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Uma proposta metodológica para o ensino de acentuação gráfica. - Juliana Pereira dos Santos (UFF/RJ)

O presente trabalho pretende apresentar uma proposta de metodologia para o ensino de acentuação gráfica segundo as normas do Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Nessa perspectiva, consideraremos fundamental o estudo da prosódia em Português e dos princípios norteadores da ortografia portuguesa. Para fundamentar nosso propósito utilizaremos como corpus de análise o texto oficial do acordo ortográfico de Língua portuguesa de 1990 e a proposta de Silva (2007) para uma melhor organização dos conteúdos disciplinares. Neste sentido apresentaremos os conceitos “molar” e “molecular” utilizados por Silva (2007) para representar duas atitudes adotadas pelo ensino na transmissão de conteúdos, a primeira corresponde a uma nova abordagem metodológica, a segunda diz respeito ao ensino tradicional e prescritivo das disciplinas escolares. Nossa intenção, ao sugerir uma nova proposta metodológica para o ensino de acentuação gráfica, é tornar esse mais rentável e eficaz para a aprendizagem e retenção do referido conteúdo pelo aluno de língua portuguesa.
PALAVRAS-CHAVE: Novo acordo ortográfico; acentuação gráfica; método molar.
Fonte: ANAIS/2010 - II Colóquio da Pós-Graduação em Letras (UNESP) http://www.assis.unesp.br/posgraduacao/letras/mis/coloquio/anais2010/julianapereira.pdf(Acesso em 31/10/2010)
* Uma proposta metodológica para o ensino de acentuação gráfica. - Juliana Pereira dos Santos (UFF/RJ)

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