Se ligue nos eventos, professor!

O que dizem alguns documentos oficiais sobre o ensino tradicional de Língua Portuguesa. - Graziela Lucci de ANGELO (UFSM)

Este trabalho, de natureza histórica, relata resultados de uma análise feita sobre dois documentos oficiais voltados ao ensino de Língua Portuguesa, publicados pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, nos anos 1970 e 1980 e que tiveram grande circulação entre o público docente do ensino fundamental e médio nessa mesma época. Alguns objetivos nortearam a pesquisa: investigar que imagem do ensino tradicional de Língua Portuguesa é construída pela voz oficial aos professores, conhecer sua caracterização e conhecer que relação se estabeleceu entre essa imagem e aquela construída pelo discurso acadêmico de linguistas brasileiros que, nesse período, empenhavam-se em fomentar transformações no ensino de língua materna, calcadas em conhecimentos linguísticos disponíveis à época. A análise revela uma imagem altamente negativa do ensino tradicional de Língua Portuguesa, que também se encontra no discurso dos lingüistas, o que leva a entender que a imagem construída é parte de um mesmo discurso do novo, divulgado a partir dos anos 70, com origem na Lingüística.
Palavras-chaves: ensino de Língua Portuguesa, ensino tradicional, documentos oficiais.
Fonte: ABRAHÃO, Maria Helena Vieira; GIL, Gloria; RAUBER, Andréia Schurt (Orgs.). Anais do I Congresso Latino-Americano sobre Formação de Professores de Línguas. Florianópolis, UFSC, 2007.
http://www.cce.ufsc.br/~clafpl/7_Graziela_Angelo.pdf
(Acesso em 16/12/2010)
* O que dizem alguns documentos oficiais sobre o ensino tradicional de Língua Portuguesa. - Graziela Lucci de ANGELO (Universidade Federal de Santa Maria)

0 comentários:

Postar um comentário

Eventos

Eventos Acadêmicos - Por Feeds

O piso é lei!

O piso é lei!

Seguidores