Se ligue nos eventos, professor!

TST: Norma coletiva não pode fixar jornada para professor superior à permitida em lei.

(Seg, 19 Dez 2011 07:03:00)
     Cláusula de convenção coletiva que fixa jornada de trabalho diária superior ao previsto no artigo 318 da Consolidação das Leis do Trabalho para professor não é válida. Essa é a jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho, aplicada pela Oitava Turma no julgamento recente de um recurso de revista da Associação Franciscana de Ensino Senhor Bom Jesus.

Curso Online: Tecnologias da Informação e Comunicação Acessíveis (UFGRS)

    O Curso a distância em Tecnologias da Informação e Comunicação Acessíveis, no âmbito da Universidade Aberta do Brasil – UAB, é oferecido gratuitamente pelo Ministério da Educação-MEC, através da Secretaria de Educação Especial - SEESP, e desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS, sob a coordenação do Núcleo de Informática na Educação Especial – NIEE e o Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação CINTED.

(RS) IX Seminário ANPED SUL

A Universidade da Caxias do Sul, através do Programa de Pós-Graduação em Educação, e o Fórum Sul de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação convidam para o IX Seminário ANPED SUL, que se realizará de 29 de julho a 1º de agosto de 2012, no campus universitário da UCS, em Caxias do Sul, Rio Grande do Sul. O encontro reunirá pesquisadores e profissionais da educação da região sul do Brasil em torno do tema "A pós-graduação e suas interlocuções com a educação básica".

(SC) III Congresso Internacional da ABRAPUI

O III Congresso Internacional da ABRAPUI, que será realizado no campus da Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis, de 06 a 09 de maio de 2012, tem como temática principal a Língua e Literatura na Época da Tecnologia. Visando discutir a intersecção de nossas áreas de pesquisa e ensino com os avanços tecnológicos na contemporaneidade, teremos mesas-redondas e palestras sobre o ensino/aprendizagem de línguas com o suporte de tecnologias, a pesquisa em EaD, a formação de professores, novos letramentos e reflexões teóricas e filosóficas possibilitadas pela imersão de nossas práticas locais em um universo cada vez mais transnacional e intermidiático. Assim, o Congresso procurará debater e refletir sobre os desafios de se ensinar e pesquisar a língua e literaturas estrangeiras no meio universitário brasileiro, bem como sobre as interações necessárias com culturas e instituições estrangeiras neste cenário contemporâneo.

Textos em sala de aula: A ratoeira na fazenda (Autoria desconhecida)

    Será que um rato pode nos dar uma lição?
     Conta-se que, um certo dia, um rato, olhando pelo buraco na parede, viu o fazendeiro e sua esposa abrindo um pacote. Pensou logo no tipo de comida que haveria no pacote.
     Ao descobrir que era uma ratoeira ficou aterrorizado e saiu correndo pelo pátio da fazenda gritando para todos:

Vídeo: PGM 01 -- PRINCÍPIOS GERAIS DA LINGUÍSTICA

O programa discorre sobre a Lingüística moderna com o auxílio de Maria Cristina Altman, professora-coordenadora do CEDOCH, o Centro de Documentação e Historiografia da Lingüística da USP. Ela conta como o suíço Ferdinand de Saussure (1857-1913) revolucionou o pensamento do século XX, contribuindo para a fundação de uma ciência da linguagem. O alvo da análise é o Curso de Lingüística Geral, que define as línguas naturais como objeto de estudo do lingüista. Significante e significado, sintagma e paradigma, sincronia e diacronia são algumas das dicotomias para as quais a professora Altman chama atenção.

Texto: A marca do amor

   Um menino tinha uma cicatriz no rosto, os colegas de seu colégio não falavam com ele e nem sentavam ao seu lado, na realidade toda vez que o viam franziam a testa devido à cicatriz ser muito feia.
    A turma então se reuniu com o professor e foi sugerido que aquele menino não freqüentasse mais o colégio, o professor levou o caso à diretoria do colégio, está o ouviu e chegou à seguinte conclusão: que não poderiam tirar o menino do colégio, e que conversariam com o menino e ele seria o ultimo a entrar em sala de aula, e o primeiro a sair, desta forma nenhum aluno veria o rosto do menino, a não ser que olhassem para trás.

