Se ligue nos eventos, professor!

(SP) V Congresso Latino Americano de Objetos de Aprendizagem e MoodleMoot2010 - LACLO

Os países latino-americanos possuem uma necessidade urgente de partilhar, dar-se as mãos e crescer juntos em todos os aspectos, mas sobretudo para aumentar o nível educacional de nosso povo. Daí a necessidade de manter, em nosso contexto, uma discussão ativa que nos permita compartilhar a riqueza de nossas pesquisas e  visões de objetos de aprendizagem e outras tecnologias para a educação, a fim de construir uma visão comum que nos permita fazer uso eficaz desses instrumentos para a educação de nosso povo.
A partir desta necessidade, a Escola Superior Politécnica do Litoral (ESPOL) organizou no ano de 2006, em Guayaquil – Equador,  a primeira Conferencia Latinoamericana de Objetos de Aprendizagem. A partir de então formou-se a Comunidade Latinoamericana de Objetos de Aprendizagem (LACLO) que tem organizado anualmente este congresso em diversos países da região (Santiago, Chile-2007; Aguascalientes, México-2008; Mérida, México-2009). A cada ano amplia-se o número de pesquisadores e docentes que participam desta conferencia, não somente da  América Latina, mas também da Europa e Estados Unidos.
Estes congressos tem propiciado ricos espaços de discussão e trocas de experiências entre pesquisadores e docentes. Estas atividades tem permitido o nascimento de numerosos  projetos colaborativos entre várias Universidades, como por exemplo a Federação Latino Americana de Repositórios de Objetos de Aprendizagem (LA FLOR) formada por várias instituições membros da Comunidade.
 A partir da terceira edição do LACLO, o congresso tem como tema não somente objetos de aprendizagem, mas todas aquelas tecnologias que de uma ou outra maneira ajudam a melhorar a educação. Tem-se também o interesse em aumentar e melhorar a formação de redes de conhecimento multidisciplinar, através de projetos de colaboração, por isso esta chamada  de trabalhos é para os acadêmicos, educadores, tecnólogos, especialistas em educação e todo o público interessado.
Além da apresentação de artigos, com a participação de palestras proferidas por especialistas internacionais, haverá tutoriais sobre questões emergentes e se realizará a reunião anual ampliada do LACLO bem como de outros grupos existentes na Comunidade. Junto com o evento ocorrerá diversas oficinas e um concurso de objetos de aprendizagem.
Este ano, três universidades brasileiras se unem para coordenar o V. Congresso Latino Americano de Objetos de Aprendizagem (LACLO 2010): Universidade Cruzeiro do Sul (http://www.cruzeirodosul.edu.br), Universidade Presbiteriana Mackenzie (http://www.mackenzie.br) e a Universidade Federal do ABC (http://www.ufabc.edu.br).  O congresso acontecerá entre 27 de setembro e 1 de Outubro de 2010 em São Paulo, Brasil.
Este ano o evento LACLO será realizado em conjunto com o evento MoodleMoot (http://www.moodlemoot2010.com.br/).

Site oficial: http://200.136.79.4/LACLO2010/

0 comentários:

Postar um comentário

Eventos

Eventos Acadêmicos - Por Feeds

O piso é lei!

O piso é lei!

Seguidores