Data: 5, 6, 7 e 8 de outubro de 2010.
Local: UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO, CCH.
Informações: http://celtasgermanos2010.blogspot.com/
APRESENTAÇÃO:
O grupo Brathair foi criado em 1999, ligado a Associação Brasileira de Estudos Medievais (ABREM). Possui uma homepage e uma revista eletrônica semestral, com o objetivo de fortalecimento dos estudos celtas e germânicos. O grupo é pioneiro no Brasil e suas pesquisas, de caráter interdisciplinar, estão voltadas à história comparada dos celtas e germanos e suas relações com as áreas da literatura, arqueologia e filosofia, principalmente nos períodos Antigo e Medieval com seus reflexos na contemporaneidade. Visando estimular a produção nesta área, o grupo vem desenvolvendo dossiês por eixos temáticos na revista Brathair com a participação de pesquisadores nacionais e internacionais. O grupo também já produziu uma tradução inédita de fonte literária germânica medieval, intitulada O pobre Henrique. Parte da produção do Brathair foi publicada nos livros Humanismo Medieval (2005) e Estudos Anglo-Germânicos em Perspectiva (2002).O grupo busca também agregar profissionais de outras universidades brasileiras, estabelecendo pontes de contato e intercâmbio entre tais unidades. Neste sentido, organiza periodicamente simpósios acadêmicos específicos como o I Simpósio Nacional de Estudos Celtas e Germânicos (UFRJ, 2004) e o I Simpósio Internacional e II Nacional de Estudos Celtas e Germânicos (UFSC, 2006) e o o III Simpósio Nacional e II Internacional de Estudos Celtas e Germânicos (UFSJ, 2008. Também participa da organização de outros eventos, como o I Encontro de História Antiga e Medieval do Maranhão: Cultura e Ensino (UEMA, 2005). Em parceria com o CEIA/UFF organizou o I Colóquio de Estudos Celtas e Germânicos: Religiosidade e Interpretatio (UFF, 2007). E em parceria com o Mnemosine realizou o I Encontro Internacional e II Nacional de História Antiga e Medieval do Maranhão. Em 2009 apoiou a realização do II Encontro Internacional e III Nacional de História Antiga e Medieval do Maranhão (UEMA) e o II Colóquio de Estudos Celtas e Germanos (CEIA/UFF).
Local: UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO, CCH.
Informações: http://celtasgermanos2010.blogspot.com/
APRESENTAÇÃO:
O grupo Brathair foi criado em 1999, ligado a Associação Brasileira de Estudos Medievais (ABREM). Possui uma homepage e uma revista eletrônica semestral, com o objetivo de fortalecimento dos estudos celtas e germânicos. O grupo é pioneiro no Brasil e suas pesquisas, de caráter interdisciplinar, estão voltadas à história comparada dos celtas e germanos e suas relações com as áreas da literatura, arqueologia e filosofia, principalmente nos períodos Antigo e Medieval com seus reflexos na contemporaneidade. Visando estimular a produção nesta área, o grupo vem desenvolvendo dossiês por eixos temáticos na revista Brathair com a participação de pesquisadores nacionais e internacionais. O grupo também já produziu uma tradução inédita de fonte literária germânica medieval, intitulada O pobre Henrique. Parte da produção do Brathair foi publicada nos livros Humanismo Medieval (2005) e Estudos Anglo-Germânicos em Perspectiva (2002).O grupo busca também agregar profissionais de outras universidades brasileiras, estabelecendo pontes de contato e intercâmbio entre tais unidades. Neste sentido, organiza periodicamente simpósios acadêmicos específicos como o I Simpósio Nacional de Estudos Celtas e Germânicos (UFRJ, 2004) e o I Simpósio Internacional e II Nacional de Estudos Celtas e Germânicos (UFSC, 2006) e o o III Simpósio Nacional e II Internacional de Estudos Celtas e Germânicos (UFSJ, 2008. Também participa da organização de outros eventos, como o I Encontro de História Antiga e Medieval do Maranhão: Cultura e Ensino (UEMA, 2005). Em parceria com o CEIA/UFF organizou o I Colóquio de Estudos Celtas e Germânicos: Religiosidade e Interpretatio (UFF, 2007). E em parceria com o Mnemosine realizou o I Encontro Internacional e II Nacional de História Antiga e Medieval do Maranhão. Em 2009 apoiou a realização do II Encontro Internacional e III Nacional de História Antiga e Medieval do Maranhão (UEMA) e o II Colóquio de Estudos Celtas e Germanos (CEIA/UFF).
