Se ligue nos eventos, professor!

(DF) III Congresso Latino Americano de Compreensão Leitora: Ler para produzir mais cultura


"LER PARA PRODUZIR MAIS CULTURA"
Acontecerá de 12 a 15 de outubro de 2010, no Brasil, em Brasília.
As atividades culturais farão parte das comemorações do cinquentenário da capital brasileira; dia 15 Formosa, cidade goiana relacionada historicamente com a gênese de Brasília, receberá os participantes deste Congresso.





Leitura e escola.

Neste III comlei serão destacadas as interfaces entre leitura, literatura(entre outras linguagens artísticas) e processo formativo, uma vez que – acreditamos - a finalidade maior de nossa atuação junto às gerações que vêm surgindo é a educação para o exercício pleno da cidadania.
A dificuldade dos estudantes mais jovens em relação à leitura, à interpretação de textos e de imagens e à inserção no contexto ocasiona dificuldade de assimilação e compreensão em todas as áreas do conhecimento. O estímulo à leitura tem como objetivo a formação de leitores competentes, capazes de ler e entender qualquer tipo de texto, com elevado grau de qualidade, e só assim exercer a plena cidadania.
Muitos alunos apenas decodificam os signos da língua mas não conseguem compreender o que leram, ou seja, estão somente alfabetizados; conseguem ler pequenos textos, mas, à medida que se deparam com trechos que apresentam maior complexidade, as dificuldades de compreensão, interpretação e aplicação aparecem.
Acreditamos que, se os estudantes, desde a primeira infância, forem estimulados a ler, na família, na escola, nos lugares sociais por que transitam, o hábito e o gosto pela leitura podem ser desenvolvidos, auxiliando-os na assimilação e compreensão de todas as disciplinas e na atuação no mundo. É o que pretendemos estudar no III comlei.

Site para informações: http://leituras.literaturas.pro.br/



0 comentários:

Postar um comentário

Eventos

Eventos Acadêmicos - Por Feeds

O piso é lei!

O piso é lei!

Seguidores