Texto: Cinderela - James Finn

      Era uma vez uma pré-mulher (menina) chamada Cinderela, cuja mãe verdadeira morrera quando ela era pequena. Poucos anos depois, seu pai casou-se com uma viúva que tinha duas filhas. A mãe-por-enlace-matriminial-paterno-e-não-por consangüidade (madrasta) de Cinderela tratava-a cruelmente e, suas irmãs-não-carnais (meias-irmãs) faziam com que ela trabalhasse duro, como se fosse uma trabalhadora-afro-americana-sem-proventos (escrava).

G1: 'A gente precisa de ajuda para ontem', diz professora agredida com bola. [28/10/11]

Educadora foi atingida por bola de basquete em Campinas, SP, e desmaiou. Para a professora, a estrutura do sistema educacional chegou ao limite.
A professora de educação física Maristela Marçal, agredida por um aluno com uma bola de basquete em Campinas, no interior de São Paulo, disse ao G1 nesta sexta-feira (28) que a violência é reflexo das deficiências estruturais da educação. Ela dá aulas há 19 anos - 12 deles na Escola Municipal Padre Francisco Silva, onde o caso aconteceu na tarde de quinta-feira (27).

Estadão: Violência contra docentes deixa marcas. [30/10/11]

    A primeira ameaça veio após 23 anos de magistério. 'Você é muito abusada. Aqui nesta escola não se manda bater. Se manda matar.' Nádia de Souza, de 55 anos, sentiu as pernas tremerem e o coração disparar, mas insistiu. Por cinco meses, apartou brigas entre alunos e ouviu barbaridades, como a do menino de 13 anos que colocou a mão em formato de pistola na sua cabeça e disparou a sentença: 'Você aqui não é nada'.

Texto: Pedidos de um filho. [Autoria desconhecida]

O que todo pai deve saber antes de começar a ensinar.
Pai, não me dê tudo que peço. Às vezes peço somente para obter, para compensar, para chamar a atenção. Não me dê ordens. Se ao invés de ordens me pedisse as coisas com firmeza e carinho eu as faria rapidamente e com muito mais alegria. Não me faças promessas. Se me prometer um prêmio, dê-me, mas também dê-me o castigo, se prometido. Não me corrija as faltas diante dos outros, ensina-me a ser melhor quando estivermos sozinhos e com o seu exemplo. Não me compare com ninguém, principalmente com meu irmão ou irmã. Se me fizer sentir pior que os outros eu sofrerei muito mais. Não grite comigo. Respeito-o mais quando você fala comigo, e não me faça gritar também. Deixe-me andar com meus próprios pés, ter minhas próprias emoções. Se você fizer tudo por mim, eu jamais terei a alegria de poder aprender. Quando estiver enganado em alguma coisa, admita-o, pois crescerá muito mais a minha estima por você, e isso me ensinará a reconhecer os meus próprios erros. Trate-me com a mesma amabilidade e cordialidade com que trata seus amigos, assim, aprenderei com você o respeito e a amizade. Eu aprendo muito vendo seu comportamento diário diante de tudo. Isso é a base de toda formação do meu futuro caráter. Lembre-se que meus ouvidos escutam melhor a quem admiro mais, você. Então fique atento aos seus atos diante de mim. Quando eu estiver atravessando momentos difíceis, ajude-me. Tente me compreender. Demonstre o seu amor por mim. Gosto de sentir que sou amado. Preciso de segurança para crescer. Ensine-me a aprender, e não a imitar os outros, ou mesmo você. Ensine-me o que é ser livre, pois só assim poderei criar um mundo livre!

(GO) Curso on-line: Educação Integral e Integrada [UFG]

nforma que estão abertas de hoje, 26 de outubro até o dia 14 de novembro de 2011, as inscrições para o processo seletivo de cursistas. O curso é destinado para portadores de diploma do ensino médio e/ou superior interessados em discutir a educação integral nas escolas brasileiras.

Mec: Haddad anuncia gratuidade da pós-graduação em educação [30/09/2011]

Cursos de pós-graduação, mestrados e doutorados em educação, mesmo em instituições privadas, serão gratuitos. O anúncio foi feito pelo ministro Fernando Haddad, na tarde desta sexta-feira, 30, durante o 7º. Congresso Inclusão: Desafio Contemporâneo para a Educação Infantil, promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Unidades de Educação Infantil da Rede Direta e Autárquica do Município de São Paulo (Sedin).

