Se ligue nos eventos, professor!

Curso Virtual: Educação Escolar Indígena: subsídios para a gestão etnoterritorializada

A Coordenação Geral de Educação Escolar Indígena (CGEEI)/Secad- MEC e o Projeto Trilhas de Conhecimentos: o ensino superior de indígenas no Brasil/LACED- Museu Nacional/Universida de Federal do Rio de Janeiro, com suporte financeiro da Fundação Ford, da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), têm a satisfação de informar o início de uma nova parceria com o FGV Online – o programa de Ensino a Distância da Fundação Getulio Vargas, para o oferecimento de cursos de extensão gratuitos.

O curso Educação Escolar Indígena: subsídios para a gestão etnoterritorializad a, mostra o quanto é importante para Gestor Público os projetos societários que afirmam a autonomia dos povos indígenas na condução de seus destinos e na definição de seus modelos de desenvolvimento.

Visando atingir este objetivo, será abordado, dentre outros temas, o processo histórico vivido pelos povos indígenas nos últimos anos, suas estratégias de resistência e lutas adotadas; a noção de cidadania indígena, importância e contradições que dizem respeito à vida individual e coletiva dos índios; os direitos indígenas seguido de uma análise das questões relativas à educação, saúde, direitos penais e territoriais.
Esta é uma oportunidade única de formação e informação sobre a temática indígena, reconhecendo- os como parte essencial do processo de formação territorial e política, sendo uma presença viva e atual no entendimento da configuração da sociedade e do Estado em nosso país.

O curso conta com 90 horas/aula, distribuídas em três disciplinas especialmente desenvolvidas por professores com experiência acadêmica comprovada no mercado. Aulas online, rico material didático disponibilizado em pdf, além de trocas constantes de experiências nas reuniões online em sala de aula são elementos indispensáveis para a total absorção dos conceitos apresentados.
Objetivos do Curso

  • Apresentar informações básicas sobre a presença e a participação dos povos indígenas no processo de formação do Brasil, conduzindo a uma reflexão sobre os indígenas e a história do Brasil, suscitando debates e estimulando a revisão do que está, inadequadamente, descrito ou deformado por visões preconceituosas.
A Quem se Destina
  • Pró-reitores universitários e superintendentes, assim como funcionários da administração universitária, dentro dos comitês de graduação, funcionários de setores de educação indígena de secretarias estaduais e municipais de educação.

Disciplinas
As três disciplinas, Situação Atual dos Povos Indígenas no Brasil e Seu Contexto, Direitos Indígenas e Políticas Indigenistas e Educação Indígena versarão sobre:
1) A história e situação atual dos povos indígenas no Brasil, como instrumento para desconstruir os preconceitos sempre presentes e as visões apriorísticas acerca da vida indígena, estimulando a reflexão sobre os contextos locais e regionais em que se acham envolvidos os técnicos e gestores;
2) As lutas do movimento indígena, os direitos indígenas alcançados nestes processos, localizando as reivindicações e direitos à educação;
3) Educação escolar indígena, tratando desde a legislação existente, passando por aspectos da gestão do sistema de educação no tocante às escolas indígenas, até a implantação e implementação de ações afirmativas em universidades, seus desafios e possíveis conquistas.

Para maiores informações e inscrições:
http://www5. fgv.br/fgvonline /mn/index. asp?idc=00

0 comentários:

Postar um comentário

Eventos

Eventos Acadêmicos - Por Feeds

O piso é lei!

O piso é lei!

Seguidores