Se ligue nos eventos, professor!

Chamada para publicação: Revista Desassossego (USP)

O objetivo da Revista Desassossego, do programa de Pós-Graduação em Literatura Portuguesa da Universidade de São Paulo é divulgar a produção acadêmica inédita (artigos, entrevistas e resenhas) de pós-graduandos, relacionada a temas portugueses, ainda que os alunos pertençam a outras áreas de atuação.
A revista também aceita textos ficcionais inéditos, em prosa ou verso, produzidos, da mesma maneira, por alunos matriculados em quaisquer programas de pós-graduação.
Temos o prazer de convidá-los a participar de nossas próximas edições.

"SER O QUE PENSO? MAS PENSO TANTA COISA" – ÁLVARO DE CAMPOS: A sétima edição dedica seu dossiê ao temário “SUJEITO E ESCRITURA”. Em torno dele, gravitam temáticas diversas: Modificações no estatuto do "autor": sua mortes e ressurgimentos. Processo criativo. Escrita e reclusão, escrita e show business. Despersonalização e máscaras: multiplicar-se/apagar-se. Alterego, heterônimo: ser/escrever o outro. Pseudônimo e falsa autoria: por que se mostrar, por que se esconder? Confessionalismo, autoficção e escritas intimistas - autobiografias, diários, memórias, correspondências, etc.: é possível escrever-se? Literatura e Identidade. Crítica do sujeito, crise da subjetividade.
PRAZO PARA ENTREGA: Os artigos e os textos ficcionais serão recebidos impreterivelmente até 30 de março de 2012. A publicação está prevista para julho de 2012.

"ACIMA DE TUDO HÁ A VOZ E O HUMOR, O TOM E A SINTAXE, AQUILO QUE TE ESTÁ, CIDADE, NO MAIS ÍNTIMO." - JOSÉ CARDOSO PIRES: A partir dessas linhas, propomos discutir a relação entre “CIDADE E LITERATURA” dentro da tradição portuguesa. O elogio e a crítica da cidade: atração e repulsa pelo urbano. A flânerie e as cidades modernas. Arquitetura urbana e literatura: terrenos comuns. Poética das cidades: maravilhosas, imaginárias, rememoradas. Escrever a cidade: guias, livros de bordo, relatos e crônicas de viagem. Estar na cidade e à margem dela: reconhecer-se, estranhar-se, marginalizar-se e ser marginalizado. Espaços oficiais e o underground. Denunciar a cidade: o urbano e suas mazelas. Deslocar-se na cidade, deslocar-se entre cidades: fluxos e refluxos; migrações e diásporas. A cidade e o campo: locus amoenus?, locus horrendusUrbi et orbi: cidade, literatura e cosmopolitismo.
PRAZO PARA ENTREGA: Os artigos e os textos ficcionais serão recebidos impreterivelmente até 27 de agosto de 2012. A publicação está prevista para dezembro de 2012.
Ressaltamos que todos os textos devem ser enviados no formato Word e de acordo com as normas de publicação da revista. Os que não obedecerem às normas serão devolvidos. Os textos devem ser enviados para o endereço eletrônico desassossego@usp.br. Quaisquer dúvidas, basta entrar em contato através do e-mail citado.
Lembramos ainda que, por determinação da CAPES, a revista exige dos autores vínculo ativo com programa de pós-graduação para mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos.

Site: http://www.fflch.usp.br/dlcv/revistas/desassossego/paginas/apresentacao.php
Atenciosamente,
Os editores.

0 comentários:

Postar um comentário

Eventos

Eventos Acadêmicos - Por Feeds

O piso é lei!

O piso é lei!

Seguidores