A transição para o século XXI vem marcada por profundas mudanças nas relações sociais, políticas e econômicas. Inserido nesse processo, o tripé trabalho, tecnologia e educação é apontado, pelas mais diferentes correntes do pensamento, como instrumento de competitividade dos países em geral e componente essencial para os países emergentes alcançarem o desenvolvimento sustentável, propiciando a formação de aspectos sócio-econômicos vitais para o embate contra as mazelas sociais que marcam essas sociedades.
Neste contexto, o trabalho de profissionais da educação não pode ser desvinculado da realidade social e, por conseguinte, da relação ensino e pesquisa. A questão da formação do pessoal docente e de setores afins está posta no centro das políticas educativas e de ciência e tecnologia, quer em âmbito nacional - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Plano Nacional de Educação (PNE), Programas do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT) -, quer em nível supranacional - orientações de organismos como a UNESCO, OCDE, FMI e Banco Mundial.
É com o olhar voltado para essas questões que se delineia o presente Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Trabalho, Tecnologia e Educação. Estruturado em 9 módulos, com duração total de 360 horas, o curso pretende contribuir na formação e no aperfeiçoamento de profissionais mais qualificados para atuar no campo da pesquisa, do magistério ou de ações correlatas em instâncias de relevância sócia como sindicatos e organismos da sociedade civil, no tratamento dessa relevante temática para o crescimento econômico e social do nosso país, que é o eixo trabalho, tecnologia e educação.
Documentos
0 comentários:
Postar um comentário