TEMÁTICA DO EVENTO: MITOLOGIA E RELIGIOSIDADE
Os estudos envolvendo mitologia religiosidade constituem alguns dos principais eixos investigativos sobre os povos celtas e germânicos. As reflexões sobre teoria do mito, presentes de maneira muito contundente na academia ocidental desde o Oitocentos, sempre privilegiou o material advindo dos povos europeus pré-cristãos, seja com os pioneiros da Psicologia, Antropologia e da História. Mais recentemente, as investigações da cultura material, da lingüística, da literatura e da antropologia cultural alargaram os horizontes temáticos e as problematizações deste tema, confluindo para o campo da história das religiosidades, denotando enfim, uma nova maneira de perceber os significados sócio-culturais das formas de crenças dos celtas e germanos, da Antiguidade ao fim do medievo. Com isso, convidamos os pesquisadores a apresentarem trabalhos nos seguintes eixos temáticos:
• Mitos e visão de mundo: as cosmogonias, os panteões, a percepção escatológica do fim dos tempos, mito e existencialismo.
• Mitologia e sistema: as fontes, os conjuntos sistêmicos, a relação entre mito e literatura celto-germânica.
• Mitologia comparada: os mitos dos povos celtas e germanos e sua relação com outros sistemas míticos: eslavos, bálticos, grego-romanos, judaico-cristão, mesopotâmico, entre outros.
• A religiosidade dos celtas e germanos: as crenças, as festas sazonais, os templos, os sacerdotes, a relação da religião pública com as esferas políticas, econômicas e culturais.
• Magia e religiosidade doméstica: o pensamento mágico, os rituais, as fórmulas.
• Cristianização, conversão e permanências pagãs: a entrada das novas formas de fé e as transformações sociais, os fenômenos de hibridização e permanência do pensamento mágico no medievo.
• Política e religião: os usos do controle do sobrenatural e do sagrado para finalidades políticas, da Antiguidade ao fim do medievo.
• Religiosidade e cultura material: as fontes visuais e iconográficas, os vestígios arquitetônicos, os resquícios de templos e áreas sagradas, as investigações sobre práticas mortuárias e enterramentos.
JUSTIFICATIVA
Os estudos sobre celticidade e germanidade em nosso país ainda são muito escassos, apesar da importância do tema para a compreensão da formação cultural do Ocidente. O Brasil possui uma herança sócio-cultural muito densa, tanto pela presença dos portugueses e seu legado celta, quanto por uma sobrevivência de folclores e mitos na cultura popular, permitindo a sobrevivência de uma longa Idade Média pelo imaginário. A região Nordeste mantém uma ligação muito profunda com o imaginário colonial, atestada tanto pela literatura de cordel quanto pelo folclore popular, mas existe uma grande carência de estudos acadêmicos que possam efetivamente analisar e refletir sobre a sobrevivência deste importante patrimônio imaterial. A realização do IV Simpósio Nacional e III Internacional de Estudos Celtas e Germânicos no estado do Maranhão, desta maneira, vai contribuir decisivamente para o seu alargamento e efetivo estudo.
PÚBLICO ALVO
Estudantes de graduação e pós-graduação das ciências humanas em geral, professores da rede pública e particular de ensino, professores universitários, pesquisadores do Maranhão, da região Nordeste e outras regiões do Brasil.