(SP) Curso: Programa Nacional de Formação Continuada a Distância nas Ações do FNDE – Formação pela Escola[Centro de Tecnologia Educacional de Santos]

Inscrições abertas para 2 turmas do FormAção pela Escola: "Competências Básicas" e "Fundeb".
Objetivo: O Programa Nacional de Formação Continuada a Distância nas Ações do FNDE – Formação pela Escola – visa fortalecer a atuação dos agentes e parceiros envolvidos na execução, no monitoramento, na avaliação, na prestação de contas e no controle social dos programas e ações educacionais financiados pelo FNDE.

Agência Senado: Professor assassinado no DF pode dar nome a lei para combater violência nas escolas. [17/10/11]

    "Lei Carlos Mota". É assim que os participantes de audiência realizada pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), nesta segunda-feira (17), desejam que seja chamada lei a ser criada para combater a violência contra os professores. Carlos Mota foi assassinado em junho de 2008 no Distrito Federal, em represália à sua atuação contra as drogas na escola pública que dirigia. Dos quatro denunciados pelo crime, três eram alunos da escola.  

Chamada para publicação: Revista de estudos semióticos (USP)

A revista on-line Estudos Semióticos, sediada na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, comunica que está recebendo artigos e resenhas para o volume 8, a ser publicado em dois números em 2012.
Podem ser propostos trabalhos que se enquadrem na área da semiótica ou em domínios conexos que lidem com os signos, os textos, os discursos e as práticas sociais produtoras de sentido, desde que tais trabalhos sejam inéditos e dialoguem com a teoria semiótica.

CNTE: O Brasil vai parar para marchar em Brasília.

No dia 26 de outubro, a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e suas 43 entidades filiadas em todo o Brasil irão fazer uma mobilização que promete reunir cerca de dez mil pessoas no Planalto Central. É a 5ª Marcha Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública, que nesta edição pede 10 mil pelos 10% do PIB para a Educação. O Brasil investe, hoje, cerca de 5% do PIB no setor.

(Facebook) Viciados em livros

Página que vem, como forma de incentivar a leitura, promovendo concursos culturais (literários) em parceria com editoras e também diretamente com novos escritores nacionais.
                      Site: http://www.facebook.com/pages/Viciados-em-Livros/116842901705221

Livro: Alfabetização no Brasil: uma história de sua história. (Org: Maria do Rosário Longo Mortatti)

Alfabetização no Brasil: uma história de sua história. (Org - Maria do Rosário Longo Mortatti)
ISBN: 978-85-7983-178-2; Ano 2011.
Como avalia Anne-Marie Chartier, “Em 1980, a história do ensino da leitura era somente um capítulo da história do ensino. [...] Em 2010, a história do ensino da leitura tornou-se um capítulo essencial da história cultural das sociedades ocidentais.” Também no Brasil, pesquisadores vinculados a diferentes programas de pós-graduação e grupos/núcleos de pesquisa vêm estudando a história da alfabetização, com ênfase nos séculos XIX e XX, em diferentes contextos regionais e com base em diferentes fontes documentais, vertentes teóricas e abordagens metodológicas. Um balanço desse conhecimento acumulado ao longo das duas últimas décadas foi apresentado e discutido no I SIHELE – Seminário Internacional sobre História do Ensino de Leitura e Escrita, realizado, em 2010, na Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista (UNESP) - campus de Marília, do qual resulta este livro. O conjunto de textos aqui reunidos possibilita, assim, compreender como se vem produzindo uma história da história da alfabetização no Brasil e como se vem constituindo o correspondente campo de conhecimento, marcadamente interdisciplinar e centrado em um “conceito brasileiro de alfabetização”: processo de ensino e aprendizagem iniciais da leitura e da escrita, que envolve diferentes facetas — conforme apontadas por Magda Soares — e que se relaciona diretamente com demandas educacionais, sociais e políticas de nosso tempo. No diálogo direto com publicações que tematizam a alfabetização no Brasil - de pontos de vista histórico, didático, linguístico, psicológico, dentre outros -, o que aqui se apresenta instiga à formulação de muitas outras possibilidades, como avalia Carlota Boto: “[...] há um futuro que pode ser construído pela integração e pela articulação de projetos e de resultados de pesquisas já consolidadas. [...] A primeira pedra dessa construção foi aqui lançada. O leitor, pela leitura, certamente confirmará a expectativa de que este livro traduz-se como momento de chegada, m­­as também como ponto de partida de uma nova expedição”.

