Se ligue nos eventos, professor!

(RS) III CONGRESSO INTERNACIONAL DE LEITURA E LITERATURA INFANTIL E JUVENIL; II FÓRUM LATINO-AMERICANO DE PESQUISADORES DE LEITURA

Nas origens da literatura, encontramos a figura do mediador: corpo, gesto e voz, a serviço da fruição da palavra sonora e poética. Mais tarde, a escrita e, posteriormente, a imprensa medeiam a palavra em matéria gráfica sobre papel. Hoje, ambos, mediadores e palavras, reconfigurados em gigabytes, narram histórias e declamam versos dispostos em telas e gadgets luminosos, espíritos eletrônicos da nossa era, que convivem com todas as modalidades do livro de literatura . O leitor, de receptor a operador interativo, por sua vez, ganha corpo e gestos próprios, infinitas identidades psíquicas, cognitivas, sociais e culturais, imerso em uma comunidade igualmente plural e multimidiática. Para trazê-lo à tona, tornam-se necessárias ações políticas, educativas e institucionais, megamediadoras da cultura literária.

O III Congresso Internacional de Leitura e Literatura Infantil e Juvenil pretende-se uma cartografia, onde suportes e sujeitos, aqui demarcados como territórios da linguagem, serão entrelaçados por uma diversidade de linhas e percursos. Partindo da ideia de que a arte literária não se oferece espontânea e solitária, mas através de corpos e gestos visuais e sonoros, nosso próximo objetivo é a ampla reflexão sobre a ação mediadora: do contador ao educador, da produção e da divulgação midiática ao público fruidor, da iniciativa privada ao órgão público, nosso desejo maior é traçar, sobre esse mapa, vias facilitadoras do encontro entre literatura e leitor. 

Data: 09, 10 e 11 de maio de 2012

Local: PUCRS – Porto Alegre – Brasil

Coordenadoras:
Dr. Vera Teixeira de Aguiar (PUCRS)
Dr. Eliana Yunes Garcia (PUCRio / Cátedra UNESCO)

http://www.pucrs.br/eventos/leitura/?p=capa

0 comentários:

Postar um comentário

Eventos

Eventos Acadêmicos - Por Feeds

O piso é lei!

O piso é lei!

Seguidores