COMISSÃO ORGANIZADORA
Prof. Dr. Johnni Langer (UFMA) – Coordenação geral
Profa. Ms. Luciana de Campos (UFMA) – Vice-Coordenação/Primeira secretária
Profa. Dra. Adriana Zierer (UEMA) – Segunda secretária
Tesoureiros: Jairo Muniz e Gracielly Ferreira Nogueira
COMISSÃO CIENTÍFICA:
Prof. Dr. Álvaro Bragança Júnior (UFRJ)
Prof. Dr. João Lupi (UFSC)
Profa. Dra. Adriene Baron Tacla (UFF)
Profa. Dra. Arlete Mota (UFRJ)
Prof. Dr. Moizés Romanazi Torres (UFSJ)
Profa. Ms. Daniele Gallindo Gonçalves Silva (Otto-Friedrich-Universität Bamberg)
Prof. Dr. Johnni Langer (UFMA)
Profa. Ms. Luciana de Campos (UFMA)
Profa. Dra. Adriana Zierer (UEMA)
Conferências:
- Os gálatas de São Paulo eram celtas? - Prof. Dr. João Lupi (UFSC)
- Paganismo e cristianismo no período de formação da língua portuguesa - Profa. Dra. Clara Barros (Universidade do Porto)
- O paganismo na obra de Wolfram von Eschenbach – Prof. Dr. John Greenfield (Universidade do Porto, Portugal)
MESAS-REDONDAS:
1. Ritual e Espaço: visões da arqueologia dos celtas antigos
Coordenação: Profa. Dra. Adriene Baron Tacla (UFF)
- Paisagem e Religiosidade dos celtas antigos – Profa. Dra. Adriene Baron Tacla - (UFF)
- Os ritos sacrificiais animais e humanos entre os celtas da Gália – Profa. Dra. Silvana Trombetta (USP)
- Oppida celtibéricos: algumas considerações sobre os assentamentos pré-romanas na Península Ibérica – Profa. Ms. Irmina Doneux Santos (USP)
- A Arqueologia do Culto: Uma reflexão a partir de três sítios na Britânia – Prof. Ms. Jorge Ricardo Cardoso de Carvalho Raposo da Câmara (UFRJ)
2. Saberes e práticas - crenças germânicas sob múltiplos olhares
Coordenação: Profa. Dra. Arlete Mota (UFRJ)
- Saberes romanos: a religiosidade germânica em César e em Tácito - Profa. Dra. Arlete Mota (UFRJ)
- Saberes e práticas produtivas na Espanha Visigótica - Prof. Dr. Mário Jorge Bastos (UFF)
- Saberes e práticas curativas germano-cristãs: dos pagãos à Hildegard von Bingen - Prof. Dr. Álvaro Bragança Júnior (UFRJ).
- A magia nas sagas islandesas: continuidade ou ruptura do paganismo viking? Prof. Dr. Johnni Langer (UFMA)
3. Saber e religiosidades germânicas no medievo
Coordenação: Prof. Dr. Moisés Romanazi Tôrres (UFSJ)
- Preceitos religiosos e o conhecer-se a si mesmo em `The Wanderer` - Prof. Ms. Erick Ramalho (Centro de Estudos Shakespeareanos)
- Breve Ánalise de dois Poemas Líricos Anglo-Saxônicos sob a perspectiva da tradição oral pré-cristã - Prof. Ms. João Bittencourt (UERJ)
- A função do imaginário social na construção de uma santidade: A Vita Sancti Fructuosi - Prof. Dr. Ronaldo Amaral (UFMS)
- O conceito de Universal em John Duns Scot - Prof. Dr. Moisés Romanazi Tôrres (UFSJ)
4. Literatura e mitologia de origem celta
Coordenação: Profa. Dra. Adriana Zierer (UEMA)
- Património imaterial e desenvolvimento local: o caso da mitologia e religiosidade celta no Entre Douro e Minho - Prof. Dr. João Pedro Gonçalves (Universidade de Roma "Tor Vergarta)
- As Mulheres, a Linhagem e a Magia no Mabinogion: um Pólo de Alianças - Profa. Dra. Mônica Amin (UFRJ).
- A Visão do Diabo na Demanda do Santo Graal – Profa. Dra. Adriana Zierer (UEMA).