(PR) 2º CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários 5º CELLI - Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários

O II Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários (I CIELLI) e V Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários (V CELLI), proposto pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá, é um evento acadêmico-científico que tem por objetivo congregar pesquisadores atuantes no Brasil para discussão, reflexão e divulgação de produção acadêmica, técnica e cultural em Letras, Línguística e áreas afins. Em sua segunda edição de caráter internacional, de 13 a 15 de junho de 2012, com a presença de conferencistas de universidades estrangeiras e a participação de estudiosos do Brasil em mesas-redondas e proposição de simpósios, o evento consolida-se como espaço de ampla divulgação e de permutas acadêmicas. A carga horária do evento é de 40 horas. 

Anúncio: Supere os anjos com a Samsung ST 550.

Uma propaganda da Samsung se mostrou bem interessante ao ilustrar o antiquíssimo, porém atual, ditado moral "as aparências enganam" ...
Legendado:
  
 Alta qualidade:

Revista Bons Fluídos: Escolas do amanhã: o projeto que colabora para a redução da desigualdade no ensino.

Paredes coloridas e limpas, canteiros com flores, livros espalhados pelos corredores, e, na entrada, o simpático recado: "Você está entrando em uma escola de leitores". O ambiente acolhedor do Centro de Educação Integrado (Ciep) 1o de Maio, escola municipal na região em que se localizam três violentas favelas - Pedrinhas, Rolas e Antares - no Rio de Janeiro, pouco lembra o visual sem vida das unidades de ensino públicas no país. E pensar que até pouco tempo a escola também fazia parte dessa realidade. Esse cenário de desolação ganhou novos rumos a partir de 2005, depois que a instituição passou a ser dirigida pela ex-servente escolar Sueli Gaspar, vitoriosa, após ter passado por quatro concursos públicos até chegar ao cargo de diretora-geral. "Assim como a educação transformou minha vida, eu queria transformar a vida dessas crianças, criadas em um ambiente hostil e com pouca (ou nenhuma) perspectiva", diz Sueli ...

Blog 'Conversa de Português': Eu não gosto de política. (Atemporal)

“Eu  não  gosto de  política!” é  uma das frases mais  ouvidas quando surge alguma notícia sobre corrupção no país. Nos  últimos   oito  meses, a presidente Dilma Roussef já  exonerou boa parte de seus ministros – ela  diz que isso  é  uma “faxina”. Qualquer dona de casa sabe que faxina só  é   feita quando  a casa está suja. Não  fui  eu  que escolhi os ministros… Só  tenho  culpa de ter votado  mal para vereador,  governador,  deputado estadual,  deputado federal,  senador e…  Mas voltando ao assunto:  O que  é política?

UOL: Professora se irrita com resposta, surta e pega uma faca para tirar satisfação com alunos em escola de MG

[07/10/2011]
Uma professora de filosofia da escola estadual Mário Elias de Carvalho, localizada em Contagem (MG), precisou ser contida por colegas após apanhar uma faca na cantina da escola e se dirigir à sala de aula com intenção de tirar satisfação com alunos de classe do 1º ano do ensino médio.

Cartaz Motivacional

Não importa quantos "tombos" levamos durante o dia, o importante e voltar pra casa com a cabeça erguida... Isso sim é classe...
Fonte: Facebook de Bruno Serra
http://www.facebook.com/photo.php?fbid=10150336560089375&set=a.10150163868899375.308351.546469374&type=3&theater

Steve Jobs

“Lembrar-me de que estarei morto em pouco tempo é a mais importante ferramenta que já encontrei para me ajudar a fazer as grandes escolhas da vida. Porque quase tudo – todas as expectativas externas, todo o orgulho, todo o medo de constrangimentos ou de falhar – deixa de ser importante diante da morte, restando apenas aquilo que realmente importa.

