Se ligue nos eventos, professor!

Estrutura e Formação de palavras. - Materiais e fontes avulsas

- Questões sobre o infixo. (Ciberdúvidas de Língua Portuguesa)
http://www.ciberduvidas.pt/pergunta.php?id=12127

O problema do infixo em português. - Valter Kehdi

Neste artigo, faz-se o levantamento das diferentes propostas de existência de infixos em português, acompanhadas dos comentários críticos correspondentes. O objetivo é mostrar que provavelmente não existe, em nossa língua, esse tipo de morfema.
Palavras-chave: infixo, alternância vocálica, fonemas de ligação.Fonte: Filologia e Lingüística Portuguesa, n. 3, p. 191-196, 1999.

O que dizem alguns documentos oficiais sobre o ensino tradicional de Língua Portuguesa. - Graziela Lucci de ANGELO (UFSM)

Este trabalho, de natureza histórica, relata resultados de uma análise feita sobre dois documentos oficiais voltados ao ensino de Língua Portuguesa, publicados pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, nos anos 1970 e 1980 e que tiveram grande circulação entre o público docente do ensino fundamental e médio nessa mesma época. Alguns objetivos nortearam a pesquisa: investigar que imagem do ensino tradicional de Língua Portuguesa é construída pela voz oficial aos professores, conhecer sua caracterização e conhecer que relação se estabeleceu entre essa imagem e aquela construída pelo discurso acadêmico de linguistas brasileiros que, nesse período, empenhavam-se em fomentar transformações no ensino de língua materna, calcadas em conhecimentos linguísticos disponíveis à época. A análise revela uma imagem altamente negativa do ensino tradicional de Língua Portuguesa, que também se encontra no discurso dos lingüistas, o que leva a entender que a imagem construída é parte de um mesmo discurso do novo, divulgado a partir dos anos 70, com origem na Lingüística.

Uma proposta metodológica para o ensino de acentuação gráfica. - Juliana Pereira dos Santos (UFF/RJ)

O presente trabalho pretende apresentar uma proposta de metodologia para o ensino de acentuação gráfica segundo as normas do Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Nessa perspectiva, consideraremos fundamental o estudo da prosódia em Português e dos princípios norteadores da ortografia portuguesa. Para fundamentar nosso propósito utilizaremos como corpus de análise o texto oficial do acordo ortográfico de Língua portuguesa de 1990 e a proposta de Silva (2007) para uma melhor organização dos conteúdos disciplinares. Neste sentido apresentaremos os conceitos “molar” e “molecular” utilizados por Silva (2007) para representar duas atitudes adotadas pelo ensino na transmissão de conteúdos, a primeira corresponde a uma nova abordagem metodológica, a segunda diz respeito ao ensino tradicional e prescritivo das disciplinas escolares. Nossa intenção, ao sugerir uma nova proposta metodológica para o ensino de acentuação gráfica, é tornar esse mais rentável e eficaz para a aprendizagem e retenção do referido conteúdo pelo aluno de língua portuguesa.

Modelos, teorias e tendências na abordagem do desenvolvimento fonológico: a importância da sílaba na avaliação. - Rosa Lima

Traça-se aqui um panorama das conceptualizações teóricas relativas ao desenvolvimento fonológico. É feita uma leitura em função da afirmação crescente dos aspectos suprassegmentais, nomeadamente do papel da sílaba na aquisição. Finalmente, são apresentados registos de avaliação com base nos processos fonológicos e tendo em conta os formatos silábicos.

Acentuação gráfica. - Odete Pereira da Silva Menon (Universidade Federal do Paraná)

A maioria dos autores de compêndios gramaticais limita-se a repassar para o estudante o texto integral das regras de acentuação gráfica, constantes no Formulário Ortográfico. Ali, o número de casos é extenso, pois destina-se à elaboração do P V O L P — Pequeno Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa — tarefa dirigida a especialistas da língua. Como conseqüência, os nossos alunos de todos os níveis, têm muita dificuldade em apreender como e onde devem utilizar os acentos. Assim, neste trabalho procurou-se sistematizar as ocorrências e agrupá-las cm quatro esquemas ou regras, o que facilita o aprendizado não só para saber de cor, mas para a devida aplicação.

Estudando a melodia da fala: traços prosódicos e constituintes prosódicos. - Maria Helena Mira Mateus (FLUL / ILTEC)

(...) A prosódia começou a ocupar lugar de destaque desde as primeiras gramáticas sobre o português. Em 1540, na Gramática da Língua Portuguesa, diz João de Barros que os latinos “partem a sua Gramática em quatro partes: em Ortografia, que trata da letra; em Prosódia, que trata de sílaba; em Etimologia, que trata da dicção, e em Sintaxe, a que responde a construção, à imitação dos quais, (por termos as suas partes), dividimos a nossa Gramática” (p. 60)

A acentuação gráfica em uma só regra: a lógica da acentuação gráfica em Português - José Pereira da Silva (UERJ)

Os livros didáticos de Língua Portuguesa, assim como as suas gramáticas normativas e pedagógicas, apresentam as regras de acentuação gráfica de uma forma extremamente fracionada e impregnada de exceções, desmoralizando os professores mais atentos à lógica que levou a essas regras e desmotivando os alunos. Em primeiro lugar, observemos que a acentuação gráfica é uma normatização da lógica gramatical, estabelecida estatisticamente a partir de sua fonética básica, que acentua naturalmente a penúltima vogal nas palavras com as terminações fracas a, as, e, es, o, os, am, em e ens.