- Márcia Manir
5. A cultura celta e a formação da Europa Ocidental
- Paganismo e cristianismo no período de formação da língua portuguesa - Profa. Dra. Clara Barros (Universidade do Porto, Portugal)
- Orbis Terrarum: o lugar dos celtas na reinvenção romana do mundo - Prof. Ms. Manuel Rolph Viveiros de Cabeceiras (UFF)
MINI-CURSOS:
- Patrimônio imaterial/celticidade - Maria Antonieta Mendes do Couto Costa (CITCEM: Centro de Investigação Transdisciplinar - Cultura, Espaço e Memória/Universidade do Porto).
- As Armas Mitológicas no Universo das Literaturas Céltica e Germânica – Prof. Dr. Álvaro Bragança Júnior (UFRJ) e prof. Mariano Lisboa.
- O Mabinogion e a Literatura Galesa Medieval – Profa. Dra. Mônica Amin (UFRJ)
- A imagem feminina na Demanda do Santo Graal – Profa. Dra. Adriana Zierer (UEMA)
- Hagiografia e imaginário na Espanha Visigótica – Prof. Dr. Ronaldo Amaral (UFMS)
- Paganismo e cristianismo no poema Beowulf – Prof. Ms. João Bittencourt (UERJ).
- Filosofia Política de Cunho Germânico da Segunda Idade Média: Aspectos e Perspectivas Centrais – Prof. Dr. Moisés Romanazzi Tôrres (UFJS)
- O Destino (wyrd) na literatura em inglês antigo e seus correspondentes germânicos e indo-europeus – Prof. Ms. Erick Ramalho (Centro de Estudos Shakesperianos)
- De chefe germânico a Rex Justus cristão: as transformações da realeza germânica entre os séculos X e XII - Prof. Ms. Vinicius Cesar Dreger de Araujo (USP)
RESUMOS DOS MINI-CURSOS:
1. As Armas Mitológicas no Universo das Literaturas Céltica e Germânica
Prof. Dr. Álvaro Alfredo Bragança Júnior (UFRJ) alvabrag@uol.com.br
Prof. Mariano Lisboa medievalzierer@terra.com.br
Resumo: O imaginário ocidental acerca do mundo celta e germânico tem na Literatura uma rica fonte de informações. Sejam passíveis de comprovação histórica ou criações ficcionais, o armamento de Boudica, do Rei Arthur, de Siegfried ou de Hagen von Tronje fascina os interessados. O presente mini-curso pretende, a partir de uma exposição contrastiva entre os discursos historiográfico e literário, discutir e apresentar, sempre quando possível, as armas daqueles “varões assinalados”, desde Miollnir, o martelo de Thor, a espada mágica de Freyr, a espada enterrada de Sigmund, a espada Notung e o elmo de Tarn de Siegfried, a lança Gungnir de Odin, a espada Hrunting de Beowulf, a lança e a funda de Lugh, a famosa Excalibur de Arthur, a Espada da Estranha Cinta de Galahad, numa excursão teórico-prática sobre essa parte do universo bélico dos antigos celtas e germanos.
2. O Destino (wyrd) na literatura em inglês antigo e seus correspondentes germânicos e indo-europeus
Erick Ramalho (Centro de Estudos Shakespeareanos – CESh)
ramalhoerick@yahoo.co.uk
Resumo: Estudar o destino ou fado conforme concebido na literatura anglo-saxã por meio da noção de wyrd, oriunda da divindade Wyrd e associado à raiz verð-, que deu origem aos verbos germânicos antigos cujo sentido é tornar-se, vir a ser. Exemplos do emprego desse termo e instâncias de sua realização (na trama heróica, por exemplo) serão analisados em seu uso literário (em poemas como Beowulf, The Wanderer e também na prosa à época de Alfredo, o Grande), bem como em seu contexto cultural e religioso. Serão ainda comparados com manifestações similares na literatura germânica continental (a divindade nórdica Urðr advém da mesma raiz etimológica e apresenta usos literários similares) e a seus análogos indo-europeus, que ecoam nas Moiras helênicas e nas parcas latinas.
