Edição 3886
Terça-Feira, 10 de Novembro de 2009.2. Novo Portal de Periódicos da Capes poderá ser acessado por todas as universidades federais
Acesso à informação científica disponível no portal fica mais fácil
A partir desta quarta-feira, 11 de novembro, o novo Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) estará disponível a todas as universidades federais do país. O lançamento acontece em Brasília, durante a solenidade de comemoração do 9º aniversário do portal. O evento está marcado para as 11h, no edifício-sede da Capes.
O novo sistema vai facilitar o acesso à informação científica disponível no Portal de Periódicos. Uma novidade é a possibilidade de realizar buscas integradas no acervo assinado pela Capes, por meio de uma pesquisa por autor, assunto ou palavra-chave. Esse recurso foi desenvolvido pela equipe do portal com a aquisição das ferramentas Metalib e SFX, da empresa israelense Ex Libris.
O portal também vai oferecer aos usuários um layout mais amigável e o acesso personalizado ao conteúdo do site, de acordo com a área de interesse do pesquisador.
As funcionalidades fazem parte do Projeto de Atualização Funcional e tecnológica do Portal de Periódicos, uma parceria entre a Capes e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Durante essa etapa de implantação do Projeto, as instituições terão acesso às páginas do antigo e do novo Portal de Periódicos.
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16. A reforma na formação de professores para o ensino básico, artigo de Wanderley de Souza
"Melhorar a formação dos novos professores, criar programas que permitam atualizar e mesmo estabelecer um processo de formação adequada dos professores atualmente em exercício é fundamental"
Wanderley de Souza é professor titular da UFRJ e diretor de Programas do Inmetro. Artigo publicado no "Monitor Mercantil":
O quadro lamentável do ensino básico no Brasil, sobretudo no que se refere à sua qualidade, é conhecido por todos. De um modo geral, utilizam-se alguns critérios para medir a eficiência no processo de formação dos alunos para se avaliar o ensino como um todo.
Dessa forma, os dados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) mostram que ocupamos a 48ª posição em leitura e a 52ª em Ciências, entre os 56 países avaliados. Cabe ainda ressaltar ainda não dispomos de mecanismos regulares que permitam a avaliação consistente da qualidade dos professores em exercício.
Apesar das reações corporativas contrárias é fundamental que se tenha a coragem de avaliar o docente tanto com o objetivo de corrigir deficiências como de estimular o professor competente, inclusive com melhoria salarial diferenciada. A tão defendida isonomia salarial é incompatível com o estímulo e o reconhecimento à dedicação e à competência.
Por outro lado, há consenso quanto ao fato de que um bom ensino também depende da qualidade da infra-estrutura existente na Escola, bem como da formação e da motivação dos professores.
Quanto à infra-estrutura da escola, a simples visita a um conjunto delas deixa claro que todo esforço de melhoria da infra-estrutura se resume essencialmente a aspectos físicos. As instalações elétricas e hidráulicas tem sido recuperadas gradualmente e equipamentos de ar condicionado têm sido instalados nas salas de aula. Apesar da importância deste tipo de melhoria, todos sabem que isto tem pouca influência na qualidade do ensino.
Lembro-me dos tempos de estudante do então curso científico no Colégio Central da Bahia, em Salvador, no final da década de sessenta. Lá não havia nenhum conforto nas salas de aula. No entanto, contava com professores motivados e bem preparados e aulas práticas de Física, Química e Biologia em laboratórios razoavelmente bem equipados para a época.
No processo de melhoria das escolas não vemos uma preocupação em retornar ao ensino prático de disciplinas básicas na formação do estudante. Pelo contrário, a deficiente formação dos atuais professores egressos das universidades faz com que a maioria deles se assuste quando entram em um laboratório de aulas práticas. Simplesmente, eles não sabem utilizar os equipamentos básicos instalados.
Logo, melhorar a formação dos novos professores, criar programas que permitam atualizar e mesmo estabelecer um processo de formação adequada dos professores atualmente em exercício é fundamental.
Pelo exposto acima, merece todo o apoio a recente iniciativa da Câmara de Deputados no sentido de exigir uma formação de nível superior para todos os professores do ensino básico. Esta era a idéia defendida por vários educadores e incorporadas à Lei de Diretrizes e Bases para Educação, que teve a coordenação de Darcy Ribeiro, ao propor a criação dos Institutos Superiores de Educação.
