Os editores da *outra travessia* (*qualis *A2) convidam a todos interessados em colaborar no próximo número da revista, que terá o tema *A arte dos jogos, os jogos da arte*.****
O jogo é sempre provocante, sedutor para quem joga e para quem o pensa. Roger Caillois, por exemplo, empenhou-se em estabelecer categorias claras que pudessem dar conta de modalidades básicas do jogar: a competição (*agon*), a encenação ou simulacro (*mimicry*), o azar (*alea*) e a
vertigem (*ilinx*). Viu-se, porém, forçado a combinar, pareando-as, tais categorias básicas, em face da complexidade do jogar. As quatro categorias foram assim por ele desdobradas, em seis, sendo com isso ensaiado um movimento que não deixa de projetar outros desdobramentos possíveis, novas
combinações dada a diversidade de formas e modos no espaço lúdico.****
O jogo, assim, enquanto fato social, mostra-se refratário a tentativas de imobilizá-lo em conceituações totalizadoras, absolutas. Nessa sua aversão a uma normatividade que lhe seja imposta desde fora, ele introduz uma sorte de sistemática assistematicidade, que por sua vez confina com a dinâmica literária e artística: as artes do jogo, os jogos da arte, combinação plural de que escapa a indeterminação da potência.****
O lúdico e o artístico, por sua variabilidade mesma, abrem, portanto, quando relacionados, um vasto e acidentado campo de reflexão para especulações teóricas ou exercícios de crítica e análise que colocam em xeque nossa competência de lidar com fenômenos os mais corriqueiros da existência, contudo nada banais, que se estendem para além de geografias e cronologias.****
Para a sua próxima edição, a *outra travessia* convida estudiosos e pesquisadores a aceitar o desafio de pensar esta articulação entre o lúdico e o artístico-literário.****
As colaborações devem ser enviadas até o dia *04/06/2011*, em conformidade às normas de publicação da *outra travessia* através do site:
http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/Outra/index ou pelo e-mail:
outratravessia@gmail.com****
Os artigos serão submetidos à avaliação do conselho de pareceristas da revista.****
O jogo é sempre provocante, sedutor para quem joga e para quem o pensa. Roger Caillois, por exemplo, empenhou-se em estabelecer categorias claras que pudessem dar conta de modalidades básicas do jogar: a competição (*agon*), a encenação ou simulacro (*mimicry*), o azar (*alea*) e a
vertigem (*ilinx*). Viu-se, porém, forçado a combinar, pareando-as, tais categorias básicas, em face da complexidade do jogar. As quatro categorias foram assim por ele desdobradas, em seis, sendo com isso ensaiado um movimento que não deixa de projetar outros desdobramentos possíveis, novas
combinações dada a diversidade de formas e modos no espaço lúdico.****
O jogo, assim, enquanto fato social, mostra-se refratário a tentativas de imobilizá-lo em conceituações totalizadoras, absolutas. Nessa sua aversão a uma normatividade que lhe seja imposta desde fora, ele introduz uma sorte de sistemática assistematicidade, que por sua vez confina com a dinâmica literária e artística: as artes do jogo, os jogos da arte, combinação plural de que escapa a indeterminação da potência.****
O lúdico e o artístico, por sua variabilidade mesma, abrem, portanto, quando relacionados, um vasto e acidentado campo de reflexão para especulações teóricas ou exercícios de crítica e análise que colocam em xeque nossa competência de lidar com fenômenos os mais corriqueiros da existência, contudo nada banais, que se estendem para além de geografias e cronologias.****
Para a sua próxima edição, a *outra travessia* convida estudiosos e pesquisadores a aceitar o desafio de pensar esta articulação entre o lúdico e o artístico-literário.****
As colaborações devem ser enviadas até o dia *04/06/2011*, em conformidade às normas de publicação da *outra travessia* através do site:
http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/Outra/index ou pelo e-mail:
outratravessia@gmail.com****
Os artigos serão submetidos à avaliação do conselho de pareceristas da revista.****
0 comentários:
Postar um comentário