3. Paganismo e cristianismo no poema Beowulf
Prof. Ms. João Bittencourt de Oliveira (UERJ)
João.bittencourt@bol.com.br
Resumo: O poema épico Beowulf é considerado a mais antiga epopéia sobrevivente em qualquer língua moderna européia. É também o mais extenso fragmento da literatura de imaginação em inglês antigo ou anglo-saxão e foi composto durante o século VII ou VIII por um talentoso poeta anônimo anglo, provavelmente um monge ou clérigo, que conseguiu mesclar fatos da história escandinava e da mitologia pagã com elementos cristãos. O Poema se refere a acontecimentos semi-históricos de um passado distante que pode ser datado do ano 520 aproximadamente, já que muitas pessoas citadas nos são conhecidas de outras fontes; fala dos reis e heróis escandinavos e de suas contendas. A ação envolve não somente os Anglo-Saxões, mas também algumas tribos do norte, principalmente os Suiões, os Getas, os Frísios e os Danes. O poema, entretanto, é genuinamente inglês em espírito: ele nos mostra cenas da vida real, não da Escandinávia do século VI, mas da Inglaterra do século VII ou VIII. Através da história, a figura nobre e impressionante de Beowulf representa de maneira clara o ideal heróico anglo-saxônico de bravura, generosidade e coragem; nele, o fatalismo pagão ou o destino está engenhosamente harmonizado com as qualidades cristãs. O presente trabalho é uma tentativa de examinar a combinação entre os conceitos pagãos e o Cristianismo demonstrados em Beowulf.
4. Hagiografia e imaginário na Espanha Visigótica
Prof. Dr. Ronaldo Amaral (UFMS)
ronalduamaral@hotmail.com
Resumo: Gênero e especificidade da hagiografia dos primeiros séculos cristãos. O contexto sócio-mental das hagiografias cristãs primitivas. Fontes e modelos protótipos para a santidade hagiografia primeva. Os pilares: Virtudes e vícios. Vida angélica e manifestações demoníacas. Símbolos, imagens, e arquétipos na constituição dos imaginários hagiográficos.
5. O Mabinogion e a Literatura Galesa Medieval
Profa. Dra. Mônica Amim (UFRJ)
mamim@terra.com.br
Resumo: Este curso pretende oferecer um breve panorama da literatura galesa medieval (com ênfase no desenvolvimento da narrativa) articulado a um resumo dos principais aspectos do contexto sócio-político e cultural da Europa e do País de Gales entre os séculos XI e XIV. O foco principal de nossas discussões será o papel destacado do conjunto das onze narrativas galesas denominadas Mabinogion. Sendo assim, analisaremos as narrativas desta importante produção literária abordando quatro eixos temáticos que julgamos fundamentais e relevantes para a compreensão do imaginário galês medieval: a importância do ato de narrar, as relações entre os poderes mágicos e o poder temporal, o papel da mulher e as linhagens, e as utopias medievais recriadas no texto. Nesse sentido, nossas reflexões e discussões serão apresentadas através do seguinte percurso:
1) A Literatura Galesa Medieval
2) O Mabinogion e a Narrativa Galesa Medieval
3) O Mabionogion e o Imaginário Galês Medieval:
- A busca das origens: narrar é preciso
- Magia e maravilha na consolidação do poder
- A mulher e a linhagem
- A (re)construção do utópico
REALIZAÇÃO:
Departamento de História - UFMA
Grupo Brathair
APOIO:
Departamento de História – UEMA
ANPUH-MARANHÃO
ABHR (Associação Brasileira de História das Religiões)
ABREM (Associação Brasileira de Estudos Medievais)
SBEC (Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos)
FAPEMA (a confirmar)
Aliança Francesa – Maranhão (a confirmar)
INSCRIÇÕES DE TRABALHOS:
Início: 01 de maio de 2010
Encerramento: 15 de agosto de 2010
As inscrições de trabalho devem ser enviadas para o e-mail celtasgermanos2010@yahoo.com.br, com:
1. Texto do trabalho em anexo e no corpus do e-mail
2. Ficha de inscrição preenchida
3. Comprovante de depósito (Conta para depósito: Em nome de Luciana de Campos, Banco do Brasil, agência 4445-8, conta poupança: 11490-1, variação 1, somente depósitos identificados no caixa, não será aceito depósito por envelope.