A importância da sílaba: uma reflexão fonológica. - Isabel Henriques (Faculdade de Letras da Universidade do Porto)

Um estudo sobre as características especiais das fricativas coronais não podia deixar de contemplar um capítulo sobre a sílaba, visto que em muito dos processos fonológicos, algumas das questões problemáticas acontecem no domínio da sílaba, resultado da hierarquia e organização deste constituinte prosódico, nomeadamente no âmbito das regras fonotácticas. Assim, procurámos obter uma definição de sílaba, analisar os seus constituintes, a sua organização e os princípios pelos quais se rege. Em suma, tentámos encontrar a resposta para a questão da importância da sílaba na teoria fonológica.

Planos de significação da palavra: Denotação X Conotação

                                     "Chega mais perto e contempla as palavras.
                                            Cada uma
                                            tem mil faces secretas sob a face neutra."
                                           (Carlos Drummond de Andrade; A procura da poesia; Livro: A rosa do povo. [1945])

Prosódia - Materiais e fontes avulsas

- A arte de fazer versos.
Fonte: http://www.lunaeamigos.com.br/gramatica/artedefazerversos.htm
- Versificação: as Sílabas e a Métrica. (Autor não identificadona página)
Todas as palavras são compostas por sílabas que, por sua vez, são constituídas por outros elementos ainda menores: a letra, se estivermos a pensar na palavra escrita, ou o fonema, se estivermos a pensar na palavra falada. No entanto, existem ainda dois tipos de sílabas: as sílabas gramaticais, mais fáceis de identificar na palavra escrita, e as sílabas métricas, mais fáceis de identificar na palavra falada.

A correção/revisão textual - Aprimorando conhecimentos com trabalhos acadêmicos e fontes da internet

- Aprender a ensinar: A correção de textos por professores em formação. - Juliana Alves Assis (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais)
Neste trabalho, examina-se como professores em formação, na ação de correção de textos em situações de estágio curricular, considerando-se os recursos e critérios de que lançam mão nesse tipo de expediente, manifestam suas representações acerca da produção textual, do processo de ensino/aprendizagem em curso e da própria natureza dessa tarefa. Os dados analisados fornecem importantes pistas sobre um curso de licenciatura em Letras que visa à formação de profissionais que sejam capazes de operar com as diferentes dimensões do texto e do discurso, dominando um conjunto de métodos e técnicas pedagógicas que permitam a transposição de conhecimento sobre a língua(gem) para os diferentes níveis de ensino e os mais diversos contextos de aprendizagem.

Tradição X Inovação: As tentativas de mudança no ensino de gramática de uma professora da rede pública estadual paulista. - Ana Sílvia Moço Aparício (IEL/UNICAMP)

Neste artigo, descrevemos e analisamos como a inovação se produz em uma aula de gramática ministrada por uma professora que está tentando inovar sua prática de ensino. Nessa aula, a professora tematiza as variações de sentido estabelecidas pela preposição de, sem distinguir os níveis de interpretação semântica levados em conta nas atividades desenvolvidas, mas também sem se prender às diferentes formas de classificação desses sentidos, oriundas de conflitos teórico-metodológicos existentes não somente entre a gramática e a linguística, mas entre vertentes da própria lingüística.

Ortografia de alguns fonemas

# Fonema /s/
- Escrevem-se com a letra 's' ...
. Palavras derivadas de verbos cujo radical seja 'corr', 'pel', ou termine em 'nd', 'rt', 'rg':
ascender - ascensão, ascensional, ascensor
concorrer - concurso

Texto: Futuros Médicos Homofóbicos

Saiu na Folha de São Paulo, no dia 09 de Dezembro de 2010: “Eleição para centro acadêmico cria onda anti-gay em Universidade”. A universidade em questão é a UFCSPA – Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, a antiga “Fundação” e o Centro Acadêmico é o CA 22 de Março, centro acadêmico de medicina desta universidade, que eu conheço e já tive a oportunidade de visitar algumas vezes durante os meus anos de Movimento Estudantil.

Decreto institui o Inventário Nacional da Diversidade Linguística e dá outras providências.

Presidência da República
Casa Civil
Subchefia para Assuntos Jurídicos
DECRETO Nº 7.387, DE 9 DE DEZEMBRO DE 2010.

Pingo Etimológico: 'aluno'

Radical: alun
Raiz: alun
Vogal temática: #
Substantivo contável
Gênero: Biforme
Trissílaba: a - lu - no
Tonicidade: Paroxítona
Palavras cognatas: alunado
Substantivo(s) coletivo(s): classe, turma

Eventos

Eventos Acadêmicos - Por Feeds

O piso é lei!

O piso é lei!

Seguidores