Se ligue nos eventos, professor!

Chamada para publicação: Revista Nonada

NONADA  – QUALIS B1
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS UNIRITTER


Edição nº 18, jan/jun 2012
DOSSIÊ   LEITURA: DIMENSÕES SOCIAIS, CULTURAIS  E POLÍTICAS DE UM CONCEITO
Prazo para submissão: 30/05/2012

Organização: Prof. Dr. Rejane Pivetta de Oliveira (UniRitter); Prof. Dr. Regina Zilberman (UFRGS); Prof. Dr. João Cláudio Arendt (UCS)

A leitura situa-se na interface de diferentes campos epistemológicos e corresponde, de modo amplo, às relações do sujeito com a realidade. Tanto como aprendizado da escrita, próprio da esfera letrada, como interação com os significados dos objetos e acontecimentos que participam da experiência humana, a leitura supõe a presença de uma linguagem, por meio da qual se estabelecem modos de interação com o mundo, com o outro. Muito mais do que a simples decodificação de signos, ou um meio para a obtenção de informações e conhecimentos técnicos, a leitura é uma condição para se habitar o mundo, necessária para orientarmos e darmos sentido a nossas ideias e ações. Assim, a edição n. 18 de Nonada propõe, em seu dossiê, a discussão sobre a leitura como um ato de interação com o mundo, no qual estão implicados diversos fatores de mediação, de ordem social, cultural e política, determinantes não apenas para as concepções de leitura, como também para o alcance e os efeitos de suas práticas na sociedade.

Edição nº 19 – jul/dez de 2012
DOSSIÊ: HOMENAGEM A SIMÕES LOPES NETO
Prazo para submissão: 30/08/2012

Organização: Regina da Costa da Silveira (UniRitter – Porto Alegre); Alicia Lidia Sisca (Universidad Del Salvador – Buenos Aires); Lisana Bertussi (UCS – Caxias do Sul).

A Edição nº 19, 2012/2, de Nonada Letras em Revista, acolhe artigos para o Dossiê que  resultem de pesquisas ou de práticas de leitura sobre a obra de João Simões Lopes Neto (1865-1916), no ano em que se comemora o centenário de Contos Gauchescos (1912), e que precede os cem anos da publicação de Lendas do Sul (1913).
Artigos que tratem de temas de interesse nas áreas de língua portuguesa, linguística, línguas e literaturas estrangeiras, literaturas brasileira, portuguesa e africanas, assim como resenhas e traduções, podem ser encaminhados para a Seção Geral de ambas as edições.

Os artigos devem ser submetidos eletronicamente, no endereço http://seer.uniritter.edu.br/index.php/nonada

0 comentários:

Postar um comentário

Eventos

Eventos Acadêmicos - Por Feeds

O piso é lei!

O piso é lei!

Seguidores