FICHA DE INSCRIÇÃO (SEÇÃO ARQUIVOS DO SITE NEVE):
http://groups.google.com.br/group/scandia
PRAZO FINAL PARA RECEBIMENTO DE RESUMOS: 15 DE AGOSTO
a) Comunicações livres:
As propostas de comunicações livres serão avaliadas pela Comissão Científica, sendo, pois, selecionadas conforme rigor científico e pertinência à temática do evento e/ou contribuição para as áreas de estudos célticos e germânicos. Os trabalhos podem ser de autoria de alunos de graduação e pós-graduação, professores e pesquisadores de História Antiga e Medieval ou de áreas afins. O tempo da apresentação oral de cada comunicação será de 20 minutos e cada inscrito deverá apresentar um resumo de 200-300 palavras, em fonte “Times New Roman” 12, espaço simples, parágrafo justificado e três palavras-chave.
b) Posters (painel):
As propostas de posters serão avaliadas pela Comissão Científica, sendo, pois, selecionadas conforme rigor científico e pertinência à temática do evento e/ou contribuição para as áreas de estudos célticos e germânicos. Os trabalhos podem ser de autoria de alunos de graduação e pós-graduação, professores e pesquisadores de História Antiga e Medieval ou de áreas afins. Os interessados em fazer tal forma de exposição deverão submeter o arquivo com a imagem do pôster digitalizada, em arquivo compatível.
Os interessados que apresentarem comunicação + posters pagarão somente o valor da inscrição de comunicação.
Os posters estarão expostos durante todo o evento, sendo que em dia a ser estabelecido haverá uma hora de exposição em que os autores estarão à disposição do público e dos colegas para explicá-los detalhadamente e tirar quaisquer dúvidas.
PRAZO FINAL PARA RECEBIMENTO DE TRABALHOS COMPLETOS: 30 DE AGOSTO
FORMATAÇÃO: Tamanho - 10 a 15 páginas; espaço 1/5; fonte Times New Roman 12; referências inseridas no texto (sobrenome, data, paginação); referências bibliográficas completas ao final do texto, em ordem alfabética.
OBSERVAÇÃO: As propostas de trabalho (comunicações e/ou posters) que forem recusadas pela comissão científica, serão automaticamente inscritas na categoria de ouvinte. Em nenhuma hipótese será devolvida a taxa de inscrição para qualquer categoria.
Inscrições de ouvintes:
Início: 01 de junho de 20010 (por e-mail ou no local do evento)
Encerramento: primeiro dia do evento (no local do evento)
TAXAS*:
Comunicação Posters Ouvinte Mini-curso
Aluno de graduação R$ 20,00 R$ 10,00 R$ 10,00 R$ 10,00
Pós-graduando R$ 30,00 R$ 10,00 R$ 20,00 R$ 10,00
Professor da rede pública R$ 30,00 R$ 15,00 R$ 20,00 R$ 10,00
Docente ensino superior R$ 30,00 R$ 15,00 R$ 30,00 R$ 10,00
Outros interessados R$ 30,00 R$ 15,00 R$ 30,00 R$ 10,00
* Esses valores vigorarão até do dia 31/07/2010; a partir do dia 01/08/2010 haverá um acréscimo de R$ 10,00 em todas as categorias.
OBSERVAÇÃO: Estudantes e professores da rede pública de ensino deverão apresentar comprovante de sua condição para obter o desconto na inscrição.
CONTA PARA DEPÓSITO:
Conta para depósito: Em nome de Luciana de Campos, Banco do Brasil, agência 4445-8, conta poupança: 11490-1, variação 1, somente depósitos identificados no caixa, não será aceito depósito por envelope.
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