Estes institutos receberam forte estímulo inicial e foram posteriormente desestimulados, o que a meu ver foi um equívoco. Esperamos que a nova proposta seja aprovada em todas as instâncias e colocadas em prática. Deve no entanto atentar para a necessidade de melhorar a formação dos professores no que se refere ao ensino prático de Ciências.
Alguns fatos recentes reforçam nossa esperança em que o ensino possa melhorar. Primeiro, os sinais de que o congresso deverá aprovar a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 277/2008 que determina o fim gradativo da Desvinculação das Receitas da União (DRU) sobre os recursos destinados à educação. Tal medida implica em um aumento no orçamento do MEC para 2009 e 2010 da ordem de R$ 4 e de 7,5 bilhões, respectivamente, o que é superior ao que o MEC investe atualmente em programas inovadores e importantes, como a expansão da educação profissional, do ensino superior e programas de pós-graduação.
Segundo, a decisão de engajar a Capes, instituição cuja excelência de sua atuação no que se refere ao aperfeiçoamento de pessoal de nível superior é reconhecida e festejada por todos, à frente de um amplo processo de melhoria na formação de professores para a educação básica.
Uma iniciativa inicial importante já anunciada pela Capes é a concessão de bolsas para estimular a participação dos melhores docentes-pesquisadores das universidades e instituições de pesquisa a se engajarem no processo de melhoria do ensino básico.
É fundamental ainda que surjam bolsas para permitir aos professores do ensino básico, que em geral recebem baixa remuneração, a participarem com entusiasmo de programas de atualização, aperfeiçoamento, especialização e mesmo o mestrado profissional. Estas bolsas poderiam permitir, ainda, a dedicação integral do professor à sua carreira.
Esperamos que surja de forma sistemática tanto o apoio a iniciativas experimentais coordenadas por instituições de excelência que manifestem o desejo de participar de programas de melhoria do ensino, bem como que permitam a organização de laboratórios de ensino prático de Ciências.
Por último, enfatizo que os dados internacionais disponíveis indicam para a necessidade de que a criança possa, desde a fase de creche, entrar em contato com professores motivados, competentes e atualizados. Logo, é fundamental que toda a cadeia da educação, da creche à pós-graduação, receba toda a atenção necessária.
(Monitor Mercantil, 9/11)
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25. Lousa digital com display de baixo custo é novidade em evento internacional
São Paulo sedia, de 16 a 19 de novembro, o maior fórum de discussões sobre displays na Ibero-América e recebe os principais pesquisadores do mundo
Consagrado como o mais importante fórum para a discussão de tecnologia de displays no Brasil e na Ibero-América, o Latin Display 2009 acontecerá de 16 a 19 de novembro e trará as principais inovações mundiais em pesquisas e desenvolvimento industrial em displays.
O evento será realizado pela primeira vez em São Paulo (SP), o que é apontado por especialistas como resultado da consolidação do estado como liderança em displays no Hemisfério Sul. Pesquisadores, representantes de empresas tecnológicas e de programas de governos do Brasil, Argentina, Chile, Peru, Cuba, Estados Unidos, Portugal, Espanha, Reino Unido, Holanda, França, Alemanha, India, Corea e China estão entre os participantes.
Além da apresentação das novidades tecnológicas, como a lousa digital de baixo custo desenvolvida no Brasil, o evento tratará de aspectos econômicos do setor. Atualmente o mercado de displays movimenta US$ 120 bilhões em todo o mundo, com crescimento anual de 20% aproximadamente. A previsão é de que, até 2012, o Brasil seja o terceiro maior consumidor de displays do mundo, atrás apenas da China e dos Estados Unidos.
O LatinDisplay 2009 apresentará iniciativas para fomentar a pesquisa e produção de displays no Brasil. Entre os destaques estão novos displays criados para a área médica, como os utilizados em diagnósticos por imagens, e o sistema de captura de movimento, que permite registrar os movimentos do corpo humano com precisão milimétrica. Há ainda novidades na área de educação com a apresentação de uma nova versão da carteira digital e a lousa digital de baixo custo, inteiramente desenvolvida no Brasil a partir de uma patente do Governo Federal.
A programação completa do LatinDisplay, organizado pela Associação Brasileira de Informática (Abinfo), com apoio de várias instituições públicas e privadas, em especial do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, de Campinas, está disponível no site www.abinfo.com.br/ld2009
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Fonte: http://www.jornaldaciencia.org.br/index2.jsp?id=1973
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