Se ligue nos eventos, professor!

Carnaval (2010) e Leitura


quixotecarnaval [Notícias] União da Ilha levará Dom Quixote para a 
Sapucaí
Fora do grupo especial do Carnaval do Rio desde os desfiles de 2001, a União da Ilha, escola da Ilha do Governador fundada em 1953, retorna à elite do samba fluminense apostando na literatura para conquistar uma classificação de destaque entre as grandes. “Vamos buscar um lugar no desfile das campeãs. Se ficarmos entre as primeiras, temos chances de brigar pelo título”, aposta o diretor de Carnaval da escola, Márcio André.
O samba-enredo “Dom Quixote de La Mancha, o Cavaleiro dos Sonhos Impossíveis“, vai levar à Sapucaí a história do famoso personagem de Miguel de Cervantes. “Digo que nosso enredo está entre os dois ou três melhores do Rio de Janeiro nesse ano”, gaba-se Márcio André. O desfile ficou a cargo da carnavalesca Rosa Magalhães. “Ela é talentosa, tem tudo encaixado”, conta o dirigente. A escolha do tema foi definida pela popularidade do livro. “Não tem enredo maior”, justifica Márcio André.
De acordo com o diretor de Carnaval, cada um dos carros da escola terá uma surpresa. No desfile, a União da Ilha vai mostrar a perda da lucidez do personagem, sua paixão e seu retorno da loucura. “Todos temos uma loucura, somos apaixonados. E vamos falar sobre isso, e também sobre a paixão pela escola”, conta. Também serão lembrados no desfile artistas que fizeram referências ao herói de Cervantes, como o poeta Carlos Drummond de Andrade, o músico Raul Seixas e o pintor Cândido Portinari.
domquixotedali [Notícias] União da Ilha levará Dom Quixote para a 
Sapucaí
O livro Dom Quixote comemora seu quarto centenário
Em um dos carros, Dom Quixote será interpretado pelo ator Eriberto Leão, e a atriz Letícia Spiller interpreta sua amada Dulcineia. Também podem desfilar pela escola a atriz Déborah Secco e o técnico do Flamengo, Andrade.
Para levar a história de Dom Quixote à avenida, a agremiação estima os gastos em cerca de R$ 1,5 milhão, mais a verba destinada pela Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro. Empresas foram procuradas para ajudar a financiar o desfile, mas de acordo com o diretor, ficaram “só na promessa”.
Agência Estado
Confira o samba-enredo da União da Ilha:
Voltou a Ilha
Delira o povo de alegria
Nessa folia sou fidalgo, sou leitor
Cavaleiro sonhador
Meu mundo é de magia
Vou cavalgar no Rocinante
Meu escudeiro é Sancho Pança
Se Dulcineia é meu amor
Quem eu sou?
Sou Dom Quixote de La Mancha

O gigante moinho me viu deu no pé
O povo grita.. olé
Nesse feitiço tem castanhola
A bateria hoje deita e rola

Vesti a fantasia, fui à luta
Venci manadas, rebanhos
Fiz de uma bacia, meu elmo de glórias
Meus livros se perderam pela história
Enfim, fui vencido pelo branca lua
Voltei pra casa esquecendo as aventuras
O tempo ficou com meus ideais
Quimeras são imortais

A Ilha vem cantar
Mais um sonho impossível… sonhar!
Quem é que não tem, uma louca ilusão
E um Quixote no seu coração


alexandria [Notícias] Unido da Tijuca vai colocar fogo na 
Biblioteca de Alexandria
Um dos carros alegóricos mais aguardados do carnaval 2010 promete ser o abre-alas da Unidos da Tijuca. Com o enredo “É Segredo!”, o inventivo Paulo Barros promete surpreender a Marquês de Sapucaí ao reproduzir a famosa Biblioteca de Alexandria, uma das sete maravilhas do mundo antigo.
7491386.alexandria 1gente   fotos 362 369 [Notícias] Unido da 
Tijuca vai colocar fogo na Biblioteca de Alexandria
A Biblioteca de Alexandria foi destruída por um incêndio na Antiguidade
A proposta do carro é que diversas portas e gavetas abram e fechem, além de livros, pergaminhos, mapas. O destaque do carro não será o movimento feito por foliões, tão característico dos carnavais de Paulo, mas sim uma iluminação especial.
Foram oito meses de pesquisa e testes. Ventiladores fitas luzes e muita fumaça vão dar a ilusão de que o abre-alas está em chamas. “É bem real e o primeiro teste que eu fiz no carro foi desesperador e algumas pessoas chegaram a chamar o Corpo de Bombeiros achando realmente que o carro estava incendiando”, conta o carnavalesco.
A Unidos da Tijuca é a terceira escola a desfilar no domingo de carnaval.
Fonte: Ig e G1

Fonte: http://ebooksgratis.com.br/


0 comentários:

Postar um comentário

Eventos

Eventos Acadêmicos - Por Feeds

O piso é lei!

O piso é lei!

Seguidores