eixo 1); nas propostas curriculares e avaliativas em escolas em ciclos (eixo 2) e nas experiências de trabalho em escolas em ciclos (eixo 3).

Site: http://www.pro-educa.org.br/VEncontro01.htm

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