Assuntos que nunca saem de moda ...

Aos poucos, esta postagem tornar-se-á, gradativamente, uma listagem de assuntos/temas que sempre devem ser relembrados e trabalhados por nós, professores, a fim de estimular o desenvolvimento de cidadãos mais conscientes e bem informados sobre os problemas e soluções que envolvem ou possam envolver nossa sociedade:
* Conservação de livros (literários e didáticos);

MEC: Conservação de livro didático é estimulada com premiação.

Quinta-feira, 15 de setembro de 2011
Foi divulgado nesta quinta-feira, 15, o resultado do concurso Ações Inovadoras no Livro Didático, promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Criado para selecionar e disseminar as melhores práticas sobre remanejamento, conservação e devolução dos livros, o concurso premiou três secretarias de educação, uma escola em cada uma das cinco regiões do país e uma unidade de ensino em âmbito nacional.

Chamada para publicação: Revista Fronteira Digital (UNEMAT)

A revista eletrônica Fronteira Digital - UNEMAT - Campus Universitário de Pontes e Lacerda - MT, está recebendo artigos para seu quarto número, referente ao semestre 2011/2. O objetivo da revista é publicar artigos de graduandos e recém-graduados nos cursos de Letras, Linguística e Artes. O prazo para envio dos textos é de 20/09/2011 a 20/11/2011. Para mais informações, acessar o site http://www.unemat.br/revistas/fronteiradigital

(PE) III Semana de Letras da Unidade Acadêmica de Serra Talhada

A III Semana de Letras da Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, tem como missão servir aos alunos do curso de Licenciatura Plena em Letras e aos professores da rede pública e privada da educação básica do município de Serra Talhada (cidade situada no sertão pernambucano) e municípios circunvizinhos com a instrumentalização necessária para criar e inovar a sua prática pedagógica, através de discussões de novas teorias, tecnologias e metodologias para o ensino-aprendizagem de línguas e de literatura, a partir da realização de diversas atividades (minicursos, oficinas, conferências, sessões coordenadas etc.), que pretendem ampliar não apenas as temáticas trabalhadas nas disciplinas da grade curricular do referido curso de licenciatura, como também reciclar os professores da educação básica levando a eles os resultados de pesquisas que estão sendo trabalhadas na Universidade, a fim de que esse evento funcione como uma formação continuada para esses profissionais. Neste ano, a Semana de Letras da UAST acontecerá no período de 17 a 21 de outubro de 2011 e os participantes poderão apresentar trabalhos na modalidade “pôster” e em sessões de “comunicação individual”. Alunos de graduação só poderão apresentar trabalhos na modalidade “pôster”, excluindo-se os alunos de Iniciação Científica (PIBIC, PIC, PIBID, PET etc.), que poderão apresentar trabalhos na modalidade “comunicação individual”, se anexarem, na hora do envio do trabalho, carta de ciência do orientador. CONFERENCISTAS: José Hélder Pinheiro Alves (UFCG) Irandé Antunes (UECE/UFPE)

(SP) III Colóquio de Estudos Retóricos

A Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, o Departamento de Língua Portuguesa da PUC-SP, a Faculdade de Filosofia Comunicação Letras e Artes (FAFICLA), o Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa e o Grupo ERA promoverão, em 28 de Outubro de 2011, o III Colóquio de Estudos Retóricos, que tem como tema: A Retórica do Medo

(DF) II CONGRESSO INTERNACIONAL DE FRASEOLOGIA E PAREMIOLOGIA e O I CONGRESSO BRASILEIRO DE FRASEOLOGIA

O Instituto de Letras, o Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução e o Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada da Universidade de Brasília estão organizando o II CONGRESSO INTERNACIONAL  DE FRASEOLOGIA E PAREMIOLOGIA e O I CONGRESSO BRASILEIRO DE FRASEOLOGIA. O evento será realizado entre os dias 13 e 17 de novembro de 2011 em Brasília e contará com a participação de pesquisadores nacionais e estrangeiros de renome na área. O primeiro congresso foi realizado, com sucesso, em 2006 na Universidade de Santiago de Compostela, Galicia, Espanha. 

Eventos

Eventos Acadêmicos - Por Feeds

O piso é lei!

O piso é lei